Meu AdoroCinema
Atividade Paranormal
Sessões Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
Críticas AdoroCinema
1,8 Fraco
Atividade Paranormal

SUCESSO ANORMAL

por Roberto Cunha

Assistir filmes com forte carga de expectativa e desempenho estrondoso no exterior é sempre complicado. Mas difícil mesmo é entender o sucesso assombroso de Atividade Paranormal. O gênero terror, mais do que os filmes normais, precisa pegar o espectador nos primeiros minutos, ou melhor, no primeiro susto. Embora o sucesso seja indiscutível, não encontrei neste longa nada mais do que uma experiência não inédita de fazer um filme com um câmera, pretensamente não profissional, para dar a impressão de que nós, sentados na poltrona, estejamos participando do que estamos vendo. Isso é novo? De jeito nenhum!

A história é interessante e mexe com muita gente que já pode ter vivido algo semelhante em relação a barulhos estranhos, ventos repentinos ou sensação de ter ouvido algo. E Você? Acredita nestas coisas? Se verdade ou não, Atividade Paranormal partiu de uma simples queda de uma caixa de detergente e se transformou numa "lavagem" nas bilheterias, engordando o caixa de seus produtores e exibidores. O mérito? Ter feito com pouco dinheiro (reza a lenda que foram gastos US$ 11 mil) uma produção que, se não é uma obra prima do terror, tem seu valor enquanto história geradora de suspense. Mas faltou ritmo. E a repetição de olhar para o contador de horas da câmera, por exemplo, acabou se tornando um sonífero (acredite ou não, cochilei na poltrona) para quem não embarcou de cabeça na história.

Os atores cumprem bem o papel de pessoas normais diante da própria câmera, e os efeitos sonoros (poucos) e visuais (menos ainda) contribuem para gerar um clima de tensão que poderia ter sido melhor dimensionado. Os olhares mais exigentes terão uma nítida sensação de "barriga" no roteiro, que aliás tem um fiapo de história. No fim das contas, parece um bom conto de terror que foi esticado, tornando-se até certo ponto inverossímel. Afinal de contas, que casal maluco ficaria durante semanas, sozinho, testemunhando tanta coisa apavorante acontecendo? Puxe pela sua memória. Lembra de algum filme que abusasse tanto assim do fator tempo (na ficção), e de sua crença, enquanto assiste? A coragem e a naturalidade excessiva dos personagens são absurdas. Atividade Paranormal como filme de terror é fraco e como produção de baixo orçamento tem a força de outros do gênero que fizeram sucesso, gastando pouco. Nada mais do que isso. E o "verdadeiro fenômeno" é este sucesso anormal.

Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema

Comentários

  • Allan C.

    Chato de doer!

  • alex junior

    pra mim,o melhor filme de terror q já vi .. nota 1000 

  • Hiedler

    Muito bom. A ideia da câmera manual apesar de não ser nova ainda funciona bem para dar um certo suspense e te levar para dentro do filme. O ponto forte do filme é o suspense, sem sangue os apelações, faz você ficar vidrado em todos os detalhes do ambiente ligado em qualquer detalhe. Você até se sente presente na cena.

  • alex souza

    UM ÓTIMO FILME,NÃO TEM EXAGEROS,NÃO E SANGRENTO ..MAS PELO FATO DE SER FEITO A VIDEO CASEIRO,MOSTRA UM POUCO DE REALIDADE OU PARECE SER REAL ..

  • Amanda Gatah O.

    Creeeeedooooooo....
    horriveell... soh para os fracosssss......
    kkk'

  • El Miguel M.

    Olha...

    O Filme não dá medo....então é fraco!!!

  • Drih S.

    todos atividades paranormal é um lixo...filminho besta de merda
    e vi falar que vai ter continuação até o 20
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    aff

  • El Miguel M.

    ATÉ O 20??? affffff

    os 4 são fracos....

  • Winneton D.

    Antes de ver este filme, assisti Halloween II, e só depois fui assisti Atividade Paranormal. Até então não havia visto nenhum dos filme da aparente franquia e logo de início lembrei do filme A Bruxa de Blair em virtude do modo como foi apresentado. Mas tenho de confessar que sempre que o casal ia dormir com a câmera ligada e ficava aquele silêncio sinistro eu começava a ficar em estado de tensão e em alerta esperando uma aparição repentina ou algo súbito acontecer. A proposta do filme, logo de cara, é evidenciar o suspense como em A Bruxa de Blair, para só no fim mostrar algo mais sinistro e potencialmente aterrador. E lhes digo que... Ver filme assim, sozinho, a noite, é outra coisa! A experiência foi válida e agrega mais suspense ao filme. No geral os acontecimentos são realmente perturbadores e racionalmente acredito que qualquer pessoa inteligente que venha a passar por algo assim resolva rapidamente dar o fora dali ao invés de enrolar e buscar desculpas pra ficar filmando dia após dia. O rapaz que interpreta o marido é muito chato em seus argumentos pra querer continuar ali, e a mulher é muito fraca pra assumir o controle da situação em bater o martelo para chegar a uma decisão coerente. Fala sério! Eu diria: "pernas pra que te quero!"

Mostrar comentários