Atividade Paranormal 4
Sessões Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
3,0 Legal
Atividade Paranormal 4

Respostas e novas perguntas

por Francisco Russo

O formato da série Atividade Paranormal está plenamente estabelecido: muita câmera na mão, no intuito de passar uma certa veracidade nos fatos retratados, e uma trama que aposta firme no medo do desconhecido. A série como um todo não é feita de grandes momentos de matança, mas sim de muita espera. A câmera fica estática, acompanhando um ambiente, até que algo se mova. A tensão vem não do que efetivamente acontece, mas da sensação inquietante de que algo está para acontecer a qualquer momento. Como pano de fundo, há uma mitologia própria que vem sendo construída filme após filme, de forma a justificar a presença da paranormalidade do título. Atividade Paranormal 4 avança neste sentido, mas lança também novas questões a serem decifradas.

Foto - FILM - Paranormal Activity 4 : 198903A história, enfim, responde a grande pergunta lançada após o desfecho do primeiro filme: o que terá acontecido com Katie? É claro que nem tudo é explicado, mas o filme mostra a realidade dela cinco anos após o ocorrido. Entretanto, não é dela o foco principal de Atividade Paranormal 4, mas sim da adolescente Alice (Kathryn Newton), sua vizinha. Sempre de laptop em punho, o que justifica as filmagens a partir da câmera portátil, ela acompanha o garoto Robbie (Brady Allen, que impressiona pelo semblante sério), que vive com Katie. Principalmente quando ele fica alojado em sua casa por uns dias, devido à internação de Katie no hospital por uma "doença misteriosa".

A escolha de uma adolescente como personagem principal atende a algumas questões da série como um todo. Primeiro, mantém Katie como um personagem coadjuvante de peso, cujo histórico e ameaça o público reconhece tão logo a vê – é uma espécie de trunfo, também no sentido de causar tensão pelo que ela é capaz de fazer. Segundo, traz novas vítimas em potencial, abrindo espaço para trabalhar a realidade delas e como a mitologia da série invadiu suas vidas. Terceiro, permite que o público alvo da série, os adolescentes, possam se ver na telona, já que a presença de Alice traz questões típicas como o flerte com o amigo Alex (Matt Shively), a questão do uso constante da internet e a própria sexualidade aflorando.

Foto - FILM - Paranormal Activity 4 : 198903Apesar de conseguir segurar bem a proposta da série, Atividade Paranormal 4 peca por repetir algumas situações já vistas em outros filmes. Por exemplo, Alex é uma versão adolescente – e menos chata – de Micah, o namorado de Katie do primeiro filme. O uso de um gato passeando pelos cômodos, no sentido de causar tensão por algo estar acontecendo, é um truque batido e até desnecessário, visto que o gato em si não tem importância alguma na história. Situações como esta demonstram um certo desgaste na série devido à falta de criatividade, talvez pela manutenção dos diretores Henry Joost e Ariel Schulman, responsáveis por Atividade Paranormal 3. Ainda assim, o quarto filme da série agrada principalmente pelo avanço na cronologia em torno de Katie.

Atividade Paranormal 4 não é o melhor episódio da série nem o mais tenso, mas ainda assim é um bom filme que agrada em cheio quem curte a proposta e a mitologia da série como um todo. Com um desfecho empolgante, o longa deixa a sensação de quero mais, nem que seja apenas para compreender o que de fato está acontecendo naquela realidade. Destaque também para a sacada do Kinect, gerando um belo visual que também funciona bem no sentido de causar tensão no espectador.

• Kerollen G.

Pow ja vi os três muito bom e da muito medo quando vi o 3 pe3la primeira vez fikei 1 semana sem durmi de medo!

• Allan C.

Que droga, mais um?!

• alex junior

haha q legal um ATIVIDADE PARANORMNAL 4,e a franquia de terror q eu mais gosto,não espero a hora de ver mais um capitulo,os tres anteriores são ótimos,tomara q esse supere os anteriores .. hahaha,mais noites sem durmi ..

