Jogos Vorazes - Em Chamas
Muito bom
Jogos Vorazes - Em Chamas

Agora sim!

por Lucas Salgado

O primeiro Jogos Vorazes é um bom filme, principalmente se compararmos com outras franquias adolescentes que chegaram aos cinemas nos últimos tempos, mas é seguro dizer que não se trata de uma produção empolgante. Ao final, deixava uma sensação de curiosidade com o que estava por vir, mas o espectador não ficava realmente interessado com o futuro.

Jogos Vorazes - Em Chamas - FotoPois bem, a situação mudou. Ao final de Jogos Vorazes - Em Chamas, o público não está apenas curioso, mas afoito para ver o que está por vir. Se tivéssemos escolha, a opção seria emendar as quase duas horas e meia do novo longa com o distante Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1 numa sessão única.

Após sobreviver à última edição dos jogos e de quebra salvar o amigo Peeta (Josh Hutcherson), Katniss (Jennifer Lawrence) se torna um símbolo da revolução dos distritos contra a Capital. Sem querer problemas, o presidente Snow (Donald Sutherland) decide usar o falso romance entre Peeta e Katniss para distrair a população e, ao mesmo tempo, abalar a imagem da jovem. Sem conseguir controla-la, o déspota decide realizar uma nova edição dos jogos com vários antigos ganhadores. Assim, o "casal" se vê de volta à arena, agora tendo que enfrentar verdadeiros assassinos.

Em Chamas se beneficiou muitíssimo da troca de roteiristas com relação ao primeiro filme. A contratação de Michael Arndt (Toy Story 3Pequena Miss Sunshine) e Simon Beaufoy (Quem Quer Ser um Milionário?) foi fundamental para transformar uma aventura em algo mais. O segundo longa é muito mais do que "X pessoas em uma arena tentando se matar". Enquanto o original era basicamente uma versão americana do japonês Battle Royale - sem tudo o que faz deste último um grande filme -, o novo investe pesado na história política e na construção de um clima para a iminente revolução.

Jogos Vorazes - Em Chamas - FotoÉ claro que o mérito da história também é da autora Suzanne Collins, mas sem bons condutores muitos livros se perderam nessa viagem até a tela grande. O diretor Francis Lawrence, que assumiu após o abandono de Gary Ross, se mostrou uma escolha acertada. Ele já havia se saído razoavelmente em Constantine e Eu Sou a Lenda, mas aqui realiza seu melhor trabalho como cineasta. Lawrence cria bem o clima de tensão e mesmo fora da arena deixa sempre um mistério no ar diante do que vai ocorrer. O diretor ainda se sai bem ao unir cenas de ação, que não escondem a violência do ambiente, com outras de certa contemplação. São diversos os momentos em que paramos para observar a beleza do local, seja na floresta ao lado do distrito em que todos lutam para sobreviver, seja nos jogos em que o objetivo é matar a pessoa ao seu lado.

Após trabalhos interessantes em Menina Má.com30 Dias de Noite, o diretor de fotografia Jo Willems é outro que realiza aqui seu melhor trabalho. Mais uma vez vemos os distritos como ambientes cinzentos, enquanto que a Capital é o lugar das cores e dos fogos de artifício. No entanto, através da fotografia, o filme dá dicas de que a situações está para mudar, como destacar o pôr do sol no distrito ou trazer os protagonistas sempre em tons sóbrios quando em meio às festas da Capital. Neste sentido, também é interessante notar a importância do fogo, que ao mesmo tempo que ascende as esperanças de uns, queima a situação privilegiada de outros.

Jogos Vorazes - Em Chamas - FotoThe Hunger Games - Catching Fire (original) é sim voltado para o público jovem, mas tem o mérito de não tratar este público como idiota. Não é uma mera aventura adolescente com um triângulo amoroso e situações de "perigo". O longa oferece uma crítica social bem interessante, promovendo uma boa reflexão sobre a sociedade em que vivemos hoje em dia. A obra expõe de uma vez só as mazelas do culto à personalidade, onde um relacionamento pode ser usado para apaziguar uma situação de opressão, e também a superficialidade e fragilidade dos reality shows.

