Críticas AdoroCinema do filme Atividade Paranormal 4
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Atividade Paranormal 4

3,0

Respostas e novas perguntas
De Francisco Russo

O formato da série Atividade Paranormal está plenamente estabelecido: muita câmera na mão, no intuito de passar uma certa veracidade nos fatos retratados, e uma trama que aposta firme no medo do desconhecido. A série como um todo não é feita de grandes momentos de matança, mas sim de muita espera. A câmera fica estática, acompanhando um ambiente, até que algo se mova. A tensão vem não do que efetivamente acontece, mas da sensação inquietante de que algo está para acontecer a qualquer momento. Como pano de fundo, há uma mitologia própria que vem sendo construída filme após filme, de forma a justificar a presença da paranormalidade do título. Atividade Paranormal 4 avança neste sentido, mas lança também novas questões a serem decifradas.

Foto - FILM - Paranormal Activity 4 : 198903A história, enfim, responde a grande pergunta lançada após o desfecho do primeiro filme: o que terá acontecido com Katie? É claro que nem tudo é explicado, mas o filme mostra a realidade dela cinco anos após o ocorrido. Entretanto, não é dela o foco principal de Atividade Paranormal 4, mas sim da adolescente Alice (Kathryn Newton), sua vizinha. Sempre de laptop em punho, o que justifica as filmagens a partir da câmera portátil, ela acompanha o garoto Robbie (Brady Allen, que impressiona pelo semblante sério), que vive com Katie. Principalmente quando ele fica alojado em sua casa por uns dias, devido à internação de Katie no hospital por uma "doença misteriosa".

A escolha de uma adolescente como personagem principal atende a algumas questões da série como um todo. Primeiro, mantém Katie como um personagem coadjuvante de peso, cujo histórico e ameaça o público reconhece tão logo a vê – é uma espécie de trunfo, também no sentido de causar tensão pelo que ela é capaz de fazer. Segundo, traz novas vítimas em potencial, abrindo espaço para trabalhar a realidade delas e como a mitologia da série invadiu suas vidas. Terceiro, permite que o público alvo da série, os adolescentes, possam se ver na telona, já que a presença de Alice traz questões típicas como o flerte com o amigo Alex (Matt Shively), a questão do uso constante da internet e a própria sexualidade aflorando.

Foto - FILM - Paranormal Activity 4 : 198903Apesar de conseguir segurar bem a proposta da série, Atividade Paranormal 4 peca por repetir algumas situações já vistas em outros filmes. Por exemplo, Alex é uma versão adolescente – e menos chata – de Micah, o namorado de Katie do primeiro filme. O uso de um gato passeando pelos cômodos, no sentido de causar tensão por algo estar acontecendo, é um truque batido e até desnecessário, visto que o gato em si não tem importância alguma na história. Situações como esta demonstram um certo desgaste na série devido à falta de criatividade, talvez pela manutenção dos diretores Henry Joost e Ariel Schulman, responsáveis por Atividade Paranormal 3. Ainda assim, o quarto filme da série agrada principalmente pelo avanço na cronologia em torno de Katie.

Atividade Paranormal 4 não é o melhor episódio da série nem o mais tenso, mas ainda assim é um bom filme que agrada em cheio quem curte a proposta e a mitologia da série como um todo. Com um desfecho empolgante, o longa deixa a sensação de quero mais, nem que seja apenas para compreender o que de fato está acontecendo naquela realidade. Destaque também para a sacada do Kinect, gerando um belo visual que também funciona bem no sentido de causar tensão no espectador.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

  • Vinicius R.

    Esse superou o 1 no mais sem graça
    1- médio a ruim
    2- bom
    3 excelente
    4 ruim
    Tirando o sensor do kinect o filme não traz nada de novo, fora que não acontece nada o filme inteiro e quando as pessoas começam a suspeitar do que esta acontecendo todo mundo morre, a unica parte boa do filme é só os 2 ultimos minutos.

  • Tiago L.

    o que eu não entendo é pq cenas que aparecem no trailier não aparece no filme, a cena que eu mais esperava no 3 eu não vi e no 4 a mesma coisa

Nossas últimas críticas
Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso
  3,5

Livre
  4,5

O Grande Kilapy
  2,0

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Drácula - A História Nunca Contada
  4,5

De Gary Shore
Com Luke Evans, Sarah Gadon
Ação
Trailer

Annabelle
  4,5

De John R. Leonetti
Com Annabelle Wallis, Ward Horton
Terror
Trailer

Garota Exemplar
  4,5

De David Fincher
Com Ben Affleck, Rosamund Pike
Suspense
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Vingadores 2: A Era de Ultron
1. Os Vingadores 2: A Era de Ultron

De Joss Whedon

Com Chris Evans, Robert Downey Jr.

Filme - Ação

Trailer

2. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
3. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
4. Cinquenta Tons de Cinza
5. Velozes & Furiosos 7
6. Debi & Lóide 2
7. O Melhor de Mim
8. Êxodo: Deuses e Reis
9. Caminhos da Floresta
10. Alien: Isolation [VIDEOGAME]

 Mais filmes