O Tempo e o Vento
    Você assistiu O Tempo e o Vento ?

Edgar
    Edgar

Enviada em 27 de janeiro de 2024
    Precisamos fazer uma análise sobre a nossa cultura. Precisamos rever nossos valores e começar a valorizar o que nós temos. Não temos que ser lunáticos e elogiar tudo sem responsabilidade. É rever a nossa criticidade tóxica: sintoma de ressentismo.
    O cinema brasileiro pode ser criticado de várias formas, ok!!! Mas, precisamos reconhecer os bons filmes que temos. Este filme é muito bonito, Sem dúvida que ele está entre os cem melhores nacionais. Penso que o imdb de 6,7 para esse filme baixo.
    TiiaNath
    TiiaNath

Enviada em 27 de março de 2023
    Um filme muito bonito e bem dirigido, nunca li o livro, e normalmento nem gosto de ver o filme antes do livro, mas revolvi inverter hoje e foi as 2 horas mais bem gastas do meu dia, pretendo ler o livro futuramente.

Enviada em 4 de março de 2016
    Nota 2,5 graças a nossa maior atriz brasileira Fernanda Montenegro que tem uma boa atuação e a bela fotografia e só, pois o roteiro é muito ruim, sem beira e e sem neira, desenvolvimento da história é triste em todos os sentidos, ou seja o filme é fraquinho, fraquinho!
    Neuton Gama
    Neuton Gama

Enviada em 11 de maio de 2015
    O Tempo e o Vento é um bom filme. Gostei do enredo e o elenco foi muito bem escolhido. Adorei conhecer Ana Terra e a família Cambará. Ainda não li o livro nem conheço a fundo a obra de Erico Veríssimo, mas esse filme com certeza fez jus a obra.
    Fernando M.
    Fernando M.

Enviada em 14 de fevereiro de 2015
    "O Tempo e o Vento" é mais televisão que cinema. Mas, e daí?

"O Tempo e o Vento" tem excesso de trilha sonora. Mas, e daí?

"O Tempo e o Vento" foi um dos mais emocionantes filmes brasileiros que eu já vi até hoje. Gostei muito de Bibiana. Fernanda Montenegro está sempre excelente, e eu confesso que sou fã dessa atriz de invejável talento, que vai se tornando cada vez mais incrível com o passar da idade....

Com tons bem convincentes está Thiago Lacerda fazendo o bonachão Capitão Rodrigo Cambará. No mais, o filme excede em certos maneirismos (como colocar lua, pôr-do-sol, amanhecer, várias vezes) e passa rápido demais os fatos e as personagens de quase 150 anos de história, desenvolvendo quase nada algumas personagens secundárias...

Mas a história respira emoção, respira poesia, denuncia entrega dos atores aos personagens. Nas imagens, nas músicas, nos olhares, nos gestos. É difícil segurar a lágrima diante de tanta poesia visual.

"O Tempo e o Vento", do jeito que está, tinha tudo para ser uma excepcional minissérie da Globo. Dá a sensação que o filme poderia ser mais longo, poderia ter mais gás, virar até mesmo uma trilogia, ter se desenvolvido mais. Mas não.

Jayme Monjardim prova que, fazendo cinema, ele continua sendo um grande diretor de telenovelas. E fez muito bem.
    Enviada em 11 de julho de 2014
    O cinema nacional,é mesmo ao mesmo tempo que traz,péssimas comédias sem nenhum tipo de roteiro,consegue trazer boas histórias,que são bem trabalhadas.O Tempo e o Vento,é uma mistura agradável de boas atuações,com uma história bacana.Típica fotografia e figurino de novela das 6,a trama que no começo parece bem parada,consegue despertar interesse do meio para o fim.
    Miguel Neto
    Miguel Neto

Enviada em 4 de maio de 2014
    O filme é fantástico, um dos melhores filmes nacionais que vi em todos os tempos.
    Cenografia excelente, paisagens deslumbrantes (não sei se é digital), atuações curtas, mas memoráveis, estória fantástica.
    Ponto negativo colocaria apenas a trilha sonora, nada a ver inserção de músicas gravadas em cenas que poderiam ser naturais (coral, baile, etc). A música final em inglês, embora seja bonita, não tem nada a ver com o filme.
    Minha opinião vai de encontro com a opinião de muitas outras pessoas, sempre acontece uma perda quando tentamos colocar uma grande obra literária em duas horas de filme. Todo mundo sabe disso antes de ver o filme. A reação dos puristas já era esperada, as críticas são justificadas, porém nós estamos no Brasil e não em Hollywood. O filme começa triste quando a gente tem a ideia de quando dinheiro público entrou no filme, mas é um filme sério, fiel à época, sem cenas desnecessárias de sexo de palavrões bem comum nos nossos filmes.
    O filme seria uma boa ideia para ser o “Senhor dos Anéis” brasileiro, poderia ser dividido em algumas partes conforme as épocas, contribuindo ainda mais para a preservação de nossa cultura (mas não foi). Poderia ter melhorado o sotaque dos personagens (mas não foi). Poderia ter sido tudo muito diferente, mas não foi e nem por isso o filme perde.
    Uma curiosidade, a Fernanda Montenegro criticou uma vez, a entrada de modelos no mercado dos atores (embora ela tenha se retratado mais tarde), entre eles estava o Tiago Lacerda que formou um lindo par com ela nesse filme.
    Ines G.
    Ines G.

Enviada em 5 de janeiro de 2014
    Gostei, principalmente por não ter tantas cenas de guerra e batalhas. Gostei da delicadeza de que o amor de Bibiana e Capitão Rodrigo foi narrada por Fernanda Montenegro. Neste filme o amor é demonstrado delicadamente e sutilmente da forma como é , que depois do para sempre o rosa passa por vários tons ao longo do tempo. Mas que qualquer sentimento de amor seja por uma pessoa , um ideal, uma causa, um proposito é conquistado com ganhos , perdas , desilusões, desvios , coragem, perseverança, força , fé e ajustes ao longo de um gratificante ver a evolução do cinema nacional, a qualidade das imagens, detalhes, a valorização dos nossos autores tanto conhecido pelo publico e os desconhecidos. Não se deve comparar com o seriado de anos atrás e tão pouco com o cinema internacional; apesar das cenas terem até mais qualidade que muitos estrangeiros lançados. Gostei da Marjore mais do que da Cléo Pires.
    Almir S.
    Almir S.

Enviada em 4 de janeiro de 2014
    RUIM. A primeira parte realmente são boas, até Cleo Pires conseguiu atuar bem, mas daí em diante o filme fica chato pra caramba, com cenas cortadas, corridas, a personagem da marjorie fala só uma duzia de palavras no filme todo, O Thiago Lacerda continua um ator muito chato. Um final muito do sem graça.
    Perdi meu tempo com a esperança de ver um filme brasileiro emocionante.
    Brunoo H.
    Brunoo H.