A Troca
    Você assistiu A Troca ?

Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 26 de agosto de 2017
    Mais uma belíssima produção do gênio Clint Eastwood, junto com a maravilhosa Angelina Jolie!!! A TROCA (no original, Changeling).

O longa é baseado na história verídica conhecida como Wineville Chicken Coop Murders (Galinheiro de Wineville), o que fez a cidade de Wineville mudar de nome para Mira Loma, com a intenção de fugir da negatividade trazida pelo caso. Estreado em 2009, A TROCA conta a trágica e triste história vivida pela protagonista Christine Collins (Angelina Jolie), na cidade de Los Angeles, em março de 1928. Christine é mãe solteira e trabalha para viver e sustentar seu único filho de 9 anos, Walter (Gattlin Griffith). Um certo dia ela se despede do filho na porta da escola e ao retornar do trabalho, ele havia desaparecido. Assim começa todo drama de Christine Collins em busca de seu filho, enfrentado tudo e todos.

O mestre Clint Eastwood tinha em mãos uma história real, que soube transformar em obra-prima, com essa adaptação para o cinema. O roteiro peculiar de J. Michael Straczynski foi forte e intenso. Além de dirigir e produzir, Clint é o compositor da trilha sonora, que estava leve, suave, ao sons de pianos que nos transmitia a verdadeira dor vivida em cena.

A TROCA é um filme muito pesado, muito forte, que me impactou e com certeza vai impactar à todos. Um enrendo muito coerente, que conseguia transmitir a agonia e o sofrimento vivido pela protagonista em cada cena apresentada. Uma triste história muito emocionante, que me tocou verdadeiramente, que me sufocou, me incomodou com os relatos ali apresentados. Somos confrontados com a dor e agonia de uma mãe em busca de seu filho perdido, somos impactados com o caminho pelo qual ela tem que percorrer para provar (ou pelo menos tentar) que seu filho não é aquele que lhe foi entregue, que seu filho ainda está vivo em algum lugar, passando por avassaladoras dificuldades, enfrentando uma guerra praticamente sozinha.

Realmente é uma grande emoção, um grande sofrimento, vivido pela experiente e espetacular Angelina Jolie. Uma bela atriz, uma grande influenciadora no mundo cinematográfico, uma mulher muito forte, muito guerreira, que alcançou o merecimento e respeito com muito trabalho, muita entrega ao longo de sua bela carreira. Sou um grande fã e admirador da Jolie, acompanho seus trabalhos há muitos anos, desde O Colecionador de Ossos (1999).

Angelina Jolie viveu Christine Collins, uma mãe em busca do filho perdido enfrentando sozinha uma cidade inteira. Enfrentado a polícia, as pessoas, os repórteres, em uma época muito dura para o sexo feminino. Uma época em que a voz feminina era ignorada por uma sociedade extremamente machista e opressora, onde, jamais uma mulher poderia enfrentar e desacatar tal ordens da polícia e do governo, e foi exatamente isso que Christine Collins fez. Ela enfrentou toda polícia de Los Angeles, sempre acreditando e afirmando sua posição perante a criança que lhe foi devolvida, passando por trágicas consequências por tais desacatos.

Uma atuação espetacular de Angelina Jolie, uma das melhores atuações de sua carreira. Ela soube ser forte, soube ser verdadeira, com uma dramaticidade incrível, que lhe exigia e ela retribuía com bastante perfeição. Jolie se entregou a personagem, viveu a personagem, com uma grandeza tão incrível, que em alguns momentos não sabíamos se era uma atuação, ou uma personagem real. A forma como ela se apresentou foi magnífica, ela conseguia passar toda dor com um simples olhar, com o silêncio que muita das vezes era seu companheiro. As cenas foram muito fortes, que eu ficava com um nó na garganta, tive que segurar minha emoção até o último. Angelina Jolie entregou um belo trabalho, com uma representação feminina muito grande (principalmente pela época que o filme foi rodado), que lhe rendeu ´merecidamente` uma indicação ao Oscar 2009 na categoria Melhor Atriz (ela já havia ganhado o Oscar em 1999 por Garota, Interrompida).

O longa ainda conta com uma bela atuação de Jason Butler Harner, que viveu o personagem Gordon Northcott. Um ser intrigante, enigmático, sombrio, frio, calculista que teve impactantes colaborações com à história. Uma ótima atuação de Jason, entregando um trabalho muito convincente, que se passava por uma pessoa assombrada e maquiavélica, que ao final (sua última cena) alcançou o ápice de toda sua atuação (pra mim, caberia uma indicação a Coadjuvante). John Malkovich esteve muito bem vivendo o Reverendo Briegleb. Se opondo ao governo corrupto e desumano daquela época. Michael Kelly também me chamou muita a atenção vivendo o Tenente Lester Ybarra, que se engrandeceu muito e sua atuação ganhou mais forças ao final da trama. Jeffrey Donovan deu vida ao Capitão J.J. Jones. Um policial ditador e opressor, que teve uma grande participação na história, se opondo aos direitos humanos de se expressar, ainda mais quando esses direitos vinha de uma mulher. Ótimo trabalho de Jeffrey Donovan!!!

