Notas dos Filmes
Meu AdoroCinema
    Os Mercenários 2
    Críticas AdoroCinema
    3,5
    Bom
    Os Mercenários 2

    Agora sim!

    por Lucas Salgado

    Lançado em 2010, Os Mercenários prometia muita ação e nostalgia ao reunir vários astros do cinema de ação. Infelizmente, muito ficou apenas na promessa e o filme decepcionou através de atuações sofríveis (em especial as de Giselle ItiéDavid Zayas) e um roteiro muito mal desenvolvido. Agora, para a felicidade dos fãs, Os Mercenários 2 consegue ser tudo aquilo que o original tentou mas não conseguiu.

    O texto ainda possui algumas falhas, principalmente no que diz respeito a tentativa de se criar frases de efeito, que acabam não funcionando. O longa possui uma série de diálogos sofríveis. A vantagem é que quando os atores calam a boca e partem para a briga, conferimos uma ação bem superior àquela vista no primeiro. A primeira sequência, que mostra o grupo resgatando um executivo sequestrado, já dá bem o cartão de visitas, deixando claro que não faltaria ação.

    Desde a ótima, mas curta, cena em uma igreja no primeiro longa, que os fãs de Sylvester StalloneBruce WillisArnold Schwarzenegger sonham em ver mais do trio. E isso acontece nesta continuação. Os astros de Duro de Matar e O Exterminador do Futuro deixam de contar com meras pontas e passam a ter uma participação maior. Jason StathamTerry CrewsRandy Couture e o estreante na turma Liam Hemsworth integram bem o grupo dos mercenários, mas é inegável que as grandes cenas são aquelas em que Stallone, Wills e Schwarzenegger estão juntos.

    Outro destaque à parte é Chuck Norris. Ele tem uma ótima participação, sempre ao som de Ennio Morricone e seu clássico tema de Três Homens em Conflito. O original ainda pretendia ser um filme sério e o principal mérito dessa continuação é se assumir como uma espécie de autoparódia desses grandes astros. Isso fica claro atráves de referências a Rambo, John McClane e ao exterminador. Também é sensacional ver Norris brincando com uma citação clara ao "Chuck Norris Facts", site que divulga fatos e características fictícias que virou sensação nos últimos anos.

    Curiosamente, o longa faz a opção de usar Dolph Lundgren como uma espécie de alívio cômico, usando seu personagem como objeto de implicância pelo resto da turma. Jet Li está de volta, mas tem uma participação tão pequena que dá a impressão de que não estava disponível durante toda a filmagem. 

    Os apaixonados pelo cinema de ação vão gostar de ver Jean-Claude Van Damme na pele do vilão principal da história. Ele está bem e é ótimo vê-lo dando seu clássico golpe rotatório. Numa prova de que o roteiro não pretende levar-se a sério, o nome do personagem do ator é Vilain - faltando apenas um "L" para formar a palavra "vilão" em inglês.

    Conhecido pelo trabalho em Lara Croft: Tomb Raider e Assassino a Preço FixoSimon West assume a função de diretor, que foi de Stallone no original. A mudança também vez bem para a produção. Por mais que West não seja um grande cineasta, ele se revelou menos preguiçoso que o astro.

    Não dá para dizer que Os Mercenários 2 é um grande filme. Se você não tem nenhuma ligação de nostalgia com os astros ou se nunca gostou das ações dos anos 80, não tem nada que ver este longa. Mas se, pelo contrário, cresceu vendo obras Stallone Cobra, Duro de Matar O Grande Dragão Branco, será difícil não se empolgar.

    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema

    Comentários

    Mostrar comentários
    Back to Top