Jogos Vorazes - Em Chamas
    Você assistiu Jogos Vorazes - Em Chamas ?

Ric Brandes
    Ric Brandes

Enviada em 16 de novembro de 2013
    O Brasil foi agraciado com o privilégio de assistir, antes do resto do mundo, ao segundo capítulo da trilogia Jogos Vorazes: em chamas. E os Tributos brasileiros aproveitaram o presente. Os gritos e delírios da plateia lotada antes, durante e depois do filme não foram em vão. Uma obra densa, forte, que vai da surpresa as lágrimas, do riso ao choro em um turbilhão voraz de fortes emoções.

Jennifer Lawrence está genial no papel da heroína Katniss Everdeen, com uma atuação digna de mais um Oscar. O elenco de apoio também não deixa por menos, e faz um trabalho a altura desse mega sucesso. Além de ser fiel ao livro do qual se originou, o filme com excelentes efeitos especiais traz também uma grande crítica social que pode bem ser comparada ao Brasil dos grandes eventos esportivos, da corrupção e dos protestos com forte repressão do governo.

Os aplausos do público após o filme indicam: a trilogia:Jogos Vorazes já é um sucesso que marca a história da sétima arte. E vem muito mais por aí, para influenciar a sociedade daqui e de todo o mundo, em busca de fortes e vorazes emoções...e de um mundo mais justo para todos.
    Rafael F.
    Rafael F.

Enviada em 15 de novembro de 2013
    ÉPICO! A continuação de Jogos Vorazes consegue ser bem melhor que o primeiro, com muita ação, drama, ficção. Os Efeitos dos filmes estão bem melhores e a atuação da Jennifer Lawrence está tão perfeita que merece outro oscar.
    Thais P.
    Thais P.

Enviada em 15 de novembro de 2013
    Bom, Jogos Vorazes já tinha me surpreendido muito! E agora com Jogos Vorazes - Em Chamas então... Simplesmente o melhor filme em que assistir na minha vida e com certeza o melhor filme do ano. A atuação muito boa dos atores. Pra quem gosta dos filmes baseados em livros vai amar Em Chamas, pois foi muito fiel ao livro. Você entra por completo no filme! Eu acho que Valeu cada centavo gasto no filme. Todos devem assistir !
    Arthur T.
    Arthur T.

Enviada em 16 de novembro de 2013
    Depois de mais de um ano de espera, chega aos cinemas esse filme que veio pra dar um sentido maior à palavra épico. É uma das únicas palavras que me vem a mente quando me lembro da experiência que eu tive na manhã em que eu o assisti. Como grande fã da saga, tinha lido os livros e Em Chamas foi o preferido e o meu recorde de quantidade de vezes em que li. Minha expectativa era, sim, muito grande e eu já imaginava que ia ser algo grandioso, estrondoso e, claro, épico. Mas não esperava tanto. Francis Lawrence criou uma atmosfera que eu não senti ao ler os livros e adicionou cenas, efeitos e situações muito gratificantes aos fãs e também aos espectadores de primeira viagem! Posso dizer que o filme se equipara ou é até melhor que o livro!

As atuações não poderiam ser melhores. Jennifer Lawrence retornou no papel da sofredora, dúbia e guerreira Katniss, e fez um ótimo e emocionante trabalho. Josh Hutcherson retornou ao Peeta e o desenvolveu melhor. Francis conseguiu dar um tom mais másculo a ele, mas ainda conseguiu deixar a essência do real Peeta nele (o que foi muito bom). Liam Hemsworth faz o ainda apagado Gale, mas cumpre o seu papel, um pouco maior, bem. Os próximos filmes, de acordo com os livros, vão dá-lo um maior destaque, só resta esperar. Effie ganhou, merecidamente, maior destaque nessa sequência e Elizabeth Banks conseguiu mostra o lado extravagante dela e ainda emocionar em algumas partes dando vida a essa personagem. Haymitch representou um dos melhores personagens na tela graças a Woody Harrelson, que deu o tom exato ao antigo mentor, agora amigo, de Katniss e Peeta. Esse personagem rendeu cenas engraçadas, claro. O cantor Lenny Krevitz, interpretando o calmo Cinna, honrou o personagem e o fez muito bem, spoiler: dando adeus em grande estilo com tudo o que o personagem deixou e ainda deixará para Katniss
    . Mas o show mesmo aconteceu nas adições. Sam Caflin surpreendeu interpretando, o tão desejado por todos, Finnick Odair. Sam deu uma cara muito respeitável a esse personagem, fazendo muitos fãs gritarem pela beleza, atitude e, porque não, emoção que ele imprimiu em uma das cenas do longa. Jena Malone, incrivelmente, é a própria Johanna. Tudo dela me lembra a própria. Não bastava Johanna ser uma das minhas personagens preferidas, Jena conseguiu aumentar esse meu amor. Philip Seymour Hoffman, claro, entrega um trabalho muito bom e representa um Plutarch respeitável que, junto com o presidente Snow (Donald Sutherland), reproduz cenas memoráveis e originais, já que o livro não nos mostra as mesmas. Por último, temos Jeffrey Wright, como Beetee, que se mostra uma adição interessante, mas pouco explorada. Nos próximos filmes teremos a oportunidade de vê-lo e conhecê-lo melhor!

