O Palhaço
Sessões Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
5,0 Obra-prima
O Palhaço

PROGRAMÃO PARA O RESPEITÁVEL PÚBLICO

por Roberto Cunha

Quem é você? Qual é o seu lugar? Duas perguntas sintetizam o momento de vida do protagonista deste drama escrito, produzido, dirigido e atuado por Selton Mello. A boa notícia é que, bem diferente de seu primeiro trabalho por trás das câmeras (Feliz Natal), este título de agora se comunica com o público de maneira simples, tocante e ao mesmo tempo repleta de simbolismos.

Num passado não muito distante, Benjamim (Selton Mello) e seu pai Valdemar (Paulo José) formam a dupla de palhaços Pangaré & Puro Sangue, do Circo Esperança. Juntos com sua trupe, eles viajam pelos confins do Brasil e fazem a alegria da plateia. Mas a vida anda sem graça para Benjamin, que passa por uma crise existencial e precisa saber quem ele é para descobrir aonde deveria estar.

O bom gosto no visual de caleidoscópio da abertura já prepara o espectador, que embalado pela trilha sonora de Plínio Profeta (Cilada.com) vai entrar rapidamente no espírito circense e também se emocionar com o acordeão, as cordas e sopros, que rendem momentos de puro encantamento.

Embora existam no texto piadas aqui e acolá (nada de especial), a essência do longa não está no riso, que aparece em pitadas, que se sustentam, como a do sutiã grande. Mas uma leitura mais atenta fará você encontrar a traição em mensagens subliminares em quadros de "chifrudos", na foto da vilã Lola (Giselle Motta) junto com o grupo, mas olhando para o lado, na perda da inocência de uma menina simbolizado pela mordida numa maçã ou em Benjamin diante do espelho, tentando se encontrar. E o ventilador, carregado de significados e presente em toda a trama (até na logomarca da produção), tem os bons ventos da renovação representada pela menina Guilhermina (Larissa Manoela).

Flertando com o universo chapliniano, seja pelos silêncios, olhares ou gestuais, Mello acertou na sua composição e na inclusão de personagens curiosos, cujo mérito para muitos estará na escalação do elenco, que resgata ícones do passado, como o ator Ferrugem (o eterno garoto propaganda da Ortopé), os comediantes Jorge Loredo e Moacyr Franco, entre outros talentos, como os de nossa música estilo "dor de cotovelo", destacado, nos créditos finais.

Assim, essa é a singela, divertida e dramática trajetória de alguém que um dia partiu iludido pelo amor e, felizmente, reencontrou o humor. Por essas e por outras razões, é fácil afirmar - sem brincadeira - que O Palhaço é um dos melhores filmes do ano. Sério e lúdico na dose certa. Um programão para o respeitável público.

• luciano

Poxa, esperava bem mais desse filme. Não sei o que aconteceu, mas parece que ele não decolou... não sei se foi o tempo (1:20) ou faltou roteiro. Esperava um cara normal numa busca maior para se encontrar. O que vi foi um palhaço lunático que se desgarrou por um período curto de sua toop e não viveu muita coisa depois disso.

• Cheila M.

Filme excelente, morri de rir e sem contar que sou fanzoca do Selton.
    Mais uma vez você arrasou Selton. Bjkas.

• Edvaldo W.

Pior performance do Selton, fraco, morno, sem perspectivas... enfim, sofrível!!!!

• Juliana B.

O conteúdo do filme é simplesmente magnífico. A fotografia, a trilha sonora e os enquadramentos são belíssimos. Ele nos mostra tantas coisas em apenas 90 minutos. A gente deve sempre ir atrás daquilo que queremos para conseguirmos a nossa felicidade, pois não a conquistamos sem nos descobrirmos: "Só se encontra a felicidade quando se entrega o coração". É realmente uma lição de vida, esplêndido Selton Mello!

• Lafaiete A Souza

gostei desse filme. boa fotografia. uma trilha sonora gostosa. história envolvente , personagens divertidos. enfim tudo de bom assistir essa fita!

• Paulo D.

Edwaldo W. sabe tudo de cinema, sobretudo interpretação... hahahaha

• Ana Paula S.

Um filme excelente, de muita delicadeza, que nos faz rir e chorar.

• Wilken

O Palhaço possivelmente poderá está no Óscar. não acho impossível mais também pra chegar lá vai ser uma batalha, mais pra mim mesmo não ganhado só basta ser indicado já ta bom demais. O filme é lindo as interpretações são muito boa mais o que me chamou atenção de cara foi sua fotografia, que é muito boa muito mesmo.

Vou está acompanhado, espero que esteja no óscar, espero.

• bruno_knott

mandaram bem em escolher este filme pra tentar uma indicação ao Oscar... meu preferido era Heleno, mas O Palhaço tem muitos méritos.

• RMR

Estão de Brincadeira que gostaram deste filme. O filme é fraco.....Muito chato e melhora no finalzinho apenas pela menininha loirinha que é uma graça.

• B.Boy Jc

A ideia de fazer um filme sobre um palhaço depressivo que passa por uma crise existencial achei super interessante e original, curti muito a ideia, mas no geral o filme é paradão e super cansativo, só nos últimos min que fica mais interessante, a ideia poderia ser bem mais aproveitada!

• Thiago Leonardo

o filme é bom sim, mas acho q naum merecia ser aclamado desse jeito"!!!

• Juarez B.

Faltou diretor e sobrou artistas de qualidade.

• Carmen.Mira

O filme é simplesmente lindo com uma fotografia impecável, é ótimo ver um filme brasileiro que foge daqueles modelos: quando o roteiro não se resume a violência e favela, é "comédia" no estilo padrão globo de qualidade com duas horas de duração onde menos de 5 minutos do filme é realmente engraçado.

• Eli?dna S.

Concordo que o filme é um tanto quanto "morno", mas a história em geral, os personagens e os diálogos são cativantes e envolventes. Esse é o tipo de filme que eu gostaria de ter em DVD pra poder assisti-lo de quando em quando..

• elane a.

O cinema Brasileiro deve ter o seu devido reconhecimento, afinal temos bons atores e grandes diretores! más temos muito o que avançar.

• arquiteta claudia bernardi

Lindo filme, belíssima fotografia! Atuação belíssima, musica incrível, edição fabulosa!
    Sabe aquele filme que a gente ama os detalhes, é desse tipo.
    Quem gostou de a vida é bela e cinema paradiso vai gostar.