Dezesseis Luas
    3,6
    Você assistiu Dezesseis Luas ?

Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 6 de julho de 2013
    Eleito como o novo “Crepúsculo”, “Dezesseis Luas” é igualmente baseado num livro mirado ao público infanto-juvenil que mistura elementos fantásticos (bruxas e feitiçarias ao invés de vampiros iluminados pelo sol) com um romance adolescente em seu núcleo, escrito por Kami Garcia e Margaret Stohl. As diferenças são a qualidade das duas obras (a da nova série é melhor) e por consequência ou não, o sucesso junto ao público desejado.

“Dezesseis Luas” não apelou às órfãs de Edward e Bella como planejado. Pelo menos não por enquanto, lembrando que “Crepúsculo” tomou consciência do que seria no segundo exemplar. Na trama passada numa minúscula cidade sulista dos EUA, Ethan Wade é um jovem popular e carismático, que deseja desesperadamente sair de tal fim de mundo. Nada para ele tem mais graça no local, até a chegada de uma nova aluna em sua classe, Lena Duchannes.

Ela é parte de uma família rica e temida pelos fanáticos religiosos locais, cujo tio Macon Ravenwood, que vive numa decrépita mansão, é tido como adorador de Satã. Ao longo os dois jovens principais começam a se conectar, e Ethan vai descobrindo mais do que ele podia imaginar sobre sua cidade e as lendas locais. Lena é uma jovem bruxa, e chegou na idade em que irá decidir (ou melhor, será decidido para ela) se continuará boa ou cambará para o “lado negro”... .

“Dezesseis Luas” obviamente é recomendado para adolescentes, mas a boa notícia é que não fere os adultos que decidirem acompanhar seus filhos, ou críticos que precisam avaliar a obra. O filme acerta em muitos quesitos. O cenário da pequena cidade é perfeito, assim como a descrição do protagonista logo no começo, quando diz que o único cinema exibe filmes que já saíram em DVD.

Os sotaques são carregadíssimos, e os protagonistas (os novatos Alden Ehrenreich e Alice Englert) envergonham o casal de “Crepúsculo” em carisma e química. Os diálogos escritos ou adaptados pelo diretor Richard LaGravenese (de “Escritores da Liberdade” e “P.S. Eu Te Amo”) são rápidos e espertos, aqui não temos tempo para longas encaradas “significativas”.

Os veteranos Jeremy Irons (o tio Macon), Emma Thompson (Sra. Lincoln / Sarafine), Viola Davis (Amma) e até Emmy Rossum (Ridley) dão certa credibilidade à obra, ao mesmo tempo em que “devoram” a tela com seus personagens chamativos, em especial Irons, Thompson e Rossum. O relacionamento entre os jovens protagonistas, que é o centro da trama, funciona e é crível o suficiente. O resto é igualmente intrigante para um produto juvenil.

É interessante ver explorado com detalhes o que as autoras prepararam para esse mundo. Com certo humor implícito, e algumas vezes explícito, certas cenas dentro da mansão lembram algo como “A família Addams” ou “Os Monstros”, onde somos apresentados a diversos personagens “coloridos”. O ponto negativo são os efeitos visuais, alguns de tão ruins parecem inacabados, como a figura que ocupava o corpo da personagem de Thompson. Nada que impeça o resultado geral, e certa vontade de mais após o desfecho. spoiler:
    Ana
    Ana

Enviada em 30 de junho de 2013
    Fazia muito tempo que não via um filme tão apaixonante, amei!!! ainda não li o livro mas tenho certeza que deve ser ótimo. Cheio de regionalismo e costumes locais, a história vai sendo narrada de forma simples, mas que deixa um requinte no ar e cenas picantes e ao mesmo tempo amáveis, realmente ótimo!!!!
    Daisy Cristina M.
    Daisy Cristina M.

Enviada em 29 de junho de 2013
    Filme ridículo! Assisti 1 hora de filme e desisti!
    Thiago R.
    Thiago R.

Enviada em 26 de maio de 2013
    Com certeza esse filme é BEM menos monótono e emo que Crepúsculo. Mas não deixa de ser uma saga adolescente, tem que gostar do gênero para assistir. Gostei que nesse filme tem várias referências literárias super legais e a atuação da Emma Thompson vale o filme todo.
    Valderlan S.
    Valderlan S.

Enviada em 18 de maio de 2013
    Cara, o filme é muito bom! Como já comentaram aqui, a única coisa que tem em comum com a saga crepúsculo, é um romance entre um humano e um sobrenatural. PARA POR AÍ.

O filme é muito divertido, e bem feito! Estória leve, fácil de digerir, e divertida. Agora quero ver a sequência inteira, junto com minha esposa. Espero que os outros livros saiam em filmes também.

Mais uma vez... o filme é muito bom, pode assistir!
    Guilherme D.
    Guilherme D.

Enviada em 14 de maio de 2013
    nunca tive uma experiência tão ruim como um filme desse. Primeiro lugar realmente tem alguns atores muito consagrados na trama do filme, temos que concordar. O filme é bem produzido, bem gravado. Mas a historia é simplesmente ridícula, é muito óbvio tudo, muito na cara. E o pior de tudo, o que realmente me fez desistir de assistir, por volta de uns 30 minutos depois de ter assistido e entendido um pouco a historia foi ver a atuação de Ethan Wate, eu acho que aqueles filmes de quinta categoria, feito no fundo do quintal conseguem atores melhores do que Alden Ehrenreich. A atuação dele é impossível, ele parece q ta perdido no filme, deveria realmente fazendo o papel de figurante, ele poderia ser simplesmente qualquer um dentro da sala de aula. As caretas que ele faz não batem com o filme, isso foi o que mais decepcionou foi o que me fez parar de assistir.
    André A.
    André A.

Enviada em 20 de dezembro de 2022
    Não compara-se com a saga Crepúsculo, pois não tem cenas impossíveis de entender e faz que goste do começo ate o fim . É um dos filmes que tem história no começo, meio e fim. Agora é aguardar a continuação da trilogia.
    Elisiane K.
    Elisiane K.

Enviada em 3 de junho de 2013
    Eu adorei o filme superou todas as minhas expectativas espero que façam a sequencia por que eu quero com certeza esta la na estreia do " Dezesseis luas"
    Alediane F.
    Alediane F.

Enviada em 2 de maio de 2013
    Filme de sessão da tarde!!! História até é boa, só faltou investir mais na produção!!!!!!!##!!!!!!!!!!!!§
    Erik S.
    Erik S.

Enviada em 30 de abril de 2013
    Não levou 5 estrelas pelo simples fato de terem rotulado o filme com a Saga Crepúsculo que ao assistirmos o filme vemos um filme mais maduro sem muita melosidade.
    Espero ancioso pela continuação. Sou daqueles que não gosto de ler então não li o livro e fica impossível o comparar com o filme (ou vice versa).
    É um filme que vale a pena mesmo pra quem não gosta muito dessas histórias de lobsomens, vampiros e bruxas.