Ainda que realizada pelo mesmo James Newton Howard, a trilha sonora desta continuação é bem mais interessante que a anterior. Aqui, a trilha cumpre sua função de dar ritmo ao filme e conduzir algumas situações, mas sem querer roubar a cena. Quem assistir aos créditos finais ainda poderá conferir a bela canção "Atlas", da banda Coldplay.

Bem superior ao original, o filme, como já dito, deixa a sensação de "quero mais", algo muito importante em capítulos do meio em grandes franquias. Jogos Vorazes 2 também é bem sucedido na apresentação de novos personagens. Além das voltas de Liam HemsworthElizabeth BanksWoody HarrelsonStanley TucciLenny Kravitz, temos novidades como Sam ClaflinJena MaloneJeffrey Wright. A introdução dos antigos vencedores dos jogos é feita de forma elegante, unindo o treinamento de Katniss e Peeta com a cobertura televisiva da competição. Assim, o longa evita parecer muito didática e ainda cria situações divertidinhas como as envolvendo Johanna (Malone) e Finnick (Claflin).

O filme tem tudo para agradar aos fãs dos livros de Collins, mas o melhor é que isso não é pré-requisito (e nem deveria ser) para se aproveitar. Quem não leu uma linha sequer também terá muito com o que se entreter. E talvez fique até com vontade de procurar a obra literária, afinal estamos diante de uma história complexa e criativa.

Jogos Vorazes - Em Chamas - FotoVencedora do Oscar, símbolo sexual e tudo mais, Jennifer Lawrance se consolida como um dos maiores nomes de Hollywood da atualidade. Isso com apenas 23 anos. A atriz entrega uma personagem nada ordinária, que sofre com dilemas sérios, como tentar proteger sua família, dizendo com todas as letras que não tem tempo para o amor. Katniss não é a típica mulher indefesa que o cinema hollywoodiano gosta de produzir e sua preocupação com Peeta, Gale e até com pessoas que acabou de conhecer mostra que ela é a figura central da história, não pelo fato de estar presente em mais linhas do roteiro, mas pelas atitudes que toma. Neste sentido, Jogos Vorazes pode ser considerada uma franquia feminista. Para a mulher, não basta o amor do mocinho.

Ainda que tenha alguns momentos óbvios e ainda sofra para convencer o espectador de que a vida da protagonista está mesmo em perigo, Em Chamas cumpre bem seus objetivos e ainda deixa várias portas para serem exploradas. O mais interessante é que, por mais que a história seja dividida em vários "núcleos", o público não perde interesse em nenhum deles. O fato do romance ser deixado um pouco de lado, por exemplo, só aumenta a incerteza (e a curiosidade) sobre o que irá acontece. E o mesmo vale para a revolução e para a vida de vários importantes personagens. Além disso, oferece momentos de verdadeira emoção, como quando Katniss e Peeta honram a morte de tributos dos jogos anteriores. Agora, é esperar até novembro de 2014 para conferir o próximo.

• Clara M.

MARAVILHOSO é INCRIVEL o filme.AMEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

• valter W

horriiiiiiiiiiiiveeeeeeeeellllllllllllll!!! tudo bem q gosto é gosto, mas ver grande parte da imprensa elogiando esse, insuportável filme ( confesso que não consegui chegar nas duas horas, me deixou meio em duvida quanto aquele papo de jabá.

• Italo H.

Pra quem nao leu o livro tu fudeo cm a minha vida e a vida d muitos q estavam curiosos. Vlw msm .-.

• anderson.ricardy@hotmail.com.b

Não é por nada mais esse filme o que salva é somente a atriz o resto é muito ruin muitos erros no filme, o primeiro é bem melhor!
    se alguém prestar atenção nas flechas na hora dos macacos na selva iram ver o que estou falando

• Giovana M.

pra ficar ''otimo'' so precisa a katniss e o peeta ficarem juntos A PERGUNTA É PEETA E KATNISS VAO FINALMENTE FICAR JUNTOS DE VERDADE;SIM OU NAO?

• Daniele P.

Amei o filme, adoro a critica ao capitalismo e a lógica da históra!!!

• Rafael S.

peeda esta no terseiro filme ????????????????

• rpelegrini

Assisti ao primeiro filme por mórbida curiosidade e me surpreendi com a qualidade. No segundo, depois de ler algumas criticas positivas, inclusive a do ADORO CINEMA, decidi assistir já esperando um bom filme. Pois bem, dou nota 3... Esperava muito mais, esperava algo surpreendente e não foi o que aconteceu. O que vi foi apenas mais uma franquia adolescente, que tem lá seus méritos (principalmente pela veia politica da história).