Clint Eastwood nos premia com mais uma maravilha da sétima arte. Entregando um longa muito bem trabalhado e muito bem apresentado, contando com uma direção de arte incrível. Mostrando uma Los Angeles dos anos 20 com um cenário de encher os olhos, com tudo muito bem ajustado pra época. Uma bela fotografia adentrando em um figurino maravilhoso (principalmente em Angelina Jolie, que esteve com um visual deslumbrante de uma verdadeira dama). Com tantos destaques, o longa obteve 3 indicações ao Oscar em 2009 nas categorias Direção de Arte, Fotografia e, claro, Melhor atriz.

Impactante, tocante, profundo, obra-prima!!!
    Janiê Maia C.
    Janiê Maia C.

Enviada em 6 de agosto de 2013
    A Troca (Changeling) – 2008 - Clint Eastwood e um futuro clássico!

Imagino como deve ser participar dos filmes de Clint Eastwood, uma honra, sentimento primeiro; vai ser clássico, vem seguidamente, e claro, é consequência pura. Deve ter sido por estes motivos que Angelina Jolie aceitou o convite de Clint, a atriz tão conhecida pela heroína Lara Croft, estava dando sinais de que queria ‘encarar’ personagens mais significativos, ou seja, complexos! Complexidade é uma característica marcante dos filmes de Eastwood, admiro isso nele. Ele simplesmente não repete as complexidades, repete os temas, com personagens e épocas diferentes.
    Changeling (br: A Troca) é um filme americano de drama e suspense, dirigido por Clint Eastwood. Lançado em outubro de 2008, o filme é protagonizado por Angelina Jolie, e estrelado juntamente John Malkovich, Geoff Pierson, Jeffrey Donovan, Jason Butler Harner, Colm Feore, Amy Ryan e Michael Kelly.
    Jolie interpreta Christine Collins, uma mãe solteira, bastante cuidadosa e amorosa. Em um dia sábado, um dia comum de trabalho, Christine deixa seu filho em casa e vai ao trabalho. Tudo parecia normal, porém, quando volta para casa percebe que seu filho, Walter, tinha sumido. A partir daí, a mãe luta para encontrar a criança, as autoridades pressionadas para que o caso seja solucionado avisam a ela que encontraram seu filho. O caso do desaparecimento tornou-se famoso. Para mostrar a imprensa que tinham resolvido o crime, a as autoridades marcam de entregar o filho de Christine durante uma coletiva de imprensa. Então eis que um policial traz o filho desaparecido, mas logo, a mãe percebe que não é seu filho, ficando totalmente atordoada ao ouvir o seguinte do detetive: “And that's why it's important for you to take him home on a trial basis” (por isso é importante que o leve para casa para uma base experimental).

