As Vantagens de Ser Invisível
    Você assistiu As Vantagens de Ser Invisível ?

Mayara H.
    Mayara H.

Enviada em 20 de junho de 2013
    "As Vantagens de Ser Invisível" é o tipo de filme que não pode deixar de ser visto, mesmo que no fim o público acabe odiando. Por mais que seja tentador assistir a qualquer outro filme cheio de sangue, morte, sustos e tiros, a suavidade com que o filme foi produzido faz valer a pena cada minuto do que se passou com cada personagem.
    De início, soa como um filme em que se encontra em qualquer esquina, um draminha colegial qualquer, que já estamos cansados de ver ser lançado todos os anos, sem nenhuma mudança no contexto geral, apenas mudança de personagens. No entanto, com o desenrolar da história, percebe-se que há um diferencial muito interessante entre AVDSI e outros filmes adolescentes, afinal, a grande maioria trata o público jovem como um assunto meramente banal, no qual não vale se aprofundar porque no fim das contas é tudo a mesma coisa. Quando, na verdade, quem produziu o filme esqueceu como é ter 16, 17 anos.
    Quando tratados individualmente, nota-se que cada personagem tem uma peculiaridade na qual vale a pena - e muito! - observar. E, aos poucos, sem perceber, quem assiste, se familiariza com o ambiente, com as situações, com os sentimentos, enfim, com o enredo por completo e quase chega a fazer parte da história.
    Sem falar que a escolha dos protagonistas não poderia ser melhor. Todos mostraram que são donos de uma versatilidade admirável: Logan Lerman deixou de ser o menino do acampamento meio sangue, filho de Poseidon, para se tornar um garoto sensível, depressivo e que, até mesmo, possui alguns traços de highly sensitive - considerando o fato de ele nunca conseguir pensar só em si, apenas nas pessoas e em seus respectivos sofrimentos - e o fez muito bem; Emma Watson provou que não se deixou afetar por seus 10 anos de dedicação a Hermione e que pode muito bem dar vida a qualquer outra personagem que lhe seja proposta; e, por último e não menos importante, Ezra Miller, que se desfez do seu magnífico papel como o sociopata Kevin e trouxe um lado mais divertido e descontraído para mostrar a realidade de um jovem homossexual.
    De forma geral, "As Vantagens de Ser Invisível" é uma obra simples e que possui, mesmo que sutilmente, a marca pessoal de Stephen Chbosky quase como se fosse realmente inspirado em sua adolescência. E, com certeza, é um filme para todas as idades. Para os que ainda estão perdidos e desajustados entre a infância e a peripécia de amadurecer e para os que se esqueceram como é ser adolescente depois que tornou-se pai de um.
    Rafael A.
    Rafael A.

Enviada em 4 de maio de 2013
    Stephen Chbosky escreveu em 1999 um livro chamado “As Vantagens de ser Invisível” (The Perks of Being a Wallflower), no qual um menino de 15 anos escreve cartas para uma pessoa anônima afim de contar suas passagens, quase como um jornal. As cartas exploram temas da adolescência, como entrar no colegial, apaixonar-se, encontrar amigos, ter as primeiras experiências sexuais, uso de drogas e homossexualidade. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Rocco, mesma editora de Harry Potter, Percy Jackson e Eragon. Com o sucesso do livro e uma perspectiva de voltar a dirigir um filme (já que tinha feito isso apenas em 1995), o autor do romance, Chbosky adaptou o roteiro e começou a rodar o longa.

No elenco Logan Lerman, Emma Watson, Ezra Miller, Dylan McDermott, Mae Whitman, Kate Walsh, Johnny Simmons e Paul Rudd, foram os responsáveis a levar vida aos personagens que tinham profundidade e conexões emocionais que o autor/diretor, exigiria deles.