Em se tratando da disposição do filme, é gratificante ver como as cenas foram bem trabalhadas e deu tempo pra quase tudo fluir bem. A primeira parte, apesar de ser muito lenta no livro, conseguiu um ritmo muito legal e deu uma base explicativa para o desenrolar da trama. Não acho que o público que não leu o livro vá se sentir muito perdido, tudo é bem explicado e mostrado. A conversa com Snow, a Turnê da Vitória, as rebeliões, tudo tem seu espaço nessa primeira parte. Na segunda parte, no meio, onde é anunciado o terceiro Massacre Quaternário e que os antigos vitoriosos vão participar e voltar para a arena, a emoção toma conta e Jennifer faz um ótimo trabalho. Aliás, Jennifer, Josh e Woody o fazem. Ainda na segunda parte, onde conhecemos caras novas (como Finnick e Johanna) e podemos apreciar de algumas gargalhadas com situações que deveriam ser trágicas, não fosse pelo ofuscamento político que a Capital ainda possui, tais personagens marcam presença e abrem caminho para darem um show. O problema mesmo, ainda que compreensivo, está na terceira parte, onde tudo acontece muito rápido na arena e, talvez fique difícil para aqueles que não leram o livro de acompanhar as pessoas que acabaram de ser apresentadas salvando personagens, morrendo ou fazendo coisas sem sentido, ou seja, com alguns personagens não há o desenvolvimento necessário e, portanto, não há afinidade. O final, portanto, serve para ligar algumas pontas soltas mas, obviamente, deixar algumas muito soltas para os próximos filmes, que prometem demais. A cena final, focando Jennifer, chega a arrepiar e prepara o terreno para o grandioso A Esperança. O final da terceira parte, realmente, não desaponta, trazendo imagens excitantes e muito bem produzidas, spoiler: A exemplo da destruição sensacional da arena.

Um outro problema, que pode dificultar a compreensão do decorrer da história, é todo o gancho do Distrito 13. No livro, uns dois capítulos são reservados para uma trama em que é criado o suspense de o Distrito 13 existir ou não. spoiler: No final do filme, descobrimos que o Distrito 13 realmente existe, mas como o espectador não foi muito informado, tal revelação não se mostra tão reveladora quanto foi no livro. Tal fato é preocupante, já que o enredo do terceiro livro (terceiro e quarto filmes) se passa muito nesse mesmo distrito.
    Não se sabe o que vai ser feito para explicar mais sobre esse importante gancho, só acho que poderiam ter feito alguma coisa maior para introduzir uma parte tão essencial da trama.

Uma coisa muito importante a se falar é sobre o conteúdo político, não muito explorado no primeiro filme e mais realçado nessa sequência. É interessante demais ver uma saga feita para o público jovem trazendo esse conteúdo, e lançando temas como injustiça social, banalização da violência, influência dos meios de comunicação e resistência social. Em Chamas, mesmo com muita coisa pra mostrar, guarda espaço pra isso e mostra situações que já acontecem hoje e outras que podem vir a acontecer, provando o definição da saga como distopia. A influência do governo, no filme representada pelo presidente Snow, atinge tudo e qualquer coisa: a segurança dos distritos, a programação do que é passado para o país, a mentalidade dos oprimidos (agora mais rebeldes), e claro, os Jogos Vorazes. Ou seja, a esfera política está maior, e só vai crescer com o próximo filme, mostrando que a indústria cinematográfica pode criar produtos que façam pensar e que também empolgam. Esse filme, felizmente, consegue realizar isso muito bem.
    Elias N.
    Elias N.

