Intocáveis
Legal
Intocáveis

Os opostos se atraem

por Bruno Carmelo

Não é só no Brasil que as comédias populares são peças indispensáveis do mercado de cinema nacional. A França também não vive sem suas produções com atores televisivos, de humor fácil, às vezes apelativo. A base das histórias costuma ser a comparação entre opostos, a diferença nada sutil entre grupos distintos. Assim como o Brasil tem seu Se Eu Fosse Você, a França tem este Intocáveis, que se tornou o segundo maior sucesso de bilheteria da história do cinema francês.

Foto - FILM - Intouchables : 182745Os opostos em questão são Driss (Omar Sy), que é negro, pobre, inculto e agressivo, e Philippe (François Cluzet), que é branco, milionário, refinado e elegante. O primeiro dança como um rei da soul music, já o segundo é tetraplégico. Com um recurso bastante improvável do roteiro, Driss torna-se o assistente de Philippe. Assim começa a comédia.

Diversas pessoas pararam por aí e já criticaram o filme em sua origem. A simples presença de estereótipos, evidentes e voluntários neste caso, foi percebida como sinônimo de baixa qualidade. Ora, o mais interessante neste caso é pensar como foram usados os estereótipos. O que poderia constituir apenas mais um filme grandiloquente sobre a tolerância da diferença acaba sendo, neste caso, uma obra muito mais inteligente.

Inicialmente, Intocáveis está interessado em mostrar como estes dois homens reconhecem muito bem seus grupos sociais, e estão cansados de serem inseridos neles. Para o roteiro, interessam mais as semelhanças improváveis entre ambos (a paixão pela música, o respeito pela família, o prazer pelos esportes radicais, o desprezo pelas convenções) do que suas diferenças. Grande parte do humor vem justamente das aproximações entre ambos.

Isto não significa que esta produção seja subversiva, ou que ela rompa com os clichês, nada disso. Ela apenas o utiliza como ponto de partida. Os dois homens são devidamente humanizados, e mantém seus tons politicamente incorretos do início ao fim. As deficiências de cada um (social em um caso, física no outro) servem para torná-los semelhantes e complementares.

Foto - FILM : 182745Com esta parte esclarecida, pode-se dizer que Intocáveis tem um ritmo notável, praticamente um modelo a ser seguido por muitas comédias por aí. Com quase duas horas de duração, ele explora todas as possíveis piadas de origem religiosa, política, sexual e outras, sem jamais se estender demais no texto ou na montagem. Apresenta-se o humor e passa-se a outra coisa. Isso evita que algumas sequências percam a graça, ou que o filme canse. Da primeira à última cena, o ritmo do texto é intenso, enxuto. O cuidadoso trabalho do roteiro foi essencial para o sucesso desta produção.

A crítica americana acusou Intocáveis de racismo, já a francesa insistiu que o filme quer propagar estereótipos. Os dois argumentos parecem exagerados para esta produção muito mais humana do que se imaginava. Ao evitar tanto o moralismo quanto o prazer da polêmica, Intocáveis consegue ser uma comédia escrachada, politicamente incorreta, mas perfeitamente equilibrada em seu discurso, capaz de agradar adultos e jovens, de direita ou esquerda, de qualquer etnia ou grupo social. Talvez por isso ele tenha conquistado um sucesso tão grande na França e no mundo.

• Vagner C.
    Esse é o melhor filme que vi em muito tempo, uma lição muito bem humorada de amizade.
  • Elvira A.
    Um filme lindo, emocionante, divertido. Mostra o quanto uma verdadeira amizade não se importa com questões de preconceito social ou racial. Excelentes desempenhos.
  • DidoM
    A critica está boa mas realmente é um pecado comparar este filme com o beeeeeemmm regular "Se Eu Fosse Você". Se as comédias brasileiras de uma maneira em geral conseguissem imprimir a metade da sensibilidade desta obra, eu me daria por satisfeito!
  • PauloHenrique88
    Um dos melhores filmes que já assisti na minha vida!
  • Maricelia D.
    esse filme nos mostrar forças e vontade de viver. e superar os problemas da vida, o preconceitos e desigualdade humana. e ser feliz e o que importa.
  • Joao Gabriel D.
    Não entendi essa. O cara fala bem do filme a crítica inteira, no final, ele dá três estrelas. Vai entender!
  • lyrionmatheus
    Não achei onde estão as outras duas estrelas!
  • Felipe M.
    um dos melhores filmes já feitos!
  • Bruno S.
    Ótimo filme, só não entendi as 3 estrelas!
  • Carlinha Oliveira
    Um filme emocionante. Bem enxuto, lúcido e envolvente. ^^
  • Roger G.
    Clichê, apelativo e sem graça. Tudo nesse filme já pode ser visto em outras produções muito melhores. Um filme feito para agradar as massa, é isso.
  • Roger G.
    Acho que gosto é gosto meu caro. Na minha crítica eu escrevo o que eu acho do filme, então você não tem que gostar ou não. Achei um filme clichê, apelativo, sem graça e pronto! Não é o gênero e nem o estilo de filme que eu gosto. Mas me desculpe se você faz parte da "massa" para qual o filme foi feito.
  • Roger G.
    Americano, francês, brasileiro, não gostaria do filme e pronto! Não acho que estou acima de ninguém apenas dei a minha opinião. Não acho que o filme foi feito por amor ao cinema, mas sim visando lucro. E o que é o mais importante para conseguir lucro? Resposta: Agradar uma grande quantidade de pessoas ( não usei o termo "massas" por que você se sentiu ofendido). Não estou desmerecendo ninguém, só não gostei do filme e pronto! Agora até a minha opinião tem agradar uma grande quantidade de pessoas.
  • Roger G.
    Em nenhum momento eu disse que eu era "da elite" e/ou "especial". Apenas me defendi de alguém que fez um comentário falando que eu tenho deficiência apenas por não gostar do filme. Mas em partes eu concordo com você. Com o tempo o nosso gosto vai refinando. Talvez isso esteja acontecendo comigo. Me desculpe se você se ofendeu com meu comentário, não foi minha intenção desmerecer ninguém. Bazinga!
  • Walan A.
    Concordo.........
  • Michelle H.
    Perfeito...
  • Fabio A.
    na o gostei
  • Fabio A.
    nao gosteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nem parece comedia
  • Roger G.
    Filme "bonito" não é comigo.
  • Sumaia S.
    Excelente!Filme ágil, divertido, atuações convincentes. Foi uma grata surpresa!
  • Marcio S.
    Nota 10 o filme.Recomendo.
  • Samara L.
    Maravilhoso !!!