O Irlandês
    • Screen International
    • The Hollywood Reporter

Cinepop

por Pablo Bazarello

"O Irlandês" também trata de forte drama existencial em suas entrelinhas, e fala sobre amizade, família e solidão.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Alysson Oliveira

É preciso baixar a guarda e se deixar levar pelo charme mastodôntico de "O Irlandês". É um filme vigoroso em sua cadência morosa, que busca uma investigação emocional e política de um mundo sempre prestes a ruir, mas que se reinventa na velocidade do disparo de um tiro.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

A máfia vista por Scorsese não tem nada de romântica. Nem mesmo possui a cerebralidade dos Corleone. Ela é suja, baixa, sangrenta visceralmente.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

O distanciamento daqueles anos raivosos de juventude faz de Scorsese em "O Irlandês" um narrador agridoce e principalmente bem humorado - e esses dois elementos são os definidores do tom e da cara do filme.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Papo de Cinema

por Marcelo Müller

É comovente ver grandes atores como De Niro, Pesci, Pacino e Harvey Keitel tendo espaço para compor figuras complexas, capazes de atos atrozes [...] Scorsese amplia  concepções sobre um tema tão explorado na sua filmografia e atores dessa envergadura, em estado de graça, fazendo algo de uma potência enorme.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

The Playlist

por Matt Goldberg

"O Irlândes" é semelhante, em estilo e qualidade, aos famosos épicos de Scorsese, mas sem dúvida mais temático do que os filmes anteriores, que se deliciavam em explorar a cultura e a logística do crime. Em contrapartida está muito mais preocupado com a alma de Frank Sheeran e calcula suas escolhas.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Cinema com Rapadura

por Denis Le Senechal Klimiuc

Com a extraordinária, a direção de Scorsese encontra todas as referências pelas quais passou em sua carreira. Talvez pelo tempo de tela, o diretor conseguiu filmar tanto quanto poderia querer em se tratando de um filme de máfia, o que lhe permitiu apresentar detalhes de tudo o que pretendia

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Chicago Sun-Times

por Richard Roeper

Minha única reclamação sobre a épica e magistral saga criminal americana de Martin Scorsese, “O Irlândes”, é o tempo de execução: curto demais.  O tempo de exibição passa enquanto Scorsese oferece uma sequência perfeita após a outra, com ótimas performances de Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Collider

por Matt Goldberg

Liderado por um trio de excelentes atuações de atores lendários, "O Irlândes" é um olhar pensativo para a segunda metade da América do século 20. [...] O presente de Scorsese é que ele consegue manter seus filmes pessoais e elétricos, enquanto lança um olhar mais amplo para temas mais profundos.

A crítica completa está disponível no site Collider

New York Times

por A.O. Scott

Scorsese reúne uma espécie de grandes sucessos de gangues. O trocadilho é intencional: esta é uma história dos Estados Unidos em algumas dezenas de assassinatos. O que interessa ao cineasta - com o que ele sempre se preocupou - não são fatos, mas sentimentos.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Mario Abbade

“O Irlandês”, filme sobre o matador da máfia Frank Sheeran (Robert De Niro), já nasce clássico justamente pela mudança no estilo narrativo do diretor Martin Scorsese. Quando a técnica é bem empregada, o espectador imerge na trama, que aqui serve para ilustrar os sentimentos.

A crítica completa está disponível no site O Globo

ScreenCrush

por Matt Singer

"O Irlandês" nem sempre passa tão rapidamente. Mas aqueles momentos que contemplam o fim de tudo estão entre os mais emocionantes da carreira de Scorsese.

A crítica completa está disponível no site ScreenCrush

The Guardian

por Benjamin Lee

Como se poderia esperar de um diretor com tanta precisão, "O Irlândes" é requintadamente feito, todos os detalhes cuidadosamente considerados e todos os locais perfeitamente escolhidos [...] O ás do filme é um Pesci silenciosamente eletrizante, em seu primeiro papel desde 2010.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Owen Gleiberman

É um nocaute de forma longa e fascinante. É o filme que muitos queríamos ver de Scorsese: um resumo imponente, ameaçador e inspirador, não apenas um drama, mas um acerto de contas e isso nos leva a um lugar ousado e novo.

A crítica completa está disponível no site Variety

Críticos.Com.Br

por Luiz Fernando Gallego

O maior interesse do filme está na força da máfia em aspectos da história política dos Estados Unidos e nos desempenho de Al Pacino e Joe Pesci.

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

Washington Post

por Ann Hornaday

"O Irlândes" é cansativo, às vezes até monótono em seus argumentos e viagens profanas do ego. Mas isso deixa os espectadores confrontando como os filmes - especialmente os de Scorsese - moldaram nossos desejos mais inquietantes.

A crítica completa está disponível no site Washington Post

Screen International

por Sthephen Witty

"O Irlandês" é Scorsese vintage, com uma câmera que se move sinuosamente, ocasionais monólogos da quebra da quarta parede, humor de perverso e explosões de ternura repentina e violência casual. E sua meia hora final puxa algo ainda mais profundo do cineasta.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Um sentimento melancólico invade as melhores partes de "O Irlândes" em que o mais velho estadista do crime organizado nos filmes americanos, Martin Scorsese, se reúne com um ator de cinema para contar uma saga de gangues que, por sua vez, é divertida, divertida, ricamente nostálgico e triste.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter