Críticas AdoroCinema do filme Beaufort
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Beaufort

2,5

Filme fantasma
De Bruno Carmelo

Beaufort é uma obra misteriosa. É um filme de guerra sem guerra, sem heróis nem vilões, que não adota um ponto de vista específico sobre o seu tema. Sem saber por onde analisar esta produção, alguns críticos foram buscar pontos de referência em outros gêneros cinematográficos, comparando o filme a uma ficção científica (pelo caráter absurdo, quase fantástico do tema), a um faroeste (pela presença de homens perdidos em espaços vazios) e até aos road movies (pelos caminhos abertos, pela deambulação dos homens que nunca chegam a lugar algum).


O fato é que esta produção não é exatamente uma reflexão poética sobre o humanismo em tempos de batalha, como Terra de Ninguém, nem uma crítica acirrada ao belicismo, como o Redacted de Brian De Palma, tampouco é uma paródia do gênero como MASH. Este é um filme que ousa retirar do espectador seus pontos de imersão: quando achamos ter no desarmador de bombas Ziv (Ohad Knoller) um protagonista, ele é retirado do centro da história; quando achamos que o comandante Liraz (Oshri Cohen) assumirá o papel principal – como sugere o cartaz brasileiro, com seu rosto estampado – vemos que ele é apenas um homem a mais, e que a história nunca é narrada pelo seu ponto de vista. O público é mantido à distância, nunca convidado a participar da narrativa ou torcer por alguém.


Além da ausência de um contexto definido, o filme também escolhe retirar da imagem o conflito. São poucas bombas, poucos ataques, lançados de lugar nenhum, por adversários invisíveis. Os soldados israelenses ficam presos no castelo de Beaufort, no Líbano, sujeitos a um impasse: não podem revidar, por falta de ordens, e nem podem partir do forte, para não darem a impressão de que Israel se rende face à nação vizinha. Eles são obrigados a ficarem parados onde estão, esperando algo acontecer, e ao mesmo tempo temendo justamente que algo aconteça.


A inutilidade desta situação é vista simultaneamente como absurda e entediante. Pode parecer coerente tratar o tédio dos soldados com imagens lentas e monótonas, mas Beaufort corre o risco de simplesmente perder a atenção de seu espectador nesta busca conceitual. O público pode dizer "e daí?" diante deste conflito, sem se questionar sobre sua própria passividade. Em outras palavras, retratar a passividade da guerra pode ser algo muito interessante, mas não incitar a refletir sobre esta postura pode constituir um problema. O moralismo é algo questionável em um filme do gênero, mas a ausência completa de complexidade moral também pode sê-lo.


O espectador pode sair de uma sessão de Beaufort sem saber exatamente o que viu, nem por que esta história foi contada. O que queria o diretor? Para onde vai esta crônica letárgica? Alguns poderão considerar louvável a postura imparcial do filme, mas outros ficarão simplesmente à espera que o filme tome alguma postura, seja ela ideológica ou cinematográfica. Em sua transparência e modéstia, características certamente voluntárias, Beaufort escapa por entre os dedos, mistura-se às centenas de imagens que qualquer espectador já viu sobre as guerras. Pior do que passar por um filme ruim, esta obra cerebral pode simplesmente se transformar em uma experiência esquecível.

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

Nossas últimas críticas
Nós Somos as Melhores!
  4,0

O Ciúme
  3,0

Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
  3,5

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
  4,8

De Francis Lawrence
Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson
Ação
Trailer

Interestelar
  4,6

De Christopher Nolan
Com Matthew McConaughey, Anne Hathaway
Ficção científica
Trailer

Drácula - A História Nunca Contada
  4,3

De Gary Shore
Com Luke Evans, Sarah Gadon
Ação
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
1. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

De Peter Jackson

Com Martin Freeman, Ian McKellen

Filme - Ação

Trailer

2. Cinquenta Tons de Cinza
3. Cinderela
4. Os Vingadores 2: A Era de Ultron
5. Boa Sorte
6. Velozes & Furiosos 7
7. Minions
8. Operação Big Hero
9. Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 2
10. Loucas pra Casar

 Mais filmes