Atividade Paranormal
Sessões Trailers em destaque Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
2,0 Fraco
Atividade Paranormal

Apenas uma Proposta

por Francisco Russo

É importante frisar logo de início: Atividade Paranormal é um fenômeno. Não pela qualidade do cinema apresentado, mas pelo sucesso obtido por um filme cujo orçamento foi de meros US$ 11 mil. É um valor ínfimo, não apenas para Hollywood como para qualquer país. A repercussão obtida é em parte mérito do filme, mas também conta com uma bela campanha iniciada na internet. Algo parecido com a realizada para A Bruxa de Blair, simulando que os eventos mostrados eram reais e gerando burburinho antes mesmo de seu lançamento nos cinemas. A consequência é notória: mais de US$ 100 milhões arrecadados, apenas nos Estados Unidos.

Entretanto, o sucesso comercial não significa que Atividade Paranormal seja bom. Aceitá-lo ou não depende muito da disposição do espectador em embarcar na proposta apresentada e relevar os diversos problemas existentes. O formato não é propriamente novo. Trata-se de um falso documentário, no estilo REC e o próprio A Bruxa de Blair, que aproveita a obsessão existente em gravar tudo que acontece, independente da gravidade do ocorrido. É um sintoma típico da sociedade atual, onde há quase a necessidade de ter sua vida de alguma forma documentada, por motivos pessoais ou para gerar algum retorno financeiro com o material. É o cinema da vida real, aproveitando o bordão muito usado pelos reality shows exibidos na TV.

Por um lado, esta opção funciona no sentido de transmitir veracidade ao espectador. Katie e Micah formam um casal que resolve documentar em vídeo tudo o que acontece com eles, em especial quando estão dormindo. O motivo é uma série de estranhos acontecimentos envolvendo Katie, o que inclui misteriosos sussurros e barulhos espalhados pela casa. O objetivo: descobrir o que está ocorrendo e conseguir uma prova de que há algo de sobrenatural ali - o que, é claro, acontece. Só que demora, bastante, até o filme chegar neste ponto. Até lá haja ambientação dos personagens, incluindo importantes características de suas personalidades.

Em pouco tempo o público descobre que Micah leva tudo como se estivesse em uma festa, se divertindo a valer, enquanto que Katie é mais serena e assustada. Não à toa, já que é ela o foco principal da história. As seguidas brincadeiras inconvenientes de Micah atingem o objetivo de esticar ao máximo a história de Atividade Paranormal, cuja trama principal é bastante precária. Só que também irritam, tamanha é a infantilidade de certos momentos. E isto atrapalha bastante seu desenrolar.

O filme realmente engrena quando as aparições sobrenaturais começam a ser mais regulares, o que faz com que o casal passe a tratar a situação com mais seriedade. É aqui seu grande trunfo: a capacidade de gerar tensão sem a utilização de efeitos especiais ou litros de sangue falso, tão comuns em filmes do tipo. Com trucagens sonoras, enquadramentos convenientes e leves efeitos, a intenção é explorar a ansiedade do público em saber o que vai acontecer e onde vai acontecer. É neste ponto que entra a percepção do espectador. Quem consegue se envolver com o clima sombrio, o considera um filme bastante tenso por ser factível. Já os mais habituados aos filmes de terror podem considerá-lo até leve, por ser mais um filme de espera pelo que está a acontecer do que propriamente um que gere sustos ou cause medo.

A grande verdade é que Atividade Paranormal é uma proposta simples, bem feita dentro de suas óbvias limitações financeiras, que deu certo. Por este lado, trata-se de um filme interessante e que deve ser visto. Mas não esperando o filme mais assustador de todos os tempos ou algo do tipo, como o marketing adora frisar. Seu maior mérito é o uso de um formato de cinema, o falso documentário, para gerar tensão de forma simples e correta. Nada além disto. E com um baita gancho no final para a continuação, é claro. Afinal de contas, filmes de terror jamais têm fim. Com muito ou pouco dinheiro disponível.

• Allan C.

Chato de doer!

• alex junior

pra mim,o melhor filme de terror q já vi .. nota 1000

• Hiedler

Muito bom. A ideia da câmera manual apesar de não ser nova ainda funciona bem para dar um certo suspense e te levar para dentro do filme. O ponto forte do filme é o suspense, sem sangue os apelações, faz você ficar vidrado em todos os detalhes do ambiente ligado em qualquer detalhe. Você até se sente presente na cena.

• alex souza

UM ÓTIMO FILME,NÃO TEM EXAGEROS,NÃO E SANGRENTO ..MAS PELO FATO DE SER FEITO A VIDEO CASEIRO,MOSTRA UM POUCO DE REALIDADE OU PARECE SER REAL ..

• Amanda Gatah O.

Creeeeedooooooo....
    horriveell... soh para os fracosssss......
    kkk'

• El Miguel M.

Olha...

O Filme não dá medo....então é fraco!!!

• Drih S.

todos atividades paranormal é um lixo...filminho besta de merda
    e vi falar que vai ter continuação até o 20
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    aff

• El Miguel M.

ATÉ O 20??? affffff

os 4 são fracos....

• Winneton D.

Antes de ver este filme, assisti Halloween II, e só depois fui assisti Atividade Paranormal. Até então não havia visto nenhum dos filme da aparente franquia e logo de início lembrei do filme A Bruxa de Blair em virtude do modo como foi apresentado. Mas tenho de confessar que sempre que o casal ia dormir com a câmera ligada e ficava aquele silêncio sinistro eu começava a ficar em estado de tensão e em alerta esperando uma aparição repentina ou algo súbito acontecer. A proposta do filme, logo de cara, é evidenciar o suspense como em A Bruxa de Blair, para só no fim mostrar algo mais sinistro e potencialmente aterrador. E lhes digo que... Ver filme assim, sozinho, a noite, é outra coisa! A experiência foi válida e agrega mais suspense ao filme. No geral os acontecimentos são realmente perturbadores e racionalmente acredito que qualquer pessoa inteligente que venha a passar por algo assim resolva rapidamente dar o fora dali ao invés de enrolar e buscar desculpas pra ficar filmando dia após dia. O rapaz que interpreta o marido é muito chato em seus argumentos pra querer continuar ali, e a mulher é muito fraca pra assumir o controle da situação em bater o martelo para chegar a uma decisão coerente. Fala sério! Eu diria: "pernas pra que te quero!"