Críticas AdoroCinema do filme Os Infratores
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Os Infratores

História de família
De Francisco Russo

Certos períodos da história aparentam ser fonte inesgotável para novos filmes. No âmbito global, um bom exemplo é a Segunda Guerra Mundial, já abordada sob os mais diversos ângulos pelos mais variados países – o Brasil inclusive, como comprovam o documentário A Cobra Fumou e o ainda inédito A Montanha. Dentro da história americana, um dos períodos mais retratados pelo cinema é a época da Lei Seca, quando a venda de bebidas foi proibida em todo o país. Época de Elliott Ness e Al Capone, retratados no emblemático Os Intocáveis, de Brian De Palma. Disposto a mergulhar neste universo, o diretor John Hillcoat deixou de lado os dois maiores ícones da Lei Seca para trazer uma história dura e violenta, onde a amizade e a família falam mais alto.

Foto - FILM - Lawless : 200399Os Infratores acompanha a trajetória dos irmãos Bondurant. Liderados por Forrest (Tom Hardy), eles produzem bebida em um galpão nos fundos de casa e a vendem ilegalmente. Trata-se de um negócio pequeno, local, mas já estabilizado. Howard (Jason Clarke) é seu braço direito e o caçula Jack (Shia LaBeouf) é tratado com um certo desdém, devido à sua fraqueza. Entretanto, cabe a Jack ampliar os horizontes do negócio de forma a chamar a atenção de Charlie Rakes (Guy Pearce), um policial recém-chegado de Chicago que fica obcecado em desbaratar o negócio dos irmãos.

Por mais que a história de Os Infratores não seja original – o jovem que compensa a ausência de força física com um intelecto aguçado e ousadia, o duelo entre polícia e bandidos -, é a inversão de papéis que dá um certo charme à trama. Afinal de contas, por mais que os Bondurant cometam atividades ilegais de forma descarada, são eles os heróis da história – é o famoso "ladrão bom", por não matar nem prejudicar outras pessoas a não ser que seja em legítima defesa. Isto dá ao trio um certo respeito da comunidade em que vive, que tolera as irregularidades também por medo. Afinal de contas, existe em torno de Forrest uma aura de indestrutível, por já ter sobrevivido a várias emboscadas e sempre ter retornado para se vingar dos algozes. Neste ponto vale destacar a boa atuação de Tom Hardy, que compõe mais um personagem durão cuja aura em torno dele cresça perante os demais – algo que já havia acontecido em Guerreiro e também em Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

Foto - FILM - Lawless : 200399Violento e realista, Os Infratores é um bom filme de gângsteres que conta com um elenco coeso e uma certa dose de estilo para apresentar sua história. O melhor exemplo é a bela cena de nudez de Jessica Chastain, onde as sombras são exploradas para que suas formas sejam reveladas aos poucos. Chastain, por sinal, serve também como contraponto à história dos Bondurant, representando a delicadeza em meio a um universo duro e basicamente povoado por homens. Destaque também para o visual adotado por Guy Pearce, estranhíssimo ao raspar as sobrancelhas. Bom filme.

Dê sua opinião sobre esse filme

• Vivianne P.

Parece ser bom, vou assistir

• Pedro Luis D.

Um bom filme , recomendo!

• Alex S.

Filme muito bom pra quem gosta do genero

Nossas últimas críticas

De David Fincher
Com Ben Affleck, Rosamund Pike
Suspense
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Drácula - A História Nunca Contada