Golpe Duplo
    Legal
    Golpe Duplo

Parceiros no crime

por Lucas Salgado

Ainda não sabemos se Golpe Duplo será um grande sucesso de bilheteria capaz de apagar os últimos fracassos de Will Smith (Depois da Terra e Um Conto do Destino), mas pelo menos em termos de qualidade temos uma evolução clara. O longa pode não ser extraordinário, mas cumpre bem sua função de entreter o espectador.

Will interpreta Nicky, uma espécie de trapaceiro profissional. Ele vive de aplicar pequenos golpes e possui uma verdadeira quadrilha que lhe ajuda na atividade. Determinado dia, ele conhece uma outra golpista, menos treinada e que vê nele a possibilidade de aprender mais sobre a "profissão". Vivida por Margot Robbie, Jess usa toda sua beleza nos golpes e aos poucos vai conquistando o coração de Nicky.

Após uma decepção, eles acabam seguindo caminhos opostos. Mas acabam se reencontrando quando Nicky é contratado pelo atual namorado de Jess para aplicar um golpe. O tal namorado é vivido por Rodrigo Santoro. O ator brasileiro está bem em cena, mas possui uma participação menos. O grande destaque vai mesmo para a dupla principal: Will e Margot. Os dois possuem uma excelente química em cena, seja nos momentos em que flertam, seja nos que brigam.

Dirigido pela dupla Glenn Ficarra e John Requa, do divertido Amor a Toda Prova, o longa tem como principal mérito o fato de não se prender a um só gênero. Tem humor, romance, ação e suspense. A trama é envolvente e os atores parecem muito confortáveis em seus respectivos papéis.

Embora não seja longo demais (são 105 minutos de duração), Focus (no original) tem problemas de desenvolvimento e ritmo. A história começa de forma frenética e tem sua primeira parte concluída de forma eficiente e envolvente. A partir da metade, é como se nascesse um novo filme e tudo começasse do zero.

Ainda assim, o público que tudo para se divertir com a produção. Quem gosta de personagens complexos vai curtir todo um leque de personagens moralmente corrompidos. Não existem inocentes. São todos, de certa forma, vilões.

Com cenas rodadas em Buenos Aires, New Orleans, Nova York e Las Vegas, o filme conta com uma boa trilha sonora e com bons trabalhos de fotografia e direção de arte. Como dito acima, a montagem foi comprometida pelo roteiro. Mesmo com problemas, trata-se de uma boa pedida. Um filme que daqui a alguns anos pode se tornar figurinha carimbada na Sessão da Tarde.

• Jackson A L
      Serve como um bom passatempo. Um filme leve, com alguns problemas de roteiro, uma boa dupla de atores e algumas locações gravadas em Buenos Aires (muito legal, para quem já esteve lá)!