Resta esperar que as continuações mereçam o tal SURPREENDENTE ao qual me referi no inicio...

PS.: Uma boa surpresa é Elizabeth Banks no papel de Effie Trinket, em ambos os filmes!

• Breno A.

Fala isso agora mas nao duvido nada que tava muito empolgada com amanhecer parte 2

• Ana P.

amei...ansiosa pelo proximoooo

• Gabriella S.

Eu amei o Livro e o Flime,eles deixaram tudo igual,foi perfeito,eu me emocionei com tudo,chorei,ri,me divertir,foi ótimo,se for para descrever em uma palavra eu falaria Perfeito.

ela fica com Peeta e o Gale muda pro Distrito 8

• Leonardo P.

nao gostei muito do segundo livro mesmo.Mas o filme foi perfeito.Ancioso por Mockingjay

• marcosfv

Nossa, que mentira! Por que vocês não explicam que ela fica com a Effie? Por isso ela não se importava nem com o Peeta nem com o outro! :D

• marcosfv

Além de um filme excelente e com um final avassalador (mérito para o olhar da Jenifer Lawrence no último segundo), o filme consegue um mérito raro: o de superar o livro. Porque quem leu todos os livros há de concordar que o segundo é o mais chato e repetitivo, coisa que o filme, misteriosamente, não é! O que uma boa direção não faz! Que venham os próximos! (tenso, mesmo sabendo tudo o que vai acontecer)

• Alexa S.

não!
    ele fica vivo \o/

• Al? M.

O filme superou as expectativas, do ponto de vista cinematográfico, Apesar do filme ter a hora de duração longa, o roteiro esta tão interessante que o tempo e algo que passa despercebido, a atriz que interpreta a katniss elevou a personagem pra outro nível em menos de meia hora de filme, ela ja consegue transmitir emoção quando fala da rue, meus olhos lagrimejaram muito nessa parte, Eles conseguiram fazer com que o filme fosse compreendido ate mesmo por aqueles que nunca leram nenhum livro ou nem assistiram o primeiro filme, e o final do filme com a Câmera fechando no rosto da atriz que sem nenhuma palavra expressa a emoção de raiva e fúria, deixou um gancho muito interessante para o filme esperança, parte I.
    Já assisti o filme umas seis vezes desde que estreou.
    A parte ruim do filme foi :
    Houve cenas cortadas, que estarão disponíveis no dvd,
    Muitos beijos entre katniss e gale, muitos beijos que não foram explicados. a pessoa que não leu o livro, assisti o filme e pensa que ela e um tipo de galinha confusa. Pq mesmo com essa quantidade de beijos não houve a ideia de triangulo amoroso, espero que na esperança parte I,eles sejam mas sabios pra abordar o casal Katniss e gale sem parecer algo ridiculo e desnecessário como aconteceu no filme em chamas.

• Myucha N.

O filme é superior ao primeiro em 100%!!

Eu vi o primeiro sem ler o livro e tinha achado ótimo, mas quando li o livro notei que deixaram personagens secundários muito apagados e chatos, encurtaram muito a história, prolongaram conversinhas e diminuíram na ação (tudo isso comparando com o livro). Já Em chamas, é perfeito e capitou melhor a personalidade de muitos personagens, como a Effie Trinket, que está mais humana por trás de toda aquela maquiagem e roupas. Agora vou ler o livro e ver se faltou muita coisa... Espero que não pois o filme em si foi tão bom que fica difícil acreditar que pode ser melhor.

• Matheus M.

Simplesmente o melhor filme de todos os tempos, o novo diretor soube aproveitar muito bem o livro, usou muitos detalhes e com essa câmera IMAX a floresta ficou estrondosa, mesmo em partes de lutas, você ficava reparando em cada parte da paisagem.
    Atuação de todos os atores foram esplendidas, mas a da Jennifer, foi espetacular suas emoções quando ela entra na arena e quando o filme acaba são espetaculares vc fica com o coração na mão desejando que o "Esperança parte 1" comece logo em seguida que o "Em Chamas" acaba. Usaram muitos efeitos especiais dessa vez, e ficaram MUITO bons, pra quem assistiu o primeiro e acabou não gostando, pode ter certeza que esse filme, valeu cada Record que ele bateu, principalmente no de maior bilheteria na história do cinema brasileiro, e de 6ª maior bilheteria MUNDIAL

• marciors01

João, não tem nada a ver com sorte, estas pessoas se uniram em torno dela porque a Katniss é o símbolo da rebelião, era fundamental para a rebelião que ela saísse viva dos jogos.

