João e Maria: Caçadores de Bruxas
    Você assistiu João e Maria: Caçadores de Bruxas ?

Djonathan O.
    Djonathan O.

Enviada em 9 de julho de 2013
    Muito bom apena assistir.
    Uma adaptacao do original e antigo Joao e Maria muito bem bolada com uma historia boa e facil entendimento.
    Daniel O.
    Daniel O.

Enviada em 23 de outubro de 2013
    Gostei muito deste filme, cheio de ação, efeitos visuais incríveis. Um filme pra todas as idades. Pegue a pipoca e assista sem medo de ser feliz.
    Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 6 de julho de 2013
    Conto de fadas sangrento tenta virar franquia, mas quem vai querer comprar um sub-Van Helsing?

Ruim

João e Maria - Caçadores de Bruxas (Hansel & Gretel: Witch Hunters), versão gore da fábula clássica dos irmãos Grimm, não tem mais nem menos banho de sangue do que muitos filmes de baixo orçamento ou produções direto para DVD voltadas para o mercado do terror. Para uma produção de grande estúdio que pega carona na moda dos contos de fada, porém, a sangueira até que é bem inesperada.

Não convém aqui discutir se foi uma boa estratégia ou se a violência cartunesca misturada com fábula infantil vai cair num vácuo demográfico (o filme pode ser impróprio para pré-adolescentes e considerado bobo por adolescentes). A questão é que a surpresa de ver astros como Jeremy Renner e Gemma Arterton besuntados de sangue falso é a única atração deste filme - que, de resto, é um grande equívoco de concepção e execução.

Na comparação, João e Maria - Caçadores de Bruxas faz Abraham Lincoln - Caçador de Vampiros parecer muito sofisticado. O parentesco mais próximo é com Van Helsing, não só porque as armas e os figurinos parecem reaproveitados do filme de 2004 (quando teremos um blockbuster sem vergonha de se assumir steampunk?), mas principalmente porque ambos tentam contar uma história medieval com uma linguagem pop e terminam num indeciso meio termo, descaracterizando tudo.

Van Helsing pelo menos não tinha a intenção - que hoje Hollywood trata como obrigação - de estabelecer uma nova franquia de ação. Desde o início João e Maria - Caçadores de Bruxas é apresentado e martelado como um produto que vieram nos oferecer na nossa porta, que o vendedor diz ser irrecusável mas não se presta a explicar pra que serve ou como funciona.

Quinze anos depois de sobreviverem à casa de doces, João/Hansel (Jeremy Renner) e Maria/Gretel (Gemma Arterton) ganham a vida como matadores de aluguel, indo de vila em vila atrás das tais bruxas. Produtos que são, seus diferenciais são a inovação (a vila do filme já tem um caçador de bruxas, mas incompetente e vil) e o ineditismo (ninguém da vila ouviu falar de João e Maria, embora o lugar seja perto de onde os irmãos cresceram e nos créditos iniciais a notícia dos dois tenha se espalhado).

Além da inovação e do ineditismo, todo produto de franquia implica uma legião pronta de fãs (não vendida separadamente). Então depois que a fama e o talento de João e Maria são repetidos pela décima vez em meia hora de filme, surge um fanboy adolescente medieval pra afirmar tudo de novo e emendar: "I'm a fan of your work!". Depois disso, dá até pra se divertir com algumas coisas que acontecem no clímax (a galeria de bruxas é bem politicamente incorreta), se você aguentar até o fim do filme.

Talvez um dia João e Maria - Caçadores de Bruxas seja visto como uma transgressora obra de arte que implode a lógica das franquias hollywoodianas ao revelar parodicamente suas entranhas, uma bomba de metalinguagem que deixa estilhaços e vísceras por todos os lados. Até lá, é só um filme com a ilusão de que pode imitar Os Vingadores (a superequipe com suas armas viradas pra câmera no final), o modelo de franquia hoje, como se ninguém fosse perceber
    Feeh J.
    Feeh J.

Enviada em 4 de julho de 2013
    Gostei muito do filme, mta acao, uma boa historia. So achei desnecessario a quantidade de sangue.
    Vinicius S.
    Vinicius S.

Enviada em 2 de julho de 2013
    O filme conta com um bom elenco e efeitos especiais,mas,porem,o filme não tem um enredo muito bom,basicamente o filme inteiro é eles matando bruxas e não passa disso,achei que poderia ser um pouco melhor !
    Nanda S
    Nanda S

Enviada em 29 de junho de 2013
    Esse filme não tem absolutamente nada a ver com a história de João e Maria, não tem sentido nenhum... roteiro péssimo e atores... fracos.
    Não gostei.
    mariana X.
    mariana X.

Enviada em 22 de julho de 2013
    gostei muito , historia muito legal é um filme que não enjoa rápido , amei os atores ficaram ótimos cada um em seu papel , trilha sonora me agradou muito , único problema desse filme é o fato dele ser muito curto , mas é ótimo ,principalmente o enredo , tem uma comédia no meio muito bom mesmo
    Edmilson Silva
    Edmilson Silva

Enviada em 14 de junho de 2013
    O mais curioso no filme é notar que a linguagem se volta para o público adolescente como os da saga Crepúsculo porém não teve o cuidado com erros visíveis.

Injetando insulina nas veias:
    sabendo que a primeira versão de João e Maria foi contada em 1812 pelos irmãos Grimm, o João do filme injeta insulina na veia contra o que parece ser diabetes. Ora, a descoberta do papel do pâncreas na produção da insulina só começou a ser verificada cientificamente em 1889 na Alemanha, por Mehring e Minkowski. Muito tempo depois da história ter sido 70 anos depois.
    2. A seringa hipodérmica só foi inventada em 1853 pelo médico francês Charles Gabriel Pravaz. Portanto um erro chamado de anacronismo equivalente a contar uma história do homem da caverna usando KKKKKKKKKKKKKKKKKK!

Treinamento na SWAT.
    meio do nada, nos confins da floresta quem os ensinou a lutar tão bem contra as bruxas, com tal técnica? Cadê o mestre? Aprenderam do nada? Ou foram treinados pelo FBI?

João é imune a ferimentos mesmo com diabetes.

De resto, o filme é muita ação e figuras caricaturais de bruxas, Para quem gosta de filmes onde a força física determina o destino dos personagens é um prato cheio mesmo com tantas falhas de lógica.
    Melissa S.
    Melissa S.

Enviada em 12 de junho de 2013
    Eu amo esse filme e amo o João e a Maria, mas o mérito é dos atores e atrizes por que fizeram um maravilhoso trabalho, é tão realista que virou meu filme favorito de:ação,fantasia e terror.
    É tão legal que fiz uma musica: ohhh ohhhh voces são tão legais que eu amei esse filme,esse filme sou igual a Maria sou valente e tenho coragem,sou legal tudo igual a ela
    Ana G.
    Ana G.

Enviada em 8 de junho de 2013
    A história de João e Maria é boa, mas não souberam valorizar o roteiro no filme. Desperdiçaram a história, atores, efeitos especiais. Não tiveram capricho ao fazer a maquiagem das bruxas que se parecem mais com Jigsaw do que qualquer outra coisa. A atriz que interpreta Maria, embora tenha mais expressão facial do que que a Kristen Stewart, tem cara de pamonha e não combina com o papel. Alguns detalhes como as armas, e uma vitrola que toca discos de metal são inexplicáveis para um filme que se passa na idade média...