Enviada em 15 de novembro de 2013
    os fãs com certeza saíram da sala com sonhos,desejos e expectativas realizadas, pois ele foi um espetáculo, tanto no visual quanto na trama. Com atores excelentes, cada ator teve seu momento, e já como se esperava uma atuação memorável de Jennifer Lawrence!!! Um grandioso filme.
    Virginia D.
    Virginia D.

Enviada em 17 de novembro de 2013
    Antes de ver o filme me dei ao trabalho de não ler uma crítica sequer para tecer a minha propria opinião e fiquei feliz ao lêr ontem que a maioria das criticas refletem o meu pensamento...bendita seja essa nova geração que curte tanto a leitura e bendito sejam esses autores que acompanham os pensamentos , angustias e questionamentos da nossa epoca. Quem vai ao cinema procurando apenas espetaculo de cinema guerras 3d e outras idiotices mais , vai sair decepcionado, mas quem vai procurando boas atuações (coitada da lamentável mocinha do Crepusculo perto de uma heroina tão forte interpretada pela ganhadora do oscar Jennifer Lawrence ).,O filme ainda passa longe de muitas cabeças pouco criticas apesar de tratar de abuso de poder, de direitos e deveres do estado, de sacrifícios pessoais, "pão e circo" e o papel do cidadão.O filme deixa um gancho no final para 3º e ultimo filme da saga num final estratégico e curioso...Vale cada centavo do ingresso.
    Jhonatan L
    Jhonatan L

Enviada em 17 de novembro de 2013
    Há um ano ‘’Jogos Vorazes’’ foi um sucesso indefinido, arrecadando US$ 691 mundialmente em 2012, sendo que o Brasil teve a maior bilheteria e com isso ‘’Jogos Vorazes – Em Chamas’’ foi lançado primeiramente aqui, para a alegria dos fãs.

Neste segundo capitulo da serie literária de Suzanne Collins começa com Katniss Everdeen retornando para casa em segurança após vencer a 74ª edição do reality show junto com seu colega Peeta Mellark. Mas ganhar também significa perder, e eles terão que dar meia volta e deixar suas famílias e seus amigos para embarcar no Tour da Vitória através dos distritos. Ao longo do caminho, Katniss sente que uma rebelião está se formando, mas o presidente Snow ainda mantém controle sob o Capitol enquanto organiza a 75ª edição anual dos Jogos Vorazes, a competição que pode mudar Panem para sempre.

O filme e superior em todos aos aspectos (efeitos visuais, especiais, mixagem de som e etc) e a causa disso é que o filme teve o orçamento dobrado do primeiro filme (US$ 150) e quem o dirigiu e o excelente Francis Lawrence que possuiu uma grande experiência em filmes de grande porte como ‘’Água Para Elefantes’’ ‘’Eu Sou a Lenda’’ e ‘’Constantine’’ (Todos ótimos), fez o filme de uma forma muito bem feita, trazendo o máximo que o livro oferece (como o gato Buttercup e a AVOX que não contem no primeiro filme), são simples detalhes, mais os fãs ficam muitos satisfeitos. Francis também trouxe a experiência das câmeras IMAX que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes, que realmente foi muito bem aproveitada no momento da arena, a violência que o filme conte e igual ao primeiro filme e não deixara ninguém ‘’assustado’’.

Jennifer Lawrence tem uma atuação realmente incrível no papel da ‘’Katniss’’ ela absorve as informações e sai de dentro dela um personagem perfeito e verdadeiro, o que pode trazer o seu segundo Oscar. Josh Hutcherson, Liam Hemsworth e Sam Claflin, estão ótimos, mais não roubam a cena como a Jena Malone que vai fazer muitos darem altas gargalhadas.

O roteiro está bom, que deixa o espectador preso na cadeira durante 146 minutos de projeção, a trilha sonora que passa somente nos créditos finais poderia ser mais utilizada em alguns momentos (como a música ‘’Gale Song’’ e ‘’Devil May Cry’’). O filme mostra uma mensagem por traz da violência do filme, o banho de sangue da Cornucópia, esse realmente não é o foco do filme.

Em Chamas é uma boa sequência, com orçamento maior e melhorias em todos os aspectos, a franquia tem potencial para se tornar um ícone da cultura Pop, por retratar temas políticos de forma compreensível para os jovens.

Quem venha ‘A Esperança - Parte 1’’ e lembrando que o filme será lançado primeiramente no Brasil.

