O Lar das Crianças Peculiares
    Você assistiu O Lar das Crianças Peculiares ?

Venâncio H.
    Venâncio H.

Enviada em 5 de outubro de 2016
    Esperei demais. Talvez seja esse meu erro. Dou muita credibilidade ao Adoro Cinema, todavia esse filme não merece cinco nunca. Eu como cinéfilo e amante de literatura, ler o livro e assistir ao filme foi como se estivesse em um show de horrores...
    Bom, Tim Burton, notório seu egocentrismo ao não ser fiel à obra. Sabedor que geralmente os filmes por vezes se afastam do livro, Ok! Mas, o Sr. Tim mudou poderes, inventou cenas de modo a infantiliza-las... Conseguiu fazer a história da Srta. Peregrine tornar-se comum e infantil, um cliché.
    Que pena...
    Uma estrela e meia pelo elenco literalmente peculiar. Excelentes atrizes e atores, péssimo Diretor e outros.
    Henrique X.
    Henrique X.

Enviada em 4 de outubro de 2016
    Contando com uma história sombria (pontuada com momentos de humor), Tim Burton apresenta em O Lar das Crianças Peculiares um universo fantástico - promovendo uma experiência visual impressionante. O filme falha apenas em algumas partes do roteiro, prejudicando o ritmo.

O personagem principal é Jake (Asa Butterfield), um adolescente que passou a infância ouvindo as histórias de seu querido avô Abe (Terence Stamp) sobre o orfanato da Srta. Peregrine (Eva Green) e as crianças com habilidades sobrenaturais. Quando o avô de Jake sofre um ataque misterioso, deixa pistas para que o protagonista descubra os segredos por trás do incidente. Partindo em viagem para uma ilha em Gales, Jake encontra o tal orfanato, conhecendo a Srta. Peregrine e as crianças peculiares. O garoto se dá conta de que as histórias de seu avô eram verdadeiras e percebe que possui uma ligação com aquela realidade. Logo lhe é revelado que a Srta. Peregrine e as crianças correm grande perigo e ele precisa ajudá-las contra criaturas horrendas comandadas por Barron (Samuel L. Jackson).

Não há dúvidas de que essa história tem a “cara” do Tim Burton (Edward Mãos-de-Tesoura, A Noiva-Cadáver, A Fantástica Fábrica de Chocolate) . O diretor é conhecido por criar climas sombrios e assustadores em seus filmes e personagens (sempre com tom misterioso) e isso ele faz muito bem em O Lar das Crianças Peculiares. A narrativa do longa é construída para deixar o espectador apreensivo e temeroso pelo o quê pode vir a acontecer. Porém, os momentos de susto e tensão logo são suavizados (de maneira acertada) com o uso do humor, considerando que o público-alvo é o infanto-juvenil. E é interessante notar como o diretor parece se divertir ao realizar pequenas homenagens durante o longa.

Ressaltando o tom macabro, os monstros vilanescos são deveras assustadores e bem concebidos. Ao juntar o bom design de produção com efeitos digitais e práticos, o resultado é uma experiência visual impressionante que possibilita uma maior imersão do público no universo do filme. As cenas em que as crianças demonstram suas peculiaridades são belas de apreciar (assim com as batalhas) e a sequência em que Emma Bloom (Ella Purnell) conduz Jake (Butterfield) até seu esconderijo, particularmente, me encantou os olhos.

O visual do filme fez ótimo uso do roteiro de Jane Goldman (Kick-Ass, Kingsman, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido). Já esta teve o desafio natural de adaptar a fabulosa história do livro best-seller O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares de Ranson Riggs. De modo geral, a construção da trama é eficiente. Os dois primeiros atos são lentos (de forma compreensível) ao estabelecer as regras desse novo universo (Jake vai aprendendo tudo junto com o público). No terceiro ato, como se não houvesse mais tempo para terminar a história, o filme acelera demais os acontecimentos, ocasionando resoluções superficiais e levando o espectador a ter que simplesmente aceitar algumas situações (observe como tudo tende a dar certo nos conflitos finais). Há também algumas inconsistências, fora que a relação de Jake com as crianças (e suas peculiaridades) poderia ter sido mais explorada.