Pois é, se você ficou chocado com o sentido da frase, espere para ouvir e ver em cena, o jeito cínico e frio que o detetive expressa, soa quase como uma psicopatia simbiótica. O filme tem um aspecto virulento, você assiste e fica se questionando como alguém faz uma coisa dessas com a pobre coitada da senhora. Penso que é isto que Clint quer que aconteça, uma questão social, e de fato é. O enredo do filme foi baseado numa história real que ocorreu no ano de 1928, várias meninos de idade entre 7 e 12 anos desapareceram de forma similar. O caso, pelo que que sei, nunca foi solucionado, no filme mostra que foi, o culpado foi encontrado.
    Ao longo dos seus 141 minutos, A Troca justifica suas indicações ao Globo de Ouro. É um filme que não se torna cansativo, é um drama que te faz refletir pela simples atmosfera de uma imagem. O ambiente clássico da década de 20 construído por Eastwood, é simples e perfeito, tudo tem um tom pastel e pálido, causa uma constante de angústia.
    O tom vermelho do batom de Jolie usado no filme é o ponto de mutação. É ele que define a aura feminina em busca da verdade, é ele que marca a diferença de uma mulher num mundo exclusivo de homens. É isso que ela enfrenta, o mundo de homens tentando parar a sua busca! A palidez da pele de Christine, o desfoque da câmera, o encobrimento das expressões pelas abas dos chapéus, é magistral, sublime, mais uma vez soberbo! O filme todo tem um toque de cinema noir, Clint faz isso durante toda a película, os cortes de câmera no momento certo, fazendo com que o suspense se torne o sujeito.
    Depois de um certo tempo protagonizando filmes de ação, Jolie interpreta um personagem muito complexo. Talvez o aceite para viver uma mãe lutadora, serviu para mostrar que tem talento, e de sobra!!! É claro que a atriz teve seus momento ruins, já ganhou até um Framboesa de Ouro, mas isso é passado! As cenas em que Christine é internada no hospício pelo simples fato dela saber que seu filho encontrado não é o seu filho de fato, são no mínimo memoráveis. Interpretar uma mãe com um semblante sombrio, ao mesmo tempo que encarna uma mulher no auge da delicadeza feminina, símbolo do século XX; parabéns Jolie, o filme é seu! Dignas de uma indicação ao Oscar!
    Não posso deixar de citar John Malkovich, um super veterano do teatro e cinema americano. Dá um requinte a mais no longa, sua experiência é comprovada ao vê-lo em cena. Posso arriscar que todo o elenco foi bem selecionado, claro que tem aqueles atores que não nos agradam aos olhos. Mas é aqui que surge a linha tênue entre ator – personagem, diferentes, mas ainda causam confusões mentais.
    (vídeo)
    Acho que vocês notaram que tenho uma quedinha nada básica pelos filmes de Clint Eastwood! Devo admitir que tudo que concerne ao direto e ator é de meu fetiche! Mas não é para menos, tal diretor é marca registrada dos amantes da boa sétima arte. Mais uma vez em A Troca ele toca no assunto de raptos de menores, é uma alusão ao seu outro filme, o brilhante Sobre Meninos e Lobos. E este não é só uma das feridas que Clint toca, o assunto corrupção é o norteador de toda a película, aliás junte um filho sequestrado, um serial killer e polícia corrupta! No mínimo terás um resultado mais do que insatisfatório. O pecado do filme, creio que seja o único, é o roteiro, poderia ter sido menos extenso, isso gerou críticas negativas, mas na minha opinião não desmerece a obra, o seja, como citei no início será um futuro clássico!
    Desbravar a áurea feminina, em sua plenitude, virtude e delicadeza no posto da maternidade, é a maior beleza deste filme. Sem dúvida é um filme feminista, é um filme que serve de modelo para muitos e muitas principalmente. O drama de uma mãe que enfrenta o desaparecimento do filho já foi tema de novela, mas nunca retratado de forma tão brusca e delicada! O que posso afirmar, é que esta mãe encara uma luta sem precedentes, uma luta não só sua, mas de todas aquelas que buscam seu filho não só desaparecido e sim perdido dentro do próprio lar.
    “Sra. Collins, ouça-me. Eu entendo. Você está se sentindo um pouco incerta agora, e isso é de se esperar. Um menino dessa idade, ele muda tão rápido. Nos compensamos por isso, em nossa investigação. E não há dúvida de que este é o seu filho.” Não posso deixar de citar o cinismo, ahh o cinismo gritante da humanidade.
    Bjoossss!

Janiê Maia Cunha
    Rafael N.
    Rafael N.

Enviada em 11 de abril de 2013
    Um ótimo filme para quem gosta de drama, mas o fato de ser uma história real é algo que nos deixa extremamente tristes.
    Acredito que todos que assistirem terão a mesma esperança desta mãe que procura seu filho até o final.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 27 de dezembro de 2013
    Realmente um dos papéis de Angelina Jolie que mais marcaram no cinema. Muito drama num filme em que o suspense é forte e sim um filme cada vez mais angustiante. Tudo neste filme contribui para o cenário de perda, e desespero de perder um filho e ver o como pode acontecer um esquema de tráfico horrível e animalesco.
    danicarreis
    danicarreis

Enviada em 10 de fevereiro de 2013
    Excelente roteiro, excelente história... Só a atuação de Angelina Jolie é que deixou a desejar, na minha opinião!
    Gustavo H.
    Gustavo H.

Enviada em 15 de janeiro de 2013
    Excelente época, excelente elenco, excelente historia! Tudo se encaixa extremamente bem neste filme, A Troca é um daqueles filmes que você a cada minuto que passa se sente mais dentro da trama, combinação otima de drama com suspense que oscila em completa harmonia.
    Talvez a melhor atuação de Jolie.
    Larissa M.
    Larissa M.

Enviada em 4 de janeiro de 2013
    Filme maravilhoso, a atuação de Angelina Jolie foi sublime, perfeita, realmente muito comovente,
    e com um grande diretor, esse filme não poderia ser menos que isso, muito bom mesmo.
    Um dos meus preferidos dentre os filmes maravilhosos de Jolie.
    Ela merecia mesmo o Oscar.
    André R.
    André R.

Enviada em 3 de janeiro de 2013
    filme sensacional!! angelina jolie em sua melhor performance! assistam spoiler:
    Moniih Cardoso Jolie
    Moniih Cardoso Jolie

Enviada em 29 de dezembro de 2012
    Chorei quando assisti. Muito emocionante. Umas das melhores atuações de Angelina Jolie. Parece que quando o filme é inspirado em uma história real ele comove mais as pessoas. Triste, porém é uma realidade que temos que enfrentar todos os dias. Retrata fielmente o sofrimento das mães que perdem seus filhos.
    Mansinho Verissimo
    Mansinho Verissimo

Enviada em 28 de novembro de 2012
    Excelente filme! Comovente, brilhante roteiro e uma ótima fonte de discussão e debates.