• Andressa P.

espero que a franquia acabe por aqui, pfvr!

• Guilherme Ivo D.

Ai gente, na boa, o segundo e o terceiro ja foram muita forçada de barra! Agora Atividade Paranormal 4? Pelo amor de Deus... Tomara que seja uma flopada para que acabei por aqui mesmo!

Espero que essa franquia acabe por aqui Mesmo!

• Luenne Da Silva L.

aaaaaaaaaaaa

• Luenne Da Silva L.

que odio nao consigo ver o filme

• italo I.

eu assisti os tres, achei muito legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    so nao gostei de uma coisa, o filme nao da medo!!!!
    esperando o 4!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• Marciel G.

Muito loko...

• alex souza

CONCERTEZA VAI SER O MELHOR DE TODOS, O 1,2 E 3 FORAM ÓTIMOS AGORA O 4 VAI ESPETACULAR,AINDA MAIS COM A KATIE DE VOLTA,TOMARA Q A FRANQUIA NÃO PARE,PQ TEM MTA COISA PRA SER ESPLICADA AINDA ,,..

• Guilherme A.

Qual será a classificação indicativa?

• Gabriel A.

guilherme deve ser pra 14 anos por que na ultima vez que fui foi pra 14

• Matheus A.

Na boa, no 3 filme eu não dormi por uma semana + que venha o ativ paranormal 4 hehe #Aguardando

• Eduardo S.

Adorei todos três filmes... mal posso esperar pelo quarto!! ;)

• Maykell P.

Não vou perder ^^

• Isabella R.

Alguem sabe que horas que vai ser o filme e em qual horario ?

• Giuliano A.

Ridículo .... péssimo filme que não assusta em momento algum !

• Adailson N.

vii hji o filme, n dah mt medo como no 3 e sim sustos ..mais a tensão é mt grande e os sobressaltos dacadeira são garantidos só n supera o 3 ke foi o melhor mais vale apena conferir!.Um final mt boom sustos sobressaltos e mt tesão o filme cumpre seu papel. Nota 9

• Chris U.

uma bosta esse filme final sem sentido algum PESSIMO

• Leonardo Barcelos

Esse filme foi péssimo!!! Sem comparação com os outros... Horrível, sem graça, sem nexo... nota 5 de 4 á 10.

• Rafael F.

Muito bom. assustador. teve cenas de arrepiar mesmoo!  quem não gostou é porque está acostumado com filme de terro trash(aff) o filme é otimo!  o final  vixxxx!  arrepiar dos pés a cabeça

• wesleyaxe

Três estrelinhas pra esse filme. Ao assistir esse filme, saí do cinema convencido de que a franquia já deu o que tinha que dar. Nos dois primeiros o clima era realmente de que algo de paranormal estava a acontecer, lembro que até tentava passar como se fosse uma história real. Bem, desde o 3º filme os sustos continuma constantes, mas já não eram só de terror, e sim sustos de algum personagem tentando sacanear o outro, ou um animal aparecendo de repente na Câmara, ou algum erro proposital de edição de imagem, que faz algum barulho apenas no intuito de assustar. Atividade Paranormal deixou um pouco o "paranormal" e virou um filme para levar susto, o que acaba não trazendo mais nenhuma novidade, se tornando mais do mesmo. Achei o pior da franquia!

• Leandro G.

Classificação indicativa alguém sabe ?

• Fabricio A.

16 anos Leandro, mas poderia ser 14 ou até mesmo 12. O filme é leve, dura pouco mas tem uma atmosfera de tensão, sem muitos efeitos especiais mas com uma excelente fotografia. Merece 3 estrelas porque é bem sobrenatural, mesmo com o exército de kathies não assustando tanto. A melhor parte do filme é quando a câmera foca a sala de estar, a de jantar e a escada onde desceu uma vez a bola do menino Wiatt. Durante os vários closes neste cenário, aparecia toda vez uma figura sinistra com olhos brilhantes e imóvel perto da mesa de jantar.