PS: Ouçam a trilha sonora que e muito boa e recomendo assistirem na maior tela que o cinema oferece.
    Jonathan G
    Jonathan G

Enviada em 16 de novembro de 2013
    Em chamas é o filme que todo mundo esperou, criou expectativas e o resultado é o mais satisfatorio possivel!!! Sim, o filme é fantastico, garanto que não via uma adaptação tão boa pós Harry Potter. O filme pssui atuações ótimas, um ritmo envolvente, uma fotografia belissima e um roteiro bem amarrado. Perfeito!!!
    Mauricio J.
    Mauricio J.

Enviada em 16 de novembro de 2013
    15 de Novembro, o aguardado dia desde 2012, quando chegamos nas salas de cinema para ver "Amanhecer - Parte 2" e nos deparamos com um maravilhoso Teaser Trailer do filme, a exato um ano. Hoje o Brasil teve a chance de ser com exclusividade o filme "Jogos Vorazes - Em Chamas" e se você gostou de "Jogos Vorazes" se prepare, a perfeição de "Jogos Vorazes - Em Chamas" esta em dobro. No segundo capitulo da quadrilogia (Ultimo livro será dividido em duas partes) "Jogos Vorazes" tem muito mistério, drama, suspense e comedia e faz com que ninguém reclame do filme!

A primeira coisa que notamos que é impossível não notar foi o crescimento da estrutura quando comparamos o primeiro filme com "Jogos Vorazes - Em Chamas", os efeitos especiais estão mais realistas, as atuações são extremamente complexas, o roteiro do filme esta ótimo e para finalizar temos uma maquiagem e um figurino espetacular. "Jogos Vorazes - Em Chamas" conseguiu fazer jus a esta serie que já esta crescida e faz com que as pessoas que não gostam da serie se apaixone por ela.

Todos sabemos que Jennifer Lawrence é uma excelente atriz, porem, ela conseguiu se superar, desde o "O Lado Bom Da Vida" fiquei impressionado com a sua atuação e tinha grande esperança neste filme e não me decepcionei, Lawrence simplesmente rouba a cena em todas que aparece. Todos os atores trabalharam bem, principalmente o maravilhoso Donald Sutherland que encarnou completamente no perverso Presidente Snow. Para finalizar o quesito de atuações, não podemos deixar de falar de Jena Malone que fez um maravilhoso trabalho em sua atuação como Johanna Mason, realmente maravilhosa e ficou uma bela disputa para saber quem roubava mais a cena, se era Jennifer Lawrence oou Jena Malone.

O orçamento do filme aumentou em comparação com o primeiro filme, mais de 60 Milhões, e podemos perceber este avanço no quesito de efeitos especiais, que surpreendeu. Podemos ver com mais clareza os efeitos nos momentos em que os personagem encontra as barreiras do #TickTock e quando Katniss destrói a arena no final do filme. Realmente maravilhoso!

Outro ponto do filme que gostei muito foi que a direção do filme não deu muita importância as cenas de mortes e sangrentas e optaram por fazer um filme bem dramático, mas mesmo assim temos ótimas cenas de luta. Dois outros pontos que merecem ser destacados são o modo em que Katniss fica perturbada apos os jogos (74° Edição) e começa a se ver matando pessoas, sendo que esta matando uma galinha e outro ponto que merece um grande destaque é o final do filme, quando vemos pelos olhos de Katniss os personagens, quando pensamos que todos estão traindo ela, mas no final das contas eles estavam tentando proteger ela.

"Jogos Vorazes - Em Chamas" não decepciona e consegue preencher um pouco do vazio deixado por Harry Potter e Crepúsculo, dando vida a continuação de um filme que conseguiu levar milhões de pessoas ao cinema e conseguirá fazer muitas pessoas virarem fã desta serie. Leia o livro e veja o filme, você verá pouquíssimas diferenças entre os dois e surpreenderá, alias, o filme todo é surpreendente!

Critica escrita por Mauricio Junio
    Sávio F.
    Sávio F.

