O Tempo e o Vento
    Você assistiu O Tempo e o Vento ?

Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 23 de março de 2017
    Li hoje sobre o filme brasileiro que vai concorrer a melhor filme estrangeiro no Oscar e pra minha decepção
    não é "O Tempo e o Vento". Esse filme não tem potencial apenas para concorrer a filme estrangeiro, mas até para concorrer a Melhor Filme. É uma história contada de forma sensacional, claro que por ser adaptação de uma obra complexa, teve partes aceleradas, o que era esperado, mas mesmo assim o autor conseguiu trabalhar bem esse quesito. Desde "E o Vento Levou..." que eu não via uma mistura tão boa de temas épicos e de romance. E como já fiz a comparação com esse filme, então devo comparar o protagonista de Lacerda com o de Clark Gable, um anti-héroi que parecer ser egoísta, mas que se mostra o protagonista ideal. Lacerda teve uma atuação magnífica, mas a melhor coisa do filme é Fernanda Montenegro, a essa já pode ser conferido o status de melhor atriz brasileira que já existiu. O problema de filmes baseados em livros é que as pessoas esperam que o filme seja abrangente como o livro, o que me parece impossível. Não li o livro, e não posso dizer o quanto o filme foi fiel ao livro, mas posso dizer que como filme é uma história sensacional. Com lindos cenários e um ótimo elenco, "O Tempo e o Vento" se torna um filme obrigatório para quem gosta de bons filmes.
    Fábio Q.
    Fábio Q.

Enviada em 22 de setembro de 2013
    Assisti ontem (21/9), já que o filme estreou uma semana antes no Rio Grande do Sul. Achei meio arrastado. A história é muito boa, como todos sabem (afinal é Érico Veríssimo), mas acho que a forma como foi contada é entediante, especialmente pra quem assistiu à minissérie. É bem a caro do diretor Jayme Monjardim. No geral, o filme é de boa qualidade, linda fotografia e figurino muito bem feito, fidedigno ao verdadeiro traje gaúcho da época.
    Thalita Uba
    Thalita Uba

Enviada em 19 de setembro de 2013
    Sempre que uma obra literária é adaptada para cinema, a expectativa criada em torno da produção é enorme. É só pensar em quantas vezes você ouviu que “o livro é melhor que o filme” pra perceber a dimensão do “problema”. Com as artes nacionais, certamente não seria diferente – ainda mais com uma obra tão clássica como a trilogia de Erico Veríssimo. O fato de o primeiro livro da coleção, "O continente", já ter sido adaptado para televisão, então, causa um transtorno ainda maior – afinal, o filme tem que ser melhor que o livro E que a minissérie. Tamanho desafio, portanto, não tinha lá muitas chances de dar certo. Com tanta expectativa e um preconceito já enraizado no público, quem Jayme Monjardim pensa que é pra fazer um troço tão fantástico que fosse calar a boca de todo mundo, não é mesmo?

Pois bem, não dá pra negar que o cara tentou. Chamou um elenco de peso (com direito a Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Cléo Pires, Paulo Goulart e Marjorie Estiano); apostou na fotografia carregada de contraste e cor, com diversos planos contra a luz; caprichou da direção de arte (como, é claro, já estava acostumado a fazer nas novelas da Globo); e se esforçou, de verdade, pra que seus atores realmente incorporassem os personagens e os tornassem presenças marcantes na telona. Funcionou, até certo ponto.

Fernanda Montenegro, como sempre, dá um show de emoção e sensibilidade (embora não tenha conseguido mascarar totalmente o sotaque carioca). Thiago Lacerda, apesar de ter abusado um pouco dos trejeitos caricatos, conseguiu criar um Capitão Rodrigo digno da personalidade forte e do carisma do personagem do livro, fornecendo ao público aquele alívio cômico em uma história tão pesada e sofrida. A tentativa dos roteiristas Letícia Wierzchowski e Tabajara Ruas de conduzir o filme com a narração de Bibiana já em idade senil certamente vale uns aplausos – porque, né, não estava fácil pensar em algo que fosse diferenciar o filme da minissérie e não torná-lo uma cópia mais curta dela. E o visual da produção é realmente fantástico – cores mil, que deslumbram os olhos e dão uma baita vontade de largar tudo e correr pros pampas, e locações e figurino impecáveis, como já estamos acostumados a ver nas superproduções Globais. São vários, portanto, os pontos positivos que fazem dessa adaptação de "O tempo e o vento" uma obra que vale a ida ao cinema.

