Críticas AdoroCinema do filme Indomável Sonhadora
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Indomável Sonhadora

É preciso ser forte
De Francisco Russo

Não é muito comum o cinema americano ressaltar a pobreza existente no país, o que por vezes dá uma falsa ideia de que não há miseráveis nos Estados Unidos. É claro que a proporção deles em relação à população é muito menor que a existente no Brasil, por exemplo, mas filmes como Medo e Obsessão, de Wim Wenders, e este Indomável Sonhadora – péssimo título nacional! – mostram que eles existem. Entretanto, mais do que exibir a face feia da sociedade americana, o longa-metragem traz uma forte história de amor e devoção entre pai e filha, influenciada pelas dificuldades trazidas pela vida que levam.

Foto - FILM - Beasts of the Southern Wild : 200333A trama é narrada a partir do olhar da pequena Hushpuppy, uma garota de apenas seis anos que, órfã de mãe, vive com o pai Wink. Criada sob a regra de que o importante é ser forte para sobreviver à dureza da vida, ela mescla a ingenuidade natural da idade com a surpresa inevitável diante das explosões do pai. Afinal de contas, ele não a poupa de esporros estrondosos e até mesmo de por vezes assustá-la, sempre no intuito de mostrar que a vida é assim e é preciso aprender logo para enfrentá-la. Sem entender direito a proposta do pai, Hushpuppy absorve os ensinamentos e, sem perceber, se torna cada vez mais endurecida. O que não a impede de ter momentos de pura ternura ou divagar pela imaginação, como qualquer outra criança.

Entretanto, mesmo a imaginação de Hushpuppy tem muito a ver com seu dia a dia. Acostumada a comer como se fosse um bicho, para não ter nojo de qualquer animal que possa ser capturado, ela imagina grandes animais pré-históricos, por vezes associando-os a momentos de sua vida. Neste ponto, o filme lembra um pouco o sombrio Onde Vivem os Monstros, no sentido de se prender a um mundo irreal para amenizar um pouco a dureza da realidade e, de certa forma, compreendê-lo. Este mundo fantasioso surge também em alguns breves relatos, como as lembranças do nascimento da garota, que contam com elementos fantásticos típicos da literatura de Gabriel García Márquez: sem explicações nem respostas, eles simplesmente acontecem e são aceitos por todos os demais como algo absolutamente natural.
Foto - FILM - Beasts of the Southern Wild : 200333
Em meio à miséria e a fantasia, Indomável Sonhadora tem como alicerce principal as ótimas atuações do elenco como um todo, especialmente a protagonista Quvenzhané Wallis e Dwight Henry, intérprete de seu pai. Por mais que enfrentem problemas e a própria educação de Hushpuppy seja questionável, mesmo considerando a realidade de ambos, o elo existente entre os dois resulta em cenas comoventes, especialmente na reta final do longa-metragem. São eles e o roteiro, aliado à boa direção de Benh Zeitlin, que dão força a esta história, pelos sentimentos e também pela realidade retratada, mesclada entre a miséria absoluta e um lado fantasioso com os pés no chão. Muito bom.

Dê sua opinião sobre esse filme

• Adriano Carlos A.

Chaato!

• Pedro L.

Eu assisti este filme há pouco e ainda estou digerindo. Mas posso ressaltar que achei bastante interessante relacionarem a inundação, inconscientemente, como algo bíblico.

• Jorge Manuel G.

que filme tão mau ! é tão péssimo que nem consegui ver até ao fim . Não
    basta ter uma boa ideia/mensagem para passar : é necessário ter
    competência cinematográfica e construir um argumento com qualidade. Pior
    do que isto só os dialogos imbecis de um tarantino

• Dani Pimentel

Acho que o caro Jorge Manuel G. deve ter sérios problemas...

• Peterson R.

Muito bom... Foge dos clichés dos filmes americanos. Juro que quando assisti ao trailer jurava que era estrangeiro... Gostei, mas acho que não deve levar nada no Oscar... A menina é linda, atua bem, mas pra Oscar acho q não... Mas nunca se sabe, né?

• Fl?vio E.

Estou impressionado com a realidade e está me fazendo refletir demais o que posso fazer para ajudar alguém, ou como ajudar... Sei que é um filme mais já tamanha miséria na vida real.

• Ricardo Wagner

Que bom que tanta gente adorou esse filme. Eu achei bem chato. Assistí até o fim meio que forçado. E nem gostei da menininha. Será que assistimos o mesmo filme?! Tiraram a indicação ao Oscar do filme ¨As Sessões ¨para indicar esse?! Sei lá... Se eu tiver paciência vou tentar
    assistir de novo. Mas acho que a minha paciência não é tão grande assim. Abraços á todos.

• Eli M.

filme chega a ser cansativo mas para quem gosta de cinema vale a pena tem o seu charme e carisma!!

• Gleycyany A.

legal ....

• Wilson G.

Pela expectativa criada em torno da "menina" eu esperava um filme melhor. Deixou a desejar.
    Viva a América !!!!

• Jailson I.

cara, realmente o filme é bom. fato é fato aqui ou  lá

• Ivone M.

Realmente a expectativa foi muito maior que a realidade do filme.

• Let?cia G.

Aos que não consideraram a pequena atriz de acordo com a expectativa criada em cima dela, como a indicação para o Oscar, deveriam procurar saber melhor. Ela é atriz na Disney Channel e interpreta uma pequena mimada que tem tudo, imaginem "viver" uma realidade TOTALMENTE oposta neste filme, tão pequena e tão comovente. Vale ressaltar também essa realidade norte americana tão escondida em 90 por cento dos filmes, superou sim minhas expectativas e fiquei feliz em poder ter uma imagem diferente da personagem que é tão paparicada na rede Disney.

• Rog?rio D.

Filme ruim. Atuação boa da protagonista. Mérito: mostrar que existe pobreza nos EUA? Sinceramente, não justifica o tempo de duração do filme.

Nossas últimas críticas

De David Dobkin
Com Robert Downey Jr., Robert Duvall
Drama
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Vingadores 2: A Era de Ultron
1. Os Vingadores 2: A Era de Ultron

De Joss Whedon

Com Chris Evans, Robert Downey Jr.

Filme - Ação

2. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1