A Morte do Demônio
Bom
A Morte do Demônio

Sede de sangue

por Bruno Carmelo

As refilmagens de clássicos do cinema sempre chegam às salas com expectativas negativas. Por um lado, paira a impressão de que o empreendimento não teria nenhuma vocação artística, apenas a vontade de aproveitar a fama de outro filme para faturar alguns milhões. Por outro lado, a refilmagem basicamente oferece ao espectador algo que ele não pediu – a nova versão de um produto que o satisfaz muito bem no formato original. Levando esses aspectos em consideração, e com grande consciência do peso de seu material de origem, A Morte do Demônio é um projeto muito bem resolvido.

Foto - FILM - Evil Dead : 138417Primeiro, o filme tem a bendição e produção de Sam Raimi, diretor de Uma Noite Alucinante - A Morte do Demônio (1981), garantindo a aprovação do novo filme. Segundo, ao invés de tentar recriar os elementos que tornaram o original tão famoso – a produção pequena, de baixo orçamento, os efeitos assumidamente toscos, o humor – o novo diretor Fede Alvarez decidiu tomar a trama do filme original como ponto de partida para uma obra moderna.

Não apenas pelos efeitos especiais impressionantes, mas pelo uso ostensivo de som e de montagem, esta nova versão nunca poderia ter sido feita 30 anos atrás. Ela funciona como obra independente, e também como refilmagem (ou homenagem) ao original. Além disso, A Morte do Demônio aproveita que as novas gerações já viram muitas imagens de violência para trazer um conteúdo ainda mais gore, repleto de membros cortados, olhos perfurados e vômito escorrendo das bocas.

Foto - FILM - Evil Dead : 138417Alvarez adotou uma dinâmica de excessos, e não aliviou o tom das imagens para conseguir uma classificação etária mais branda – algo que seria compreensível, já que o público adolescente é o principal consumidor dos slasher movies. Em apenas 90 minutos, ele inflige todos os tipos de dores e torturas aos cinco belos adolescentes, observando com enorme prazer o calvário de cada um. Talvez falte justamente o suspense: não se brinca com a imaginação do espectador; todo indício de uma aparição demoníaca acaba de fato revelando uma aparição demoníaca.

Mas por preferir ir diretamente ao ponto, o diretor faz uma das obras de terror mais compactas e sucintas do cinema contemporâneo. Se você olhar para os lados em algum momento, terá perdido duas ou três mutilações. Melhor ainda, para manter o espectador concentrado diante de um banho de sangue ininterrupto, o cineasta começa a aumentar o teor das imagens, cada vez mais espetaculares e grandiosas, transcendentais ao limite do religioso (vide a chuva de sangue), até uma conclusão épica, tão monstruosa quanto bela, em que o sangue impregna cada centímetro da tela e vem lavar, ironicamente, a alma de Mia (Jane Levy).

Foto - FILM - Evil Dead : 138417Pode-se reclamar de alguns fatores típicos das produções de terror: os personagens são mal desenvolvidos, alguns atores são muito ruins (Lou Taylor Pucci e Elizabeth Blackmore são de fato péssimos), as serras elétricas, facas e galões de gasolina estão sempre convenientemente dispostos ao lado dos personagens, prontos para serem usados uns contra os outros. Mas esta é, de certo modo, a lógica de A Morte do Demônio. Para o prazer sádico do espectador, cria-se um mundo de terror ideal, prendendo os personagens na cabana e fornecendo a cada um todas as ferramentas necessárias para se destroçarem a gosto.

Enquanto isso, as belas garotas exibem os peitos cobertos de sangue, beijam-se com as línguas cortadas e estupram-se com cipós na floresta. Em pelo menos dois momentos, a câmera adentra sem vergonha as penas abertas das moças. Tudo é fantasioso, fetichista, mas plenamente consciente disso. Se existe um grande mérito nesta produção, é a lucidez dos produtores na exploração do universo e dos personagens. A Morte do Demônio funciona como um videogame bárbaro, divertido, no qual se simula mil e uma maneiras de esvaziar o adversário de todo o seu sangue.

• Vinipassos

Banho de sangue né. Não sei se vai ser tão bom quanto pensava, mas msm assim vou ver.

• Pedro H.

Achei o filme um pouco previsível,como todo filme de terror.Mas os efeitos são espetaculares.

• Jonathan F.

opa conserteza vou assistir esse filme...vamos ver se é td isso memo (TERROR)

• LEONARDO ..

É!! "UMA NOITE ALUCINANTE" FOI UM FILME TÃO HORRIPILANTE QUANTO "FOME ANIMAL", MAS ACHO  QUE O MÉRITO FICOU PELO ESTILO DE FILMAGEM DO SAM RIMI, COM SUA CÂMERA NERVOSA TIPO MAD MAX, ESPERO QUE ESTE "A MORTE DO DEMÔNIO" SEJA REALMENTE DE DAR MEDO.

• Ana L.

Eu odeio remakes, principalmente de filmes preferidos como o The evil dead original, como foi escrito no início da crítica "Por um lado, paira a impressão de que o empreendimento não teria nenhuma vocação artística, apenas a vontade de aproveitar a fama de outro filme para faturar alguns milhões." pra mim, pelo menos, essa é a realidade que os criadores de refilmagens sempre negam. Por mais que houve uma aprovação do Sam Raimi, (que é meio óbvio, porque o filme original vai ficar ainda mais conhecido) eu continuo preferindo filmes antigos, de baixa resolução e efeitos especiais de segunda mão, do que filmes modernos que dão muito menos medo na minha opinião do que um filme macabro e grotesco dos anos 70, 80.

• Guilherme B.

Mais sério que o original, com cenas fortes!! Só faltou um pouco de história...

• Rapha Travassos

Sou fã de terror, do original, de Sam Raimi. E saí satisfeitíssimo com o filme. Palmas pra Fede Alvarez que seguiu a cartilha dos bons filmes de terror e entregou um produto que honra o gênero. É o melhor filme de terror de todos os tempos? Claro que não... mas só em ser um filme genuinamente de terror, já tá valendo. E que venha a sequência!

• Anderson D.

Simplesmente SENSACIONAL a critica! O filme então....nem se conta! Filmaço, esse vou querer ter na minha coleção de BLuRay

• Mih A.

Pense no pior filme que ja assistiu... agora multiplique por 10! um dos piores filmes que ja assisti, ruim demais.

• Mih A.

• Fabiano Q.

Tenso esse filme!! Não é pra qualquer um... Violento ao extremo, efeitos muito bons, achei um bom remake, ainda não sei se supera o original, este novo é mais macabro e sombrio.

• Johnn S.

Jamais terei essa 1:30h de volta na inha vida. Um dos piores lixos que assisti. Não tentem isso em casa!

• Jefferson R.

o melhor filme de terror que já vi

• Alexandre A.

Muito interessante e traz recordações do original, o que torna melhor ainda. Gostei.

• Pennywise

conserteza? memo? kkkk