O Som ao Redor
    Você assistiu O Som ao Redor ?

Renato P.
    Renato P.

Enviada em 17 de fevereiro de 2013
    depois de um bom tempo "digerindo" as reflexões do filme, aconselho que assistam, o cinema nacional produz sim excelentes filmes ,infelizmente muitos não tem o espaço necessário para sua divulgação e acabam ficando no ostracismo, escondido do "grande público", neste filme não tem atores globais, nem efeitos especiais, não possui cenas dramáticas, nem vampiros de olhos azuis, não foi indicado ao óscar, tampouco aquelas cenas de ação hollywoodianas, o cenário é o nosso dia-dia, os atores são pessoas comuns como a maioria, mas o conteúdo garanto que é dos melhores, fala daquilo que está a nossa volta e passa desapercebido aos nossos olhares.
    KikiCruz
    KikiCruz

Enviada em 2 de fevereiro de 2013
    Até agora eu estou me perguntando: afinal, qual o propósito do filme?
    Esse longa nada mais é que o recorte de várias situações cotidianas que foram colocados umas atrás das outras sem construírem nexo entre si.
    Sinto que perdi mais de 2h da minha vida para nada.
    Janaina Q.
    Janaina Q.

Enviada em 3 de fevereiro de 2013
    Muitas pessoas se perguntam por que o filme tem sido tão elogiado se, afinal, as cenas trazem algo tão cotidiano. É isso: a trama tem foco num dia a dia que, lamentavelmente, ainda passa despercebido e por meio do qual contrastes sociais seculares perpetuam suas raízes com a explosão urbana. Uma cachoeira de sangue onde se banham um anacrônico - e, paradoxalmente, atual - senhor de engenho e seu neto "gente fina". Mas, na trama - como na História -, onde há coronéis, atua o cangaço!
    js2013
    js2013

Enviada em 28 de janeiro de 2013
    Um filme que retrata a vida cotidiana. O defeito fica no frágil e inexplicado trama central dos 2 seguranças. Vale a pena assistir mesmo assim. Um retrato da classe média recifence, onde as sombras do coronelismo ainda estão bem presentes.
    Monster
    Monster

Enviada em 22 de janeiro de 2013
    O começo é bem lento e meio tedioso, mas vai ficando melhor ao decorrer da trama. É um filme super simples que mostra o cotidiano das pessoas, mas samba na cara de muitos filmes cheios de efeitos e com histórias mirabolantes.
    Apesar de não ser muito fã de filmes do gênero e de estar acostumada com os filmes de Hollywood com enredos mais apressados, gostei bastante, e também entendi porque tantas críticas boas. Altamente recomendado.
    Paulo R.
    Paulo R.

Enviada em 21 de janeiro de 2013
    Eu sempre desconfio quando vejo uma crítica muito boa de um filme no jornal. É oito ou oitenta. Ou amo ou odeio. É porque crítico de cinema adora alguns filmes de arte, chatíssimos, que só agradam a meia dúzias de criaturas. Será que é desse tipo de filme que estamos comentando aqui?

O Som ao Redor é um filme de baixo orçamento, rodado em Recife, Pernambuco, com atores pouco conhecidos. O roteiro é muito interessante, e bem desenvolvido pela direção. Os atores têm ótimas atuações, extremamente realistas e naturais. É um projeto inteligente e muito bem executado. Porém, isso não significa dizer que o resultado seja um filme que agrade ao espectador. Se você não tiver muita paciência, levantará da poltrona e irá embora no meio do filme.

Sabe aquele filme em que nada acontece? Você vai assistindo na expectativa de que de repente alguma coisa importante vai acontecer, mas nada acontece! É isso, essa é a proposta e o ritmo do filme, durante 133 minutos de projeção. O filme todo segue um ritmo completamente letárgico, mostrando a vida cotidiana de alguns moradores de uma rua classe média do Recife. Todos os personagens parecem viver um estado de profunda depressão.

Tudo que acontece no filme é apenas uma preparação para o desfecho final. É verdade que você chega lá no final sem nenhuma pista do que vai acontecer. O grande problema é que a essa altura você já não quer que nada aconteça, só que o filme acabe!

É um roteiro inteligente e bem executado. Mas será que só isso justifica um filme de 133 minutos de total monotonia? Letargia total.
    Gilson H.
    Gilson H.

Enviada em 9 de abril de 2013
    Dentre os filmes da retomada, esse especificamente me chama atenção pela sua grandiosidade artística, traz ao telespectador uma leitura consciente e atual da conjectura social da capital pernambucana. Kleber Mendonça Filho impressiona pela sua simplicidade e beleza com que retrata sua ficção que muitas vezes se mistura a uma espécie de crônica da vida real.

Fico muito feliz pelo talento desse conterrâneo que muito acrescentou a lista dos já consagrados filmes do cinema contemporâneo levando Pernambuco ao centro do cinema mundial.
    Eduardo P.
    Eduardo P.

Enviada em 20 de janeiro de 2013
    Com um dos roteiros mais realistas e coerentes da história do cinema, "O Som Ao Redor" é um daqueles raros filmes aparentemente simples, mas com tantas subjetividades que impressiona. Retratando as contradições, realidades da classe média brasileira atual (fazendo claras assimilações com o passado brasileiro) o filme constrói um grande olhar sobre a sociedade; sem julgamentos, apenas observa, aponta as contradições e mostrando toda a realidade. Parece que estamos vendo nossos vizinhos, conhecidos, porém, como entramos dentro das residências, dentro do quarto, recebemos o estranhamento, como se agente estivesse invadindo a privacidade deles. Para quem gosta de filme de arte é um prato cheio, mas para quem estar acostumado com o comida mastigada de Holywood não irá se envolver, afinal, não há efeitos epeciais, melodrama açucarado, suspense alà James Bond, romantismo de novela das oito e nem nada banal. Tudo é real, ou melhor, assustadoramente real. O Brasil inteiro estar lá. Basta você tem mente aberta para perceber. O NY Times não ia elogiar um filme brasileiro, sem atores famosos ou diretor "do clubinho" atoa. Vale destacar os sons que o diretor capta: o telefone tocando, o som do elevador, o latido do cão, a construção do prédio... E ainda brinca com a trilha sonora. Pode ser loucura minha, mas tive a impressão que é uma "zoação" com Holywood, quando o casal estar na antiga casa, uma música de suspense toca, como se algo fosse acontecer - típico do cinema comercial norte americano. Mas é tudo... Assista e verá.
    Priscila C.
    Priscila C.

Enviada em 20 de janeiro de 2013
    A proposta era mostrar o cotidiano de algumas famílias e o filme faz isso com realismo e coerência porém ele é chato. E muito. Personagens sem carisma, com exceção do chefe da segurança, e roteiro bobo. Não faz rir, não faz chorar, desperta emoção alguma. Até o casalzinho é sem graça. Passei o filme todo esperando acontecer alguma coisa que não veio. Não gostei.
    Guilherme N.
    Guilherme N.

Enviada em 18 de janeiro de 2013
    Filme confuso, não se decide se é para fazer as pessoas rirem ou ficarem com medo, ou apenas uma critica mal colocada. Muitas coisas que não fazem nexo aparecem repentinamente, juntamente com a trilha sonora que muitas vezes da uma esperança que vá acontecer algo, e simplesmente some.