Asa Butterfield protagoniza um Jake apático que vai ganhando forças a medida que este entende seu dever. O personagem também funciona como uma extensão do público até o universo do filme, o que explica sua passividade - porém é de se esperar mais expressividade numa possível continuação. Eva Green demonstra em sua Srta. Peregrine, uma diretora acolhedora e encantadora, mas cheia de mistérios. Representando o antagonista, Barron de Samuel L. Jackson é ao mesmo tempo assustador e irônico, soltando piadinhas colocadas entre seus feitos ameaçadores. Terence Stamp faz uma participação no filme ao dar vida a Abe, o avô de Jake e por quem este possui muita afeição.

A jornada do protagonista é acompanhada pelo inteligente uso da fotografia de Bruno Delbonnel. Jake (Butterfield) passa a vida sentindo-se deslocado: sua relação com o pai (Chris O’Dowd) é distante e pouco (ou nada) afetiva. O garoto tampouco se dá bem com os colegas de escola, pois sempre foi alvo de piadas. Nesse sentido, a cor cinza presente no início se faz condizente ao sentimento do personagem por mostrar frieza e certa tristeza de Jake, ao passo que também remete o clima sombrio e misterioso que envolve a trama. Isso muda quando o jovem conhece as crianças peculiares do orfanato da Srta. Peregrine: o ambiente fica colorido e alegre - e o herói encontra seu propósito. Importante destacar aqui a ineficiência do 3D ao escurecer demais a película, prejudicando a experiência.

Por mais que deixe a desejar no ritmo e em alguns pontos do roteiro, O Lar das Crianças Peculiares não compromete a incrível experiência visual proporcionada pela projeção. A história é tão intrigante que fica aquele “gostinho de quero mais” quando os créditos finais começam a subir. Imaginem o quanto é possível explorar dali... Bom... Que não demore a chegar nos cinemas mais peculiaridades desse universo!

Nota do crítico: 3.0/5.0.

Por Henrique Xaxá.
    Roberto F.
    Roberto F.

Enviada em 4 de outubro de 2016
    PIOR TIM BURTON DE TODOS OS TEMPOS
    ELE TOMOU LIBERDADES ARTÍSTICAS QUE DESTRUÍRAM A OBRA ...O EGO FOI ÀS ALTURAS ...INFELIZMENTE
    Alisson C.
    Alisson C.

Enviada em 3 de outubro de 2016
    Filme sensacional, mais uma vez o Tim fez seu papel como um diretor fantástico, para finalizar trilha sonora impecável.
    Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 3 de outubro de 2016
    (...)o filme entrega mais um encantador universo fantasioso, assim como um show de pequenos horrores que é o trabalho do diretor Tim Burton.
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 5 de fevereiro de 2017
    Que filme mágico! Cada vez mais, Tim Burton, nos faz apaixonar por sua obras, nos mostra que há beleza no diferente, no exótico, extravagante, meu que história bárbara! Quanta aventura e emoção! Simplesmente eu amei! Elenco Top! Efeitos visuais muito bom! Que tenha o segundo filme.
    Alan David
    Alan David

Enviada em 3 de outubro de 2016
    Bela produção e trama envolvente, mesmo derrapando para o final, tem um roteiro sem pressa e muito bons efeitos, só precisava de um vilão melhor e aproveitar Eva Green o filme todo.
    Michel B.
    Michel B.

Enviada em 2 de outubro de 2016
    Eu já estava sentindo falta de um bom e destacado filme do Tim Burton, e este não poderia ser melhor para que ele desenvolve se. Li o livro durante as férias especialmente para acompanhar bem o filme quando fosse lançado. De cara, já é notável que vemos algumas mudanças, como a troca de posição das personagens Emma e Olive, mas isso não afeta o filme em nenhum sentido, até melhora. O começo e o fim do filme ficaram de certa forma arrastado, mas o clímax se torna bem divertido e interessante. Outra coisa que chama a atenção é a fotografia e os efeitos especiais que deixam qualquer um encantado, já estou torcendo por uma sequência.
    Thays P.
    Thays P.

Enviada em 2 de outubro de 2016
    Decepcionante pra quem leu o livro! Os que não leram, vão achar, no máximo, um filme legalzinho. Pra quem leu, melhor nem assistir. Eu entendo que se trata de adaptação, mas era realmente necessário trocar a peculiaridade da personagem principal?!
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 1 de outubro de 2016
    O lar das crianças peculiares - Com certeza para quem leu o livro vai achar que o filme não é tudo isso, mesmo assim eu gostei demais, Achei um grande filme, com grandes efeitos e recomendo