• marciors01

Luciana, isso ficou claro, todos os que não gostaram do filme fizeram comentários totalmente fora de contexto, mostrando que realmente não entenderam nada.

• marciors01

André, por favor nos diga o nome da anta que fez este comparativo, gostaria muito de saber.

• marciors01

kkkk, acho que foi só tu mesmo, não tem nada a ver uma coisa com a outra.

• marciors01

Acho que a Jennifer foi excepcional neste filme, foi perfeita, certamente uma das melhores atuações da história em filmes deste gênero, que normalmente nos premiam com péssimas atuações.
    Sobre o filme ganhar o oscar, dificil, nunca dariam para um filme de ação por melhor que ele possa ser.

• marciors01

Daniel, o foco principal não é mais a batalha dos jogos vorazes, o foco é a rebelião e exatamente por isso muitos se uniram à Katniss, ela é o simbolo deste rebelião e não poderia morrer.
    Com exceção de um grupo pequeno os outros participantes não estavam ali para matar uns aos outros.

• marciors01

Sam, parabés pela explicação clara e objetiva, fico impressionado como as pessoas não conseguem compreender o que está acontecendo no filme, o que representou para a trilogia este segundo episódio.
    Talvez por isso hoje em dias os filmes para adolecentes não tenham conteúdo, parece que se o filme for um pouco mais complexo a situação complica.

• marciors01

O final não foi corrido, o final durou UMA HORA, tudo aconteceu no seu devido tempo.

• marciors01

Daniel, infelizmente tu não conseguiu entender nada, absolutamente nada do filme, tu foi ao cinema apenas para assistir ação e mortes e não o grande filme que foi este jogos vorazes, que nesta segunda parte foi muito mais do que um filme de ação.

• marciors01

Eu considero ofensivo comparar crepúsculo com este jogos vorazes, principalmente o segundo filme, não há como comparar os dois filmes porque crepúsculo não é nada, simplesmente nada.

• marciors01

Jonathan, de forma nenhuma achei o filme acelerado ou confuso, e não li o livro.
    O filme foi perfeito, maravilhoso, e se em uma hora e meia uma pessoa não conseguiu entender o contexto em que se passa a estória não seria um livro que faria este milagre.

• marciors01

Sam, acho que o filme explicou o suficiente, descobri agora toda estória do distrito 13, mas ao assistir o filme entendi que havia sido destruído e com a revelação de que eles estavam indo para o distrito 13 que não era bem assim, que a rebelião será centrada neste distrito.

• Kaique S.

Em Chamas traz uma Aventura empolgante e emocionante! Esse é aquele tipo de filme que te deixa ansioso, nervoso durante as varias senas incríveis e super bem feitas... Superior ao primeiro, "Em Chamas" Traz novos personagens, conceitos, é uma história super bem projetada... Com certeza um filme que irá marcar o cinema e entrar nas grandes bilheterias como já vimos notícias por aii... Parabéns principalmente a autora do livro pq se não fosse ela essa Obra não existiria!

• Walderson A.

Senti falta de um comentário na crítica ou nas curiosidades sobre o fato de uma música do CPM 22 estar nos créditos finais do filme.

• Gerson C.

Confesso que tinha até mesmo uma certa vergonha de confessar publicamente ter assistido o primeiro "Jogos Vorazes", o que aconteceu "acidentalmente"... Mas a continuação, "Jogos Vorazes - em Chamas" mostrou-se uma aventura consistente, interessante, com um enredo capaz de despertar a curiosidade, excelentes roteiro e direção e que valoriza a interpretação da premiada Jennifer Lawrence, algo aliás bastante incomum em filmes de ação, normalmente despreocupados em explorar o talento cênico dos protagonistas. Enfim, as duas horas e pouco em que se fica atrelado à telona passam como se fossem quinze minutos... Recomendo!