Logan Lerman foi o responsável por viver Charlie, o menino de 15 anos que se constrói ao decorrer do filme e isto, sem dúvida é um dos fatores que fazem o filme ser tão bom! Aliás, gostaria de destacar aqui duas interpretações que são realmente de um brilho muito agradável ao filme, uma delas é justamente de Lerman, ele precisa fazer um menino tímido, acanhado e com muitos conflitos psicológicos, e o ator consegue destacar cada uma das características que o personagem necessita. Logan realmente se sobressai no papel, tem uma maturidade para a atuação e uma veracidade que surpreende. Temos cenas em que o ator está sozinho, e mentalmente perturbado, que temos uma noção exata do tamanho do “buraco” em que esta enfiado, além disso, ele consegue nos levar a sensações que só podemos sentir na adolescência, ou seja, nervosismo com o primeiro amor, o primeiro beijo, a busca por amigos, etc… Logan Lerman é um destes dois atores que se destacam muito no filme. O outro ator é Ezra Miller, que interpreta Patrick, um meio-irmão de Sam (Emma Watson), que é muito autêntico e homossexual. Ezra já tinha feitos filmes de gênero parecido, como “Confusões em Família” e “Precisamos Falar Sobre o Kevin”. Ezra é sem dúvida a estrela do filme, com um personagem bastante interesante, ousado e criativo, ele rouba a cena todas as vezes que aparece, tem um toque sensível, maduro e muito profundo. No filme, Patrick e Sam são irmão que acabam acolhendo Charlie após perceberem que ele é um menino solitário, este acolhimento é um processo rápido e ao mesmo tempo cativante, então o filme consegue expressar de uma forma bem icônica esta adaptação dos adolescentes e como podem melhorar suas relações tendo um pouco de amor ao próximo.

Aliás, “As Vantagens de ser Invisível” é um filme que consegue expor de forma muito delicada as várias faces da juventude. Tem uma história muito bem escrita, e como o autor é o diretor, acredito que a fidelidade para com o Livro, seja um dos fatores que deixam o filme ainda mais bonito.

Em termos técnicos, o filme tem uma ótima direção de fotografia, não é algo esplendoroso, mas é muito forte! Além disso, temos tomadas em planos abertos que são também muito bem dirigidas, como uma cena em que Charlie está vontando de casa após se despedir de Sam e começa a se sentir perturbado com tudo que esta acontecendo com sua vida. Outra cena muito interessante é quando Charlie se droga e começa a ver tudo ao seu redor de forma mais lenta. Trata-se de uma filmagem bem clássica, mas que é muito bonita visualmente. A decupagem de Charlie caminhando pela neve e lembrando da tia é muito bem feita, Nos dá a sensação clara de perturbação. Aliás, estas cenas em que Charlie começa a se lembrar da tia e da infância são construídas pouco a pouco no filme, ou seja, com uma hora de filme você tem a ideia de que algo deu errado no passado, mas ainda não sabe ao certo o que aconteceu. É um filme generoso em termos de roteiro, surpreendente.

Último ponto e não menos importante que acho legal destacar no filme, é a trilha sonora. Sim, é um dos pontos altos do filme, tanto quando os personagens conversam sobre música, como quando as trilhas são inseridas para caracterizar o ambiente. Trilhas que conseguem construir situações, e que dão o tom para cenas memoráveis como a de Sam em pé, passando pelo túnel.

“As Vantagens de ser Invisível” é um filme que me surpreendeu, positivamente. Acreditava que encontraria um filme básico sobre adolescência e que a imersão no filme seria pequena. Porém, é um filme que tem uma construção muito bem definida e direcionada, ele consegue te envolver do primeiro minuto até o seu final. Tem frases memoráveis, como “Escolhemos o amor que achamos que merecemos”, e muitas outras…

