Críticas AdoroCinema do filme O Reino Gelado
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema O Reino Gelado

3,0

Gerda no país das maravilhas
De Bruno Carmelo

À primeira vista, O Reino Gelado parece uma animação infantil como tantas outras. Estão presentes o drama familiar (dois filhos pequenos são afastados dos pais por uma rainha malvada), um cenário de inverno em 3D que lembra muito A Origem dos Guardiões, um personagem central bastante semelhante à preguiça Sid de A Era do Gelo, e um poderoso espelho que dialoga com a personagem malvada, como em Branca de Neve e os Sete Anões. Tudo indica que vamos embarcar em uma aventura inspirada nos grandes sucessos infantis.


Foto - FILM : 203400Aí entra em cena um roteiro mirabolante, certamente uma das histórias mais absurdas que o cinema de animação já criou. A trama, escrita por nada menos que sete pessoas, parece de fato ter sido criada por cada roteirista separadamente, sem que um conhecesse o trabalho do outro. Em busca dos pais, a pequena Gerda embarca em uma aventura que menos parece uma fábula do que um road movie. Ela faz diversos encontros (um novo personagem aparece a cada dez minutos, em média), mas estas pessoas não influenciam em sua trajetória, e ela segue adiante.


Aos poucos, sua história assemelha-se mais aos cenários coloridos e psicanalíticos de Alice no País das Maravilhas do que às tramas familiares da Dreamworks ou 20th Century Fox. Começam a aparecer nesta produção russa cenas que dificilmente entrariam nos roteiros politicamente corretos americanos, como um flerte incestuoso entre os dois irmãos (que foram afastados na infância e não sabem, no início, que pertencem à mesma família), uma quantidade impressionante de armas de fogo e mesmo um subtexto feminista – este filme é povoado por grandes vilãs e grandes heroínas, mas os homens são meros coadjuvantes.


Foto - FILM : 203400Chega a ser curioso que uma produção russa faça do inverno a grande simbologia do mal, e é ainda mais interessante ver que a única maldade de uma das vilãs é seu grande apetite capitalista – ela vende flores a um preço maior do que valem. Já a rainha malvada não odeia todos os seres humanos, apenas os artistas, algo que lembra o velho ranço da Revolução Cultural Comunista, em que as obras artísticas não oficiais eram banidas na China. Fico imaginando a recepção que estas simbologias terão fora do antigo país soviético - O Reino Gelado estreia neste final de semana tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.


No que diz respeito ao aspecto visual, a produção faz um bom uso do 3D. Ao invés de fazer seus personagens pularem e deslizarem o tempo todo (como em A Origem dos Guardiões), é a câmera que faz amplos movimentos pelos palácios gelados e campos cobertos de neve, ou em torno dos personagens. Apesar dos traços simples nos desenhos de Gerda e seu irmão, a tecnologia empregada mostra uma produção digna de competir com grandes estúdios.


Foto - FILM : 203400Mas o elemento de destaque em O Reino Gelado, para o bem e para o mal, acaba sendo o roteiro. Existem muitas mudanças nas regras durante o jogo: por exemplo, o espectador descobre subitamente que Gerda pode dar cheiro às flores, e o troll que a guia pelo reino malvado passa 13 anos à sua busca, sem que se perceba a passagem do tempo. Para que o espectador possa acompanhar as reviravoltas, os personagens explicam a história uns aos outros com detalhes, de maneira didática e exagerada, até risível.


No entanto, com tantos fios soltos, também some a obrigação de fazer uma obra redonda, com uma moral definida a passar. As crianças menores (público-alvo desta produção) podem aproveitar as moderadas cenas de ação, não tão hiperativas quanto nos filmes americanos, sem receber uma pesada lição de moral e bons costumes. Melhor assim.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?
Topo
  • Leonardo Barcelos

    Parece ruim...

  • Ant?nio Fernando S.

    excelente filme , levei meu filho no inicio achei que fosse mais uma historia sem pé nem cabeça pra diversão da criançada , mas... com o andar da carruagem fui eu quem fiquei bem entretido com o desenrolar de um belo drama ,recheado de ação e aventura , francamente, eu vivi o desenrolar dessa historia , a magia e no final o bem vence o mal , no mundo de hoje se todas as pessoas em revide, perdoassem , talvez pudessemos ter um mundo belo e feliz.

Nossas últimas críticas
Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Capitão América 2 - O Soldado Invernal   4,8

De Anthony Russo, Joe Russo
Com Chris Evans, Scarlett Johansson
Aventura

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho   4,6

De Daniel Ribeiro
Com Guilherme Lobo, Tess Amorim
Comédia dramática

Rio 2   4,6

De Carlos Saldanha
Com Jesse Eisenberg, Anne Hathaway
Animação

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro
1. O Espetacular Homem-Aranha 2 - A Ameaça de Electro

De Marc Webb

Com Andrew Garfield, Emma Stone

Filme - Ação

Trailer

2. Como Treinar o seu Dragão 2
3. Os Vingadores 2
4. Velozes & Furiosos 7
5. Transformers: A Era da Extinção
6. X-Men: Dias de um Futuro Esquecido
7. A Culpa é das Estrelas
8. Os Mercenários 3
9. As Tartarugas Ninja
10. Cinquenta Tons de Cinza

 Mais filmes