Mas, né, uma vez noveleiro, sempre noveleiro. Se você, quando viu que o diretor era Jayme Monjardim, pensou que o filme ia ter cara de novela, acertou em cheio. O cara não consegue, definitivamente, se distanciar dos vícios televisivos e aplica quase todos esses “truques” no filme – cortes rápidos para closes, movimentos de câmera pobres, ênfase nas belas locações com musiquinha cadenciada de fundo e um exagero visível no tratamento das imagens de paisagens (que, claro, são realmente lindas, mas jamais teriam um entardecer tão azul ou um amanhecer tão alaranjado). Essa confusão de linguagens (cinema x TV) empobrece a produção e torna o filme uma pequena novela de duas horas e meia. Nhé.

O roteiro em formato de narração também não favoreceu a trama. Apesar de a iniciativa ter sido realmente arrojada e, por isso, louvável, ficou um pouco cansativa e fez com que o filme perdesse muito em diálogos e contracenas que tornariam a produção bem mais interessante e inteligente – mesmo porque palavras interessantes e inteligentes certamente não faltam no livro usado como base para a produção do roteiro.
    Por fim, a trilha sonora – já não muito inspirada e totalmente óbvia durante todo o filme – comete um pecado mortal exatamente no final, durante os créditos: uma música em inglês em um filme cuja história é totalmente brasileira. Gente, nada a ver. Completamente equivocado e sem sentido.

O fato é que se você espera ver um filme diferente do que você já viu antes na TV, esqueça. Vai ficar chupando dedo. Mas se você já está conformado com o fato de que a produção vai mesmo ter aquela cara de novela das nove – afinal, foi dirigida por um diretor expert no gênero – vá em frente, certamente é um prato cheio para os olhos e funciona muito bem como mini-minissérie, pra quem curte o estilo.
    Mr. Hendrickson
    Mr. Hendrickson

Enviada em 1 de outubro de 2013
    Um épico impecável, orgulho para o cinema nacional!

...

Ainda me encontro estupefato ao lembrar de "O Tempo e o Vento" que assisti na pré-estreia . Entre fotos e entrevistas com o diretor e alguns atores, cheguei a sala do cinema meio eufórico, ao me sentar a poltrona fui impactado com imagens lindas de uma fotografia impecável combinado com excelente som, completado com os dialogos perfeitos dos atores. Esta combinação toda me fez gritar, em pensamento, adjetivos nada apropriados, para descrever o que estava sentindo. Ahh meus amigos, uma experiência inacreditável, a cada cena meu olhos não acreditavam no que via na fotografia do filme, nos diálogos a admiração era espantosamente deliciosa, quando entrava a trilha sonora o golpe era fatal, as lágrimas corriam por meus olhos. Esta emoção toda era inexplicável, apesar da historia ser linda não foi ela a responsável por me impactar e sim toda a competência do diretor Jayme Monjardim em conseguir extrair de mim um sentimento tão difícil que poucos filmes conseguiram, arrisco dizer que neste conjunto, fotografia/som, foi o mais perfeito que já vi.

"O Tempo e o Vento" é repleto de imagens lindas com tomadas fechadas ambientalizado no sul do Brasil, adaptado do romance de Érico Veríssimo tem no cinema praticamente os mesmos diálogos da mini-serie que a globo exibiu da década de 80 e eles ainda permanecem atuais, lindos e cômicos. Os personagens sao interpretados magnificamente por todos os atores, inclusive os secundários, completando a magia deste épico.

Para mim um dos melhores filmes de minha vida. Tive a satisfação de conversar com Monjardim após a sessão de pré-estreia em Curitiba, afinal eu não poderia ir embora sem dar honra e agradecimento a quem contribuiu para aqueles momentos incríveis de sensações inexplicáveis. Nesta pequena conversa falei a respeito do que senti e o agradeci por contribuir para nosso cinema, me agradeceu atenciosamente comentando a respeito do receio de competir com as comédias nacionais desta nova leva, neste aspecto minha satisfação foi positiva segundo ele.

Há muito o que se falar sobre este filme, mas para isto temos que sentar em uma roda de chopp com bastante tempo disponível.

"O Tempo e o Vento", O épico nacional, uma obra de arte do cinema digno de Oscar.

...

Só sei que foi assim!