Críticas AdoroCinema do filme Atividade Paranormal 2
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Atividade Paranormal 2

Figurinha Repetida
De Francisco Russo

O sucesso de Atividade Paranormal, que custou apenas US$ 11 mil e arrecadou mais de US$ 100 milhões apenas nos Estados Unidos, fez com que uma sequência fosse inevitável. Como reza a cartilha dos filmes de terror em Hollywood, a continuação não demorou muito a entrar em produção. Apenas um ano depois, Atividade Paranormal 2 está nas telas de cinema. Lançado sob um clima de mistério absoluto, sem revelar a trama e informando muito pouco sobre o filme em si. A intenção é pegar o espectador desprevenido, incitar a curiosidade em ver o novo filme. Desnecessário.

Desnecessário porque o maior trunfo usado no lançamento do primeiro filme, o de que o visto em cena seria real e teria aterrorizado o público, foi por água abaixo. A fórmula do falso documentário que utiliza poucos efeitos especiais, apostando nas trucagens sonoras e nos enquadramentos para produzir tensão, já era conhecida. Esconder o filme soa mais como prevenção em relação aos que não gostaram do original, já que a fórmula é repetida nos mínimos detalhes. Só que estes, ao menos teoricamente, já não teriam muito interesse em assistir à continuação. Desta forma, o que há para esconder em Atividade Paranormal 2?

Muito pouco. A trama agora é centrada no casal Kristi e Daniel, que teve seu primeiro filho há pouco tempo. Após encontrarem a casa revirada, eles decidem adquirir um sistema de segurança que instala câmeras em diversos cômodos e ainda no lado de fora da casa. Bingo! O clima de confinamento filmado 24 horas, que fez sucesso no original, estava recriado. Para garantir a agilidade nas cenas, o elenco ainda carrega para todo e qualquer canto câmeras portáteis, gravando tudo o que acontece. E há ainda a possibilidade de filmagem noturna, o que gera sequências que lembram bastante, no visual, o cultuado REC.

O leitor mais atento deve se perguntar: e onde entra Katie, personagem principal do original, nesta história? Ela é irmã de Kristi e surge de vez em quando, em cenas que situam o novo filme em relação à cronologia da série. E, mais perto do final, tem participação crucial.

Atividade Paranormal 2 é filme feito para aqueles que gostaram do original. Recria o formato sem inovar em nada, mas novamente conseguindo gerar tensão. É um filme de espera, onde os pequenos movimentos incomodam mais pela expectativa do que está por vir do que propriamente pelo que acontece. Além disto, sua história é melhor desenvolvida do que no primeiro filme, que possuía diversas cenas que passavam a impressão de ali estarem apenas para ocupar espaço. Sem falar que Micah, o personagem mala, agora aparece bem pouco. O ar de criancice foi deixado de lado, valorizando a estranheza e o pânico diante do desconhecido. Bom filme, que acrescenta dados importantes e coerentes para a série como um todo.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De John R. Leonetti
Com Annabelle Wallis, Ward Horton
Terror
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Vingadores 2: A Era de Ultron
1. Os Vingadores 2: A Era de Ultron

De Joss Whedon

Com Chris Evans, Robert Downey Jr.

Filme - Ação

2. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1