Kingsman - Serviço Secreto
    Muito bom
    Kingsman - Serviço Secreto

Ação, humor e sangue...

por Lucas Salgado

Já imaginou como seria James Bond + Agente 86 + Kick Ass? Pois bem, o resultado desta equação pode ser visto em Kingsman - Serviço Secreto, que reúne o glamour de 007, os utensílios de Maxwell Smart (e também de Bond) e a violência brutal e estilosa dos quadrinhos de Mark Millar. Por sinal, Millar também é responsável pela HQ que dá origem a Kingsman, na qual trabalhou ao lado de Dave Gibbons (Watchmen).

Mesmo sendo uma obra adaptada, Kingsman surge quase como um frescor neste momento em que o mundo da ação é tomado por super-heróis e sequências infinitas. É claro que estamos loucos para ver Vingadores: Era de UltronBatman V Superman: Dawn of Justice, mas também queremos produções que apresentem elementos novos e personagens desconhecidos.

O estreante Taron Egerton interpreta Eggsy, um jovem rebelde órfão de pai que parece destinado a seguir uma vida de crime. Determinado dia, ele acaba detido e liberado horas depois. Na saída da delegacia, é abordado por Harry (Colin Firth), integrante de uma agência de espionagem secreta. Ele vê no menino o potencial para ser um agente secreto e decide chamá-lo para uma "entrevista de emprego". Ao lado de outros jovens recrutas, ele passará por uma série de provas para determinar se é mesmo o candidato ideal para se tornar um Kingsman.

Ao mesmo tempo em que Eggsy passa pelo treinamento, um bilionário de sucesso decide colocar em prática um plano vilanesco para eliminar boa parte da população mundial, o que acabaria com os problemas de fome, desmatamento etc. Com o nome sugestivo de Richmond Valentine (Samuel L. Jackson) contará com a ajuda da fatal assistente Gazelle (Sofia Boutella) para colocar seu plano em prática.

O longa conta com alguns problemas de ritmo. A duração de 129 minutos é exagerada e a trama tem momentos em que parece ter problemas em seguir em frentes. Mas tais pontos fracos são compensados por cenas de ação extraordinárias e personagens complexos. Valentine e Gazelle (vejam que nomes mais perfeitos para vilões em filmes de espionagem!) são vilões fantásticos. A atuação de Samuel L. Jackson rouba a cena. É curioso notar que ele está disposto a matar bilhões de pessoas, mas que ao mesmo tempo não quer ver uma gota de sangue. Ele é louco, violento e ao mesmo tempo quase frágil.

Colin Firth é o tradicional espião britânico no que diz respeito a pose e ao glamour. E também parte para a porrada quando necessário. O ator tem uma cena de ação (a da igreja) que deve deixar até Daniel Craig com inveja. O elenco conta ainda com as presenças de Mark StrongMichael CaineMark Hamill (sim, o Luke Skywalker) e Sophie Cookson

Kingsman: The Secret Service (no original) não é um filme perfeito, mas é diferente da maioria das coisas que tem chegado aos cinemas nos últimos tempos. Tem muita ação, uma dose de drama e um incrível senso de humor. Em alguns momentos parece um clássico filme de espionagem dos anos 70. O que é ótimo!

Conhecido pelos trabalhos em Kick Ass - Quebrando TudoX-Men: Primeira Classe, o diretor e roteirista Matthew Vaughn volta a se destacar ao oferecer uma história original e repleta de personalidade. Não estamos diante de um filme qualquer.

• Rafael D.
      Filme bem besta e viajado. Mas dá pra assistir apesar da tosquice.