• Bruno R.

tem algum lugar que baixo ele ?

• Leticia C.

O filme é muito bom,  não é o melhor deles, mas é bom.
    O problema é que as pessoas não sabem assistir filems de terror, fui no cinema e fiquei muito entendiada, pois muitas pessoas ficam brincando e gritando toda hora, sem contar a conversação o filme inteiro e depois dizem que o filme não assusta!!que é sem graça!!
    Acho que foi a ultima vez que vou assistir um filme terror no cinema.
    Nota 9 pro filme.

• Gaabys L.

Filme ótimo,
    Adorei mesmo.

• Jo?o N.

Nossa, eu compartilho com a frustração da Leticia C., parecia o jardim de infância, uma cambada de retardados que não tem o mínimo de respeito pelos outros.
     O filme é bom, porém não consegui entrar no clima devido a um verdadeiro rebanho de pragas que estavam na sala.
     Sou pobre e sempre defendo a classe, mas depois de ir a um cinema mais caro( Market Place) e ir no mais acessível(Sp Market), ninguém pode reclamar de ser chamado de mau educado e sem cultura, afinal num shopping de padrão mais alto não se ouve um ruído.

• Renato U.

Fui ao cinema e assisti muito bom , mas me assustei mais com a menina que estava do meu lado toda hora ela grtava ee eu me assustava menina pareçe o caao

AINDA NÃO VI .. DROGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

• Junior Monteiro

NADA ASSUSTADOR. NÃO GOSTEI, VIAJARAM MUITO PRA ASSUSTAR E SE PERDERAM. TÁ NA HORA DE PARAR.

• Lucas R.

Realmente, O povo nao para de gritar por pouca coisa da muita raiva MANO

• Larissa Benson

Já assisti e gostei bastante. Acho que foi o meu preferido dos 4. Levei bastante sustos no cinema, e gritei também.. assim como todo mundo que tava lá hahahaha.

• H?ricles F.

História previsível  acontecimento dos fatos sem emoção com sustos que podemos controlar. As cenas só servem pra contar a história, porém o clima criado durante o filme prepara o terreno pro final, que é surpreendente!

• D?bora B.

Eu achei o atividade paranormal 4 o melhor d todos! Logo no começo dava alguns sustos... e dava susto imprevisíveis como o da faca e tals... Adorei!!!!!!

• Nat?lia P.

'Atividade paranormal 5' será lançado no Dia das Bruxas de 2013 ...

• Nat?lia P.

Leonardo Barcelos  vc assistio o 2 ?? porq se vc ñ assistio vc ñ vai entender nada sobre o Filme ¬¬

• J?lio M.

O pior disparado dos 4.Filme péssimo,horrível,sem roteiro ,sem suspense,sem terror sem direção.Estranho é saber que alguem possa ter gostado de uma coisa  horrível dessa.

• Natascha B.

Não esperava grande coisa desse filme, mas ele foi pior do que eu pensava. História previsível e sem nexo em muitas ocasiões, não conseguiu suprir o que prometeu. Foi o pior entre os 4 filmes, o mais fraco, ficou devendo. Se o próximo, Atividade Paranormal 5, seguir esse mesmo ritmo, perderá a graça de vez. Decepcionante!!!

• Reinaldo Q.

Pq o amigo dela instalou tantas webcams se em nenhum momento elas são usadas pra provar algo??!!! queriam o menino ou queriam ela???? q bosta!

• Samuel F.

O final foi a parte mais ridícula.

valeu

• Ivan Sousa

É,vamos lá mais uma vez acompanhar um filme sem muita movimentação.Atividade Paranormal 4,não traz nenhuma novidade.Muda sim os personagens.Mais o ambiente é o mesmo.E percebe-se que não assusta em nenhuma parte.Ficando bem parecido com os anteriores,onde tem algo a mostrar ali no início,quando o pequeno Robbie é sequestrado.No mais,o filme mostra esse mistério que chega até a fase final...

• Nayara F.

Muito do mal...pro meu gosto...