A Órfã
    Muito bom
    A Órfã

Carente de mais sustos

por Roberto Cunha

Existem razões para você assistir A Órfã ? Sim. E a principal, claro, é se você faz parte dos cinéfilos que gostam de suspense. Afinal, este filme de Jaume Collet-Serra (A Casa de Cera) tem os elementos do gênero e um diferencial para se levar em consideração: o foco no elenco infantil. Pode não ser novidade para você, mas não é todo diretor que topa. Ainda mais que a maldade em questão é explícita, diferente dos olhares assustadores de um Damien (A Profecia). A Órfã contém cenas de forte impacto psicológico e visual como marteladas na cabeça e automutilação, entre outras. E numa trama que fala sobre pais e filhos, é difícil, inclusive, não pensar como ficará a cabeça dos atores. Vide as histórias sobre Linda Blair após protagonizar o clássico O Exorcista.

Na história, o casal Kate (Vera Farmiga) e John (Peter Sarsgaard) decide adotar a pequena Esther (Isabelle Fuhrman), mesmo tendo em casa dois filhos: a surda e muda Max (Aryana Engineer) e o pré adolescente Daniel (Jimmy Bennet). O elenco está coeso e as melhores cenas envolvem Farmiga e Fuhrman. Com pouco mais de duas horas de duração (é longo), A Órfã não abandona o espectador e o deixa ligado até o fim. Se não chega a dar tantos sustos quanto o sinistro cartaz sugere, surpreende no diálogos de Esther e numa característica do personagem, revelada apenas na parte final. Entre as muitas frases emblemáticas, "quero dormir com o papai" (dita para o casal) e "vou cortar seu pinto antes que saiba para que ele serve" (dita para o irmão) são dois bons exemplos da insanidade contida na história.

Embora o roteiro use muitos clichês consagrados, o que não é demérito algum, o problema foi não procurar uma solução melhor na sua aplicação. Um exemplo? A óbvia e pouco convincente cena em que Esther empurra uma menina de um escorrega. É tão escancarada, como outras, e faz o longa perder a chance de ser mais envolvente e vigoroso. A coragem de liquidar uma freira com requintes de crueldade, por exemplo, não condiz com um simples grito ensurdecedor, em outra cena, para mostrar a raiva do personagem. Dá uma sensação de que a produção, de vez em quando, fica órfã de momentos arrepiantes.

Entre os absurdos que poderiam ser evitados o pior é, com a esposa no hospital, o pai voltar para casa e tomar um porre com os filhos em casa. E a conversa dele com a adotada na seqüência da cena, se feita de outra forma, poderia ser muito mais chocante pelo conteúdo que trata. Não foi. Quem teve a oportunidade de ver O Anjo Malvado (injustamente esquecido nas prateleiras da memória) vai perceber esta falta de maior tensão/conflito entre os personagens principais. Assim, A Órfã está longe de ser uma obra prima do suspense como outras que alcançaram este status, mas de qualquer forma merece ser visto numa sala escura com som bem alto para dar o clima. O argumento do filme é muito interessante e o resultado final é positivo. Vale o ingresso ou a locação quando chegar a hora! Pode adotar a dica.

• Crismika
      Acabei de assistir O ORFANATO. Realmente uma obra-prima produzida pelo excelente e premiado Guilhermo Del Toro, roteiro genial de uma trama que une o passado ao presente, criando um suspense psicológico e espiritual acompanhado por uma trilha sonora e fotografia impecáveis resultam num belo e inteligente filme de suspense, mas com pitadas dramáticas. O tempo todo estamos esperando levar um susto, mas as cenas intrigantes nos assustam mais que o esperado susto. Destaque para a atriz Belén Ruanda que está excelente como a protagonista, na participação pra lá de especial de Geraldine Chaplin como a médium que traz revelações impressionantes para a mãe do garoto e a cena do atropelamento que nos deixa de queixo caído de tão rápida e certeira que nos atinge como se fosse conosco. Filme imperdível para quem gosta de um bom e velho suspense a moda antiga. SUPER RECOMENDO.
    • MARJORIE RAINHA
      A grande obra prima do suspense se chama: Os Outros (2001)A Orfa é um bom filme, mas nao chega a ser impecavel como Os Outros.
    • MARJORIE RAINHA
      Filme otimo!!!! Lembro que vi assim que estreou
    • Carlos Daniel Costa
      Pra quem gosta de um filme de suspense, ele é realmente bastante chamativo e legal. só que realmente peca em várias cenas e principalmente no final, pois deixa em aberto o que aconteceu com todos os personagens (O que rolou com Daniel? o pai dele morreu mesmo? dentre outras perguntas.Agora, o que torna o filme falso é realmente a forma como a historia é contada. de fato, com a mulher e o filho pequeno no hospital, o pai simplesmente resolver sair de lá (por que a mulher ficou louca na cabeça dele ao agredir a filha), e ir pra casa tomar um porre é difícil de acreditar. A cena em que o 'pai' dá encima de uma mulher loira, aquilo não aconteceu, ele se esquivou dela e não deu encima dela como disse um comentário abaixo.Outra coisa evidente é o quanto o pai força a barra pra tentar proteger a filha, cara, acontecem incêndios, pessoas sendo empurradas de prédio, o filho dele quase morre no hospital e ele simplesmente mantem se omisso a tudo isso. Não é difícil de se ligar os pontos e perceber o que está acontecendo. Claro que é difícil acreditar que uma menina de 9 anos tenha feito isso, mas mais difícil ainda é você não acreditar em alguém que convive com você a mas de 10 anos e acreditar em uma menina que foi adotada de um orfanato russo (???) sem se quer ter mas informações sobre ela.Sem contar o quanto a psicologa tenta fazer Kate parecer louca.Mas em questão de filme, quando eu assisti adorei quase tudo, de fato só decepciona esse final mesquinho e podre.
    • Wellington Miranda
      Pode jogar fora essa critica isso sim, filme é ótimo e não falta em nada. Por que isso, por que aquilo, porque eles quiseram ora bolas, estamos enjoados de clichês, e o filme não precisa ficar perfeitamente explicativo, ou com detalhes idiotas de diálogos.Cada um poderia fazer seu filme do jeito que quisesse, quer uma obra prima perfeita, leia um livro pois dai você vai ter muitos detalhes, e vai poder imaginar do jeito que quiser!