• Saah T.

Quase me esqueci de dizer que, este filme demonstra uma política bastante atual. O símbolo do tordo não é apenas um símbolo. Se você perceber no primeiro filme ou livro, o tordo esta encolhido, mostrando o povo que é reprimido pelo governo, no segundo filme, logo no final o tordo abre as asas, em sinal de que povo está começando a se rebelar contra o governo, começa a enxergar a opressão. Já no terceiro livro, o tordo não está mais no "circulo", ele o quebrou, mostrando a vitória, a liberdade dos distritos. Quer algo mais significativo que isso?

• Saah T.

Não vou contar spoilers, pois eu sei que tem gente que ainda não viu o filme, mas vou dar a minha opinião sobre o mesmo. Primeiramente quero dizer qual foi a sensação ao chegar no cinema para ver o filme. Eu fui na estréia, o que sempre é uma coisa boa, pois ninguém assistiu, então não tem como falarem para nós "Nossa, que filme massa! Quero ver de novo, é muito legal!" ou então "Meu Deus, que filme ruim, não veja pois é o pior filme que eu já vi!". Por que eu falo isso? Porque se fizerem estas críticas antes de você ver o filme em si, pode acabar "retirando" a emoção de vê-lo, se falarem que é ruim, talvez você nem assista. Agora voltando ao assunto principal: o filme. O filme começa exatamente como no livro, o que eu achei extraordinário. Eles (os diretores) acrescentaram uma coisa ou outra, mas quando se passa um livro para o cinema, isso sempre acontece, só que normalmente,em abundancia, coisa que não aconteceu em Jogos Vorazes-Em Chamas. Este filme não teve aquela "rivalidade" entre os competidores. No primeiro filme, formaram um grupo, que poderíamos dizer que era para "derrubar" ou melhor dizendo matar a Katniss. No segundo, não há tanta matança entre os competidores, podemos dizer que "a arena que matou algum deles". No final, fiquei meio, podemos dizer, brava, pois deixou uma certa curiosidade em todos, então quando sai do cinema fui correndo comprar o livro A Esperança. O final foi meio vago, mas foi exatamente, como eu disse anteriormente, para despertar a curiosidade do público. Se me pedissem para "caracterizar" este filme em uma só palavra, eu diria: maravilhoso. Este filme merece minhas "5 estrelas".

• Vin?cius L.

Olha me falaram que no filme, a metade só enrola e no final que começa a "esquentar" e depois no final acaba com um ar de suspense e eles se perguntam o que acontecerá no 3 ? eu achei a história boa sim mas parece que o Jogos Vorazes 1 foi bem melhor a história não ficava só na Katniss. Eu acho que o filme não parece ter firmeza, eu estava ansioso para ver o filme mas parece que a segunda edição do filme não vai ter tantos "agrados"...

• Jonathan Augusto P.

Eu li todos os livros da série, então posso falar q não gostei muito desse segundo filme. Pareceu q eles quiserem colocar tudo do livro no filme, e ficou tudo muito corrido, perdeu a emoção do momento, acho q no primeiro filme conseguiram passar melhor a mensagem, já nesse segundo só quiseram agradar os fãs colocando o máximo de cenas possíveis idênticas ao livro, e acho q não funcionou muito bem.
    E outro ponto q me incomodou é o excesso de efeitos no filme, no primeiro fizeram algo mais natural, tudo cinzento, nesse segundo tudo é uma explosão de cores, tudo tão azulado ( acho q nesse quesito sou chato mesmo, e nem espero q todos entedam)
    E outra coisa, no 1° as pessoas tinham pele feia e vc via as texturas, no "em chamas" eles acabam de ser feridos e ja ficam com a pele boa de novo, pq eles sempre tem q ficar bonitos ? acho q a simples textura de pele ja poderia deixar o filme mais realista e menos holywoodiano, o q ao meu ver estragou um pouco o filme.

• Jonathan Augusto P.

Eu tbm li o livro, e acho justamente o contrario, tentaram ser muito fiel ao livro e espremeram tudo no filme, pra mim quase não deu tempo de ter emoção, todas as cenas pareciam corridas, pra chegar algo mais importante pra historia, e no final tudo foi corrido. Ja o primeiro não é tão fiel ao livro mas dá pra entender a mensagem, acho q fizeram o 2° filme para os fãs do livro, e não pq precisava de continuação.

