Atividade Paranormal
Sessões Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos
Filmes Online Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
1,8
Fraco
Atividade Paranormal

Apenas uma Proposta

por

É importante frisar logo de início: Atividade Paranormal é um fenômeno. Não pela qualidade do cinema apresentado, mas pelo sucesso obtido por um filme cujo orçamento foi de meros US$ 11 mil. É um valor ínfimo, não apenas para Hollywood como para qualquer país. A repercussão obtida é em parte mérito do filme, mas também conta com uma bela campanha iniciada na internet. Algo parecido com a realizada para A Bruxa de Blair, simulando que os eventos mostrados eram reais e gerando burburinho antes mesmo de seu lançamento nos cinemas. A consequência é notória: mais de US$ 100 milhões arrecadados, apenas nos Estados Unidos.

Entretanto, o sucesso comercial não significa que Atividade Paranormal seja bom. Aceitá-lo ou não depende muito da disposição do espectador em embarcar na proposta apresentada e relevar os diversos problemas existentes. O formato não é propriamente novo. Trata-se de um falso documentário, no estilo REC e o próprio A Bruxa de Blair, que aproveita a obsessão existente em gravar tudo que acontece, independente da gravidade do ocorrido. É um sintoma típico da sociedade atual, onde há quase a necessidade de ter sua vida de alguma forma documentada, por motivos pessoais ou para gerar algum retorno financeiro com o material. É o cinema da vida real, aproveitando o bordão muito usado pelos reality shows exibidos na TV.

Por um lado, esta opção funciona no sentido de transmitir veracidade ao espectador. Katie e Micah formam um casal que resolve documentar em vídeo tudo o que acontece com eles, em especial quando estão dormindo. O motivo é uma série de estranhos acontecimentos envolvendo Katie, o que inclui misteriosos sussurros e barulhos espalhados pela casa. O objetivo: descobrir o que está ocorrendo e conseguir uma prova de que há algo de sobrenatural ali - o que, é claro, acontece. Só que demora, bastante, até o filme chegar neste ponto. Até lá haja ambientação dos personagens, incluindo importantes características de suas personalidades.

Em pouco tempo o público descobre que Micah leva tudo como se estivesse em uma festa, se divertindo a valer, enquanto que Katie é mais serena e assustada. Não à toa, já que é ela o foco principal da história. As seguidas brincadeiras inconvenientes de Micah atingem o objetivo de esticar ao máximo a história de Atividade Paranormal, cuja trama principal é bastante precária. Só que também irritam, tamanha é a infantilidade de certos momentos. E isto atrapalha bastante seu desenrolar.

O filme realmente engrena quando as aparições sobrenaturais começam a ser mais regulares, o que faz com que o casal passe a tratar a situação com mais seriedade. É aqui seu grande trunfo: a capacidade de gerar tensão sem a utilização de efeitos especiais ou litros de sangue falso, tão comuns em filmes do tipo. Com trucagens sonoras, enquadramentos convenientes e leves efeitos, a intenção é explorar a ansiedade do público em saber o que vai acontecer e onde vai acontecer. É neste ponto que entra a percepção do espectador. Quem consegue se envolver com o clima sombrio, o considera um filme bastante tenso por ser factível. Já os mais habituados aos filmes de terror podem considerá-lo até leve, por ser mais um filme de espera pelo que está a acontecer do que propriamente um que gere sustos ou cause medo.

A grande verdade é que Atividade Paranormal é uma proposta simples, bem feita dentro de suas óbvias limitações financeiras, que deu certo. Por este lado, trata-se de um filme interessante e que deve ser visto. Mas não esperando o filme mais assustador de todos os tempos ou algo do tipo, como o marketing adora frisar. Seu maior mérito é o uso de um formato de cinema, o falso documentário, para gerar tensão de forma simples e correta. Nada além disto. E com um baita gancho no final para a continuação, é claro. Afinal de contas, filmes de terror jamais têm fim. Com muito ou pouco dinheiro disponível.

• Sarah S.

Sinceramente eu amo esse filme, mas tbm eu amo todos os filmes de terror, mas esse foi o que mais me prendeu, eu fiquei pra ir no cinema pra ver o 4 e acabei nem indo, toda a vez que esse filme passa no telecine eu vejo, simplesmente amo não sei se é o jeito da filmagem que parece real, a estória, as ações tudo me encanta estou putamente (desculpe o palavriado) anciosa pra asssitir o 5 e com fé em Deus eu vou no primeiro dia de estréia .