Atividade Paranormal
Fraco
Atividade Paranormal

SUCESSO ANORMAL

por Roberto Cunha

Assistir filmes com forte carga de expectativa e desempenho estrondoso no exterior é sempre complicado. Mas difícil mesmo é entender o sucesso assombroso de Atividade Paranormal. O gênero terror, mais do que os filmes normais, precisa pegar o espectador nos primeiros minutos, ou melhor, no primeiro susto. Embora o sucesso seja indiscutível, não encontrei neste longa nada mais do que uma experiência não inédita de fazer um filme com um câmera, pretensamente não profissional, para dar a impressão de que nós, sentados na poltrona, estejamos participando do que estamos vendo. Isso é novo? De jeito nenhum!

A história é interessante e mexe com muita gente que já pode ter vivido algo semelhante em relação a barulhos estranhos, ventos repentinos ou sensação de ter ouvido algo. E Você? Acredita nestas coisas? Se verdade ou não, Atividade Paranormal partiu de uma simples queda de uma caixa de detergente e se transformou numa "lavagem" nas bilheterias, engordando o caixa de seus produtores e exibidores. O mérito? Ter feito com pouco dinheiro (reza a lenda que foram gastos US$ 11 mil) uma produção que, se não é uma obra prima do terror, tem seu valor enquanto história geradora de suspense. Mas faltou ritmo. E a repetição de olhar para o contador de horas da câmera, por exemplo, acabou se tornando um sonífero (acredite ou não, cochilei na poltrona) para quem não embarcou de cabeça na história.

Os atores cumprem bem o papel de pessoas normais diante da própria câmera, e os efeitos sonoros (poucos) e visuais (menos ainda) contribuem para gerar um clima de tensão que poderia ter sido melhor dimensionado. Os olhares mais exigentes terão uma nítida sensação de "barriga" no roteiro, que aliás tem um fiapo de história. No fim das contas, parece um bom conto de terror que foi esticado, tornando-se até certo ponto inverossímel. Afinal de contas, que casal maluco ficaria durante semanas, sozinho, testemunhando tanta coisa apavorante acontecendo? Puxe pela sua memória. Lembra de algum filme que abusasse tanto assim do fator tempo (na ficção), e de sua crença, enquanto assiste? A coragem e a naturalidade excessiva dos personagens são absurdas. Atividade Paranormal como filme de terror é fraco e como produção de baixo orçamento tem a força de outros do gênero que fizeram sucesso, gastando pouco. Nada mais do que isso. E o "verdadeiro fenômeno" é este sucesso anormal.

• Sarah S.
    Sinceramente eu amo esse filme, mas tbm eu amo todos os filmes de terror, mas esse foi o que mais me prendeu, eu fiquei pra ir no cinema pra ver o 4 e acabei nem indo, toda a vez que esse filme passa no telecine eu vejo, simplesmente amo não sei se é o jeito da filmagem que parece real, a estória, as ações tudo me encanta estou putamente (desculpe o palavriado) anciosa pra asssitir o 5 e com fé em Deus eu vou no primeiro dia de estréia .