• Jonathan Augusto P.

Pelo seu comentário tenho quase certeza q leu o livro, eu li tbm, mas se não tivesse lido o livro acharia o filme muito confuso, aceleraram tudo no filme, não dá tempo pra entender as coisas q ele quer passar, sinceramente gostei mais do primeiro.

• Guilherme L.

Percebe-e que sua opinião é rasa demais. Parece que vc não aranhou nem a camada superficial dessa história. Seria um clássico do cinema? Não chega nem perto disso. Mas comparar Jogos Vorazes com Crepúsculo é demonstração clara de que em nenhum momento houve uma preocupação em assistir uma obra e analisá-la, e sim um sentimento desesperado de taxar alguma coisa de ruim. Não tem história de fundo? Uma sociedade que oprime, se coloca como superiora a outras, promove massacres com cobertura em tempo real, distrai pessoas superficiais que estão mais preocupadas no que irão vestir, demonstram pessoas que vomitam o que engoliram só pra comer mais enquanto outras estão famintas e no meio disso tudo, uma revolução está para começar. Vc realmente acha que não tem história? Esses pontos não te dizem nada?

• Daniel M.

Do longa anterior, dois dos melhores elementos continuaram: o viés político e o domínio total de cena de Jennifer Lawrence. Nesta continuação, toda a novidade proposta se perdeu, e ao que se assiste é um repeteco de uma fórmula que se desgastou já no segundo capítulo do que se pretende ser uma quadrilogia. Talvez na literatura dê mais certo se a narrativa for de fato envolvente, mas no cinema demorar 85 minutos para a entrada da ação é brincar com a paciência do espectador. E, quando finalmente os jogos se iniciam, tudo soa forçado, pois, agora em equipe, as mortes só acontecem por intervenção dos controladores do programa. Ou seja: toda aquela discussão sobre individualidade a que o primeiro filme se propôs se perdeu, numa competição superficial e mal desenvolvida entre equipes. E é aí que se chega à conclusão de que a quase uma hora e meia de blá-blá-blá foi bem mais interessante que os momentos de ação. Em 2012, saí do cinema louco pela continuação e doido para ler o livro. Agora, o sentimento foi de uma certa decepção, além do receio pela qualidade dos dois próximos filmes.

• Cristiane O.

Concordo, o relógio era fundamental pra entender a história...

• Bruno G.

Quem acha que Em Chamas vai ganhar o Oscar ano que vem da um positivo Aeew !!!

• Cristiane O.

Oi Fernando, concordo com vc, saí decepcionada, achei que cortou muitas coisas interessantes, como a história do distrito 13, por exemplo. Se eu não tivesse lido o livro, acho que não teria entendido nada do filme...

• Bruno G.

Eu tbm acho que essa coisa q tu disse da Mags ta errado, no filme alem dela salvar o Amor da vida dele, tambem diz q ela cuidou dele desde quando ele era pequeno !! Ela era como uma mae pra ele !! Tendeu.

• Azoka F.

com certeza (para mim) o melhor filme do universo inteiro... pirei coma JOHANNA (rsrsrs).

• Fabricio P.

SÓ EU QUE ACHEI PARECIDO COM A SÉRIE LOST??!

• bjames

deu até vontade de ver...

• Rosiane M.

Vou assistir e assistir de novo, de novo, pq está simplesmente perfeito!!!!!!

• Icaro S.

Muito foda quero assistir de novo, e eu tb estou na contagem regressiva para o três ..

• Carlos A.

Talvez falte inteligencia pra você entender! ;)

• D?ia F.

le o livro que tu vai entender melhor

• Bella L.

A Katniss, o Finnick e o Beetee vão para o distrito 13. E o Peeta e a Johanna estão a merce da capital. O distrito 12 não é mais um distrito, pois foi exterminado pela capital.... O Gale, a Prim e a Mãe da Katniss também estão á salvo. E a Katniss mete a mão na cara do Haymitch e o xinga de filho da mãe, por ter protegido ela e não ele..... KKKKK muiiito boa essa parteee

• John M.

Exatamente, antes de chamar alguém de retardado aprenda o nosso querido Português, pois do jeito que você escreveu, o único retardado aparente aqui é vc.