Sem dúvida, um filme que vale a pena ser assistido, comprado e indicado!
    Enviada em 18 de outubro de 2019
    Aqui, os jovens descolados são os deslocados; infinitos, os invisíveis. Drama adolescente sincero, em que um Lerman maduro surpreende num personagem complexo e Miller rouba cada cena, num papel que parece feito pra si. Update de Clube dos Cinco. Upgrade! Aquele filme que transmite tanto carinho dos envolvidos que parece que foi feito especialmente para nós. Poucos dos dramas indies recentes compreenderam tão bem seus personagens e a passagem da adolescência para a vida adulta. Watson também está adorável - neste forte candidato a cult. É interessante ver como Chbosky foge dos estereótipos que marcam estes filmes adolescentes, construindo assim uma sensível história de amadurecimento, com coragem para abordar temas sérios e com personagens complexos. Uma excelente modernização dos filmes de adolescente sob um escopo indie. E aquela cena em que Heros de Bowie toca...Momentos que ficam na memória. NOTA : 9.5 / 10
    Gabriela K.
    Gabriela K.

Enviada em 7 de dezembro de 2013
    Esperava mais, principalmente depois de ter lido o livro... muita coisa que eu considerava importante ficou de fora. De qualquer jeito, bom filme!! Algumas partes me fizeram lembrar de "Clube dos Cinco"
    João Gabriel B.
    João Gabriel B.

Enviada em 19 de novembro de 2013
    Um dos melhores filmes que eu já assisti,esse filme te toca,te emociona,se você for mais velho vai sentir saudades da época de adolescente e se emocionar,se estiver passando por essa fase,vai se emocionar mais ainda,o filme te deixa com uma sensação de "Eu vou sentir falta disso quando crescer." O trio principal está excelente, Logan Lerman faz a sua melhor atuação no cinema até agora no papel de Charlie, Ezra Miller repete outra ótima atuação na pele de Patrick,e Emma Watson está mostrando a todos que é mais do que a Hermione no papel de Sam. Esse trio de protagonistas é extremamente carismático,a trilha sonora do filme é emocionante demais ! Esse filme é muito especial pra mim...não sei se é porque quando assisiti,a minha situação era praticamente idêntica a de Charlie. Acho que assim como esse filme me marcou,ele vai marcar a qualquer um que assistir.
    Jonathan Y.
    Jonathan Y.

Enviada em 6 de junho de 2013
    Esse filme, simplesmente entrou pra minha lista de filmes favoritos ! É de um enredo maginífico, com um elenco jovem porém ótimo ! Parece que foi a melhor escolha de atores para seus devídos papéis, desde " The Godfather ", a forma de como Logan Lerman "incorporou" Charlie ficou espetacular! Esse filme tinha tudo pra ser indicado ao Oscar e ser um dos princípais destaques do mesmo, mas como de custume, muitos filmes ótimos ficam de fora do Oscar por ignorância, às vezes, dos membros da Academia. Um filme mavarilhoso,emocionante e impactante, um filme que não deveria ter fim ! rs
    Rayane G.
    Rayane G.

Enviada em 30 de dezembro de 2014
    Na minha opinião eu achei incrivelmente maravilhoso, ele consegue prender sua atenção do incio ao fim e fazer você se sentir dentro do filme, vivendo os personagens, participando dos seus dramas. Apesar do filme ter sido produzido para um público adolescente, foge do padrão, e vai além dos romances, faz nos sentirmos vivos. Sem contar com as revelações incríveis no final do filme, que faz nos sentirmos mais apaixonados pelo filme em si.
    Ricardo T.
    Ricardo T.

Enviada em 17 de janeiro de 2013
    Um dos melhores filmes que já assisti na minha vida. RECOMENDO!
    Anderson G.
    Anderson G.

Enviada em 26 de maio de 2013
    Um filme sobre mudancas, superacoes e auto criticas. Adorei a experienciencia de saborear este instigante filme, o amor acontece na medida que o deixamos nos afetar e precisamos dele. Altamente recomendavel
    Erika
    Erika

Enviada em 28 de fevereiro de 2015
    Fraco, sem trama, o que mais me surpreendeu foi o gosto das pessoas e as opiniões positivas.Isso seria mais para um capitulo de um seriado do que para um "filme".Existe gosto para tudo, o jeito é respeitar, porém, o numero de opiniões nem sempre é um indicativo, e esse filme foi uma frustração.