Críticas AdoroCinema do filme Gonzaga - De Pai pra Filho
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Gonzaga - De Pai pra Filho

4,0

Arretada de bom
De Roberto Cunha

O cineasta Breno Silveira conquistou o Brasil com o sucesso de 2 Filhos de Francisco, apresentou também em 2012 À Beira do Caminho, com canções de Roberto Carlos, e chega agora com outro filme com a música brasileira servindo de pano de fundo, no caso, as cantadas por Gonzagão e Gonzaguinha. Antes que você começe a pensar que o cara é um "tarado" pela MPB, perde tempo não, tenha certeza logo porque é fato consumado. E mais uma vez ele faz dela, a composição, um elemento para ajudar a contar a história.

Picture - Movie: 186007Para entender rapidamente, o filme surgiu da audição de uma pilha de fitas cassete (os mais jovens nem devem saber o que diabos é isso) que registraram as conversas de pai e filho, numa espécie de acerto de contas com o passado. Cheinho de momentos marcantes na carreira de ambos, o longa vai contando, tintim por tintim, esse enredo de duas vidas norteadas pela música, mas desafinadas pela distância. Estão lá o primeiro amor, a luta contra o preconceito, a paixão adulta, o jeitão tinhoso de ser, o sonho de ter um filho "doutor", o pesadelo vivido para viabilizar essa obsessão e, acima de tudo, o desejo de ter um pai.

Além de muito som pra cabra da peste nenhum botar defeito, a produção também tem imagens lindas, excelente trabalho de reconstituição de época e um elenco de desconhecidos de tirar o chapéu, de cangaço. Destaque para Júlio Andrade no papel de Gonzaguinha já na fase adulta e Adélio Lima (fase adulta) e Chambinho do Acordeon (fase jovem) como Gonzagão. Este último, ainda mais por não ser ator e ter dado conta do fole, quer dizer, recado.

Picture - Movie: 186007Nesse mesmo quesito, porém, pode estar um dos possíveis pontos fracos da obra. Os muitos atores para interpretar diferentes fases dos dois protagonistas (três para cada) podem causar certa confusão e fazer com que o público não se envolva tanto. Por conta disso, as muitas idas e vindas do roteiro, se não complicam, também não ajudam tanto nessa tarefa de manter o espectador ali no cabresto, ligado. É detalhe? Pode ser. Para uns pode fazer diferença, mas nada que justifique passar longe da sala escura e ver que essas vidas, assim, às claras, foi carregada de amor, cada um do seu jeito.

Apesar de ser um filme de ficção, o roteiro de Silveira e Patricia Andrade mistura imagens reais, resgatando o forte impacto de algumas cenas emocionantes, como o encontro de pai e filho nos palcos da vida. Faz também você viajar pelas muitas músicas de Gonzagão, algumas de Gonzaguinha e sentir um breve nó na garganta. Ou seja, não assistir Gonzaga - De Pai pra Filho é tapar os ouvidos para uma grande (e dolorosa) história musical de dois caras talentosos que precisavam se entender, mostrada numa produção arretada de bom e, o melhor, não precisa ser fã.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

  • Gl?ucia R.

    excelente

Nossas últimas críticas
Chamada de Emergência
  3,0

As Maravilhas
  3,5

Caminho de Volta
  5,0

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Velozes & Furiosos 7
  4,8

De James Wan
Com Vin Diesel, Paul Walker
Ação
Trailer

A Série Divergente: Insurgente
  4,6

De Robert Schwentke
Com Shailene Woodley, Theo James
Ficção científica
Trailer

Cinderela
  4,5

De Kenneth Branagh
Com Lily James, Cate Blanchett
Fantasia
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Vingadores: Era de Ultron
1. Vingadores: Era de Ultron

De Joss Whedon

Com Robert Downey Jr., Chris Evans

Filme - Ação

Trailer  |  Sessões (385)

2. Dragon Ball Z - O Renascimento de Freeza
3. Quarteto Fantástico
4. Super Velozes, Mega Furiosos
5. Vai que Cola - O Filme
6. O Exterminador do Futuro: Gênesis
7. Batman Vs Superman - A Origem da Justiça
8. The Last - Naruto o Filme
9. Carrossel - O Filme
10. Cidades de Papel

 Mais filmes