• John M.

Diferente do que alguns ai falaram, eu achei o filme muito interessante! Intrigante, ele consegue prender a atenção. Olharei pela segunda vez com certeza!

• Cristiane D.

SHOW!!!!!!!!!!!! Quero ver novamente. :P

• Michael D.

O filme é muuuuuuito bom ! Já tinha achado Jogos Vorazes muito bom, veja bem, sou fã da série literária, e poucos filmes me agradaram tanto no cinema quanto Jogos Vorazes. Acho tão bom quanto o livro. Em chamas é muuuito superior ao seu antecessor, e fico até meio apreensivo, pois A Esperança que são divididos em duas partes terá o papel difícil de ser melhor que os dois filmes ... Vamos ver , mas neste momento apenas digo que Em chamas é uma verdadeira combustão!

• Ana Am?lia

Como não mostrou quem é Mags e por quê ela é importante para o Finnick? Ficou muito claro, em várias cenas inclusive, que ela se tornou tão especial para ele após se voluntariar no lugar de Anne, a mulher que ele ama. Que grande equívoco. E discordo quanto ao filme ser um "resumão", a meu ver foi muito fiel ao livro.

• Claudia B.

O filme é fantástico e empolgante. Gostei muto do primeiro, mas essa sequência é realmente superior. Não vejo a hora de lançarem " A esperança".

• Rodrigo M.

Esse filme e o do melhor do ano !!! #Excelente *****
    Quem tbm achou CURTE.

• Edilson M.

EU NAO CHOREI MAS QUASE.... FIQUEI ASSIM COMO VOCE ISA CHOQUE..QUERO O PROXIMO JA

• Augusto G.

esse filme é otimo!

• jaribeiro

Ainda tenho que entender esta franquia e o seu "sucesso".....!

• Thaynan L.

Perfeição em forma de filme. Eu amei. E todas as cenas que cortaram não fizeram falta. Ameiiiii!!!

• Victor H.

Eu não li o livro todo, to na metade, mas pelo que li até agora, (SPOILER) a cena dos pacificadores chegando na cidade até a parte do fim do chicoteamento de Gale foi melhor que no livro! a tensão foi muito maior =P

• Silvia D.

Estou em êxtase e mega ansiosa pelo próximo..........critica perfeita !!!

• Ana G.

Adorei o filme e a crítica!

• Cassio Rog?rio S.

Achei o primeiro melhor mas nao deixa de ser interessante vamos esperar o terceiro

• Lipe C.

Eu sei que é a sua opinião, mas quais cenas?
    euheuheueheueheu
    Por que para mim o filme foi todo perfeito.
    Só quero saber por curiosidade.

• Andressa S.

Assisti .. e amei o filme .. houve algumas cenas que deixou á desejar .. Mas vale a pena assitir ..

• D?bora Strassburg A.

Na minha opinião um dos melhores filmes do ano

• Gesika B.

acho que pra gostar desse filme é necessário ler o livro primeiro...

• Magno V.

Filmão!!!

• Nicole C.

Concordo com tudo ! Só não sei se concordo com A esperança parte 1 logo, não tenho certeza se quero mesmo ver ;( só de pensar que daqui a dois anos não vai ter mais já volto a sentir um pouco do que senti na minha ultima estreia de HP, mesmo o filme não sendo a melhor adaptação era HP poxa. Vou sentir falta de THG !

• Leonardo P.

faltou tbm as 2 mulheres do ditrito 8 falando sobreo 13 ainda existir.mas ainda sim o melhor filme do ano!

tbm!!!!

• JPaulo2015

Review excelente, eu li a trilogia e apesar de não ter gostado muito terceiro livro, posso dizer que a história é muito boa. Em Chamas é meu favorito dos três e se for tudo que a crítica acima disse, com certeza será um filmão.

• Lohana O.

e o Gale não disse "Eu te amo" e não apareceu Bonnie e Twill e Darius

• Thales H.

Faltou duas partes importantes, Katniss não levou o tapa na cara da Johanna, e Plutarch não mostrou o relógio a Katniss.

• Pamela R.

O filme seguiu praticamente o livro , e isso deixa os fãs com muitas expectativas do próximo filme..
    Incrível...valeu muito a pena esperar ...