Enviada em 16 de novembro de 2013
    A espera acabou. Mais de um ano se passou, e Jogos Vorazes voltou na continuação entitulada "Em Chamas" e se consolidou como uma das melhores franquias infanto-juvenil da atualidade. Não só pela ótima interpretação dos atores, mas também pela perfeita sincronia entre diretor (Francis Lawrence), roteiristas ( Michael Arndt e Simon Beaufoy) e a história. Logo quando o diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme saiu, tive receio sobre o destino da franquia, ainda mais quando Francis Lawrence assumiu o cargo. É certo que Francis já lançou filmes de sucesso, como "Constantine" e "Eu Sou a Lenda", mas meu maior medo era de que o diretor se perdesse na história de Suzanne Collins e cometesse o mesmo erro que foi em "Água para Elefantes", adaptação do livro de Sara Gruen. Felizmente eu estava errado. O roteiro de Michael Arndt e Simon Beaufoy, escritores de aclamados filmes como "Pequena Miss Sunshine", “Toy Story 3” (que concorreu ao Oscar de melhor filme com "O Discurso do Rei" e "Cisne Negro")e “Quem Quer Ser Um Milionario (vencedor do Oscar de melhor filme), conseguiu dar ritmo à obra de Colins, dando a Francis condições de executar uma obra magnífica. Não é fácil unir ação e ideais políticos em um filme voltado a adolescentes, que, normalmente, se cansam perante cenas que envolvam qualquer tipo de ideal político. Mesmo que "mascarado", o ideal de que falo foi muito utilizado amparado na emotividade de Katniss ao ver um senhor do Distrito 11 ser brutalmente assassinado ao invocar o símbolo da esperança contra a ditadura. Temos também a não conformação de Peeta ao saber que enquanto muitos passam fome nos outros distritos, na capital as pessoas tomam uma bebida que os fazem vomitar, permitindo-os comer mais. Como telespectadores, assistimos atônitos a essas cenas, e sentimos a revolta e a dor desse povo oprimido por um ditador sanguinário. Impossível não nos comover com as várias frases escritas nos distritos, e a imagem do tordo no túnel do trem, clamando pela democracia e o fim do autoritarismo. Ponto à produção do filme, que conseguiu fazer o público tomar a decisão e apoiar Katniss em sua jornada contra Snow (Donald Sutherland). Em relação aos atores, só tenho elogios a fazer. Jennifer Lawrence, vencedora do Oscar, conseguiu, mais uma vez, dar vida a Katniss Everdeen, que agora, como um soldado que voltou da guerra e viveu as atrocidades que essa gera, sente os danos psicológicos acarretados durante sua participação nos Jogos Vorazes e se vê diante a possibilidade de voltar a arena onde seus pesadelos começaram. Certamente o trabalho minucioso de Lawrence resultou em uma atuação digna de premiações. Impossível não perceber sua feição de dor ao ser "sorteada" para o Massacre Quaternário ou o quanto tremia ao abraçar Peeta, que, por segundos, teve uma parada cardíaca ao bater em um campo eletromagnético. Outros dois atores que merecem atenção são Josh Hutcherson e Woody Harrelson, que interpretam Peeta Mellark e Haymitch Abernathy, que mesmo em aparições reduzidas, em vista do filme anterior, conseguem se impor na obra, tanto por seu amor ao povo e a Katniss, quanto pela vontade em encontrar uma razão para o seu viver. Jogos Vorazes: Em Chamas, é uma obra atípica, em que constrói uma personagem fora dos padrões vistos atualmente, que não acredita ou tem tempo para o amor. Aliás, Katniss sabe muito bem o que é o amor, tanto sabe que o usa para se manter viva na arena e na farsa que vive com Peeta diante o povo. Estamos diante da metáfora da nova mulher. Aquela que não se submete às vontades do homem, que sai de casa para trabalhar, depois volta e coloca ordem na casa. Para muitos Jogos Vorazes é apenas um filme comum, entretanto, nesses dois filmes se apresentou como uma obra metafórica que ilustra o século em que vivemos, com seus defeitos e transformações. A futilidade ainda é encontrada em reality show, que apenas tem a função de entreter o povo, tomando seu tempo e ofuscando a realidade. É a verdadeira política do “pão e circo”, originada na Roma antiga. Vemos também nessa obra mudanças que começam com o povo. Impossível não assimilar com as revoluções políticas do mundo real. O fim de governos ditatoriais e o inicio de uma democracia é o tão esperado sonho. Por fim, temos o surgimento da nova mulher, que pega seu arco e flecha e vai à luta contra o governo, o preconceito e o machismo. Isso, caros leitores, é Jogos Vorazes se mostrando um dos filmes mais atuais já produzidos, levando as telas os novos feitos e defeitos da sociedade contemporânea.

Sávio Fagundes
    @saviofagundes