O Homem de Aço
Obra-prima
O Homem de Aço

Um super filme

por Roberto Cunha

A invasão dos quadrinhos no cinema foi implacável e, ironia, os bons resultados financeiros acabaram se tornando uma espécie de vilão. Com eles, o universo da sala escura parece ter ficado reduzido a uma explosão de cores e histórias, nem sempre, fáceis de entender ou atraentes para o espectador que não praticou o virar das páginas de um gibi. Aí, veio o pulo do gato: entregar filmes "destes mundos" com tramas envolventes e inteligíveis, conquistando multidões. Nem todos conseguem (existem grandes fiascos), mas tem uma turma aí que já pegou a manha e tem gente deste time em O Homem de Aço.

O Homem de Aço - FotoEm um planeta distante, o pai (Russell Crowe) de uma criança resolve salvá-la de um apocalipse e programa o envio dela para a Terra, levando consigo uma importante herança genética do seu povo, embora o frio General Zod (Michael Shannon) não se conforme com essa decisão. Já em seu novo lar, criado por pais "adotivos" (Kevin Costner e Diane Lane), a criança cresceu. Mas Clark (Henry Cavill) tornou-se um homem preocupado, principalmente, com suas origens e seu verdadeiro destino. Até que este passado retorna na figura de Zod, ainda mais poderoso, e o futuro da humanidade vai depender do confronto entre essas duas forças.

O Homem de Aço - FotoCaso você ainda não tenha sacado, o herói em questão é o bom e velho Super-Homem, repaginado, com novo intérprete, nova (e alucinante) roupa, mas com dilemas comuns ao mais reles dos mortais, do tipo "de onde venho, quem sou eu?". Escrito por David S. Goyer (Batman - O Cavaleiro das Trevas), o roteiro capricha nas explicações, é extremamente didático e isso não é demérito, pois é o que permite aos não iniciados um melhor entendimento. Agora, se os fãs das revistas vão curtir, aí já são outros quinhentos. Vão achar muito blábláblá, dizer que não foi fiel a isso ou aquilo... Porém, esquecem esses notáveis leitores (e são!), que uma adaptação é - e sempre será - uma versão e, como tal, poderá fazer uso de licenças para "sobreviver" em outro "meio". Aliás, licenças não faltam nas páginas coloridas da imaginação.

O Homem de Aço - FotoCom um discurso ecologicamente correto bem claro, bons diálogos ("Se você ama tanto essas pessoas, pode chorar a morte delas.") e efeitos especiais de cair o queixo, essa produção de Christopher Nolan sob a batuta de Zack Snyder tem elementos de sobra para conquistar o grande público. Desde boas atuações do elenco já citado até o auxílio luxuoso de coadjuvantes de peso (Amy Adams e Laurence Fishburne), além de um merecido destaque para Antje Traue e Christopher Meloni, que profere a emocionante frase: "Esse homem não é nosso inimigo".

Pra fechar a tampa, a trilha do premiado Hans Zimmer faz uma senhora cozinha para os quitutes pow!, bam!, tum! ganharem forma nas sequências insanas (quase intermináveis) de pancadaria entre o herói e seus algozes. A destruição, aliás, é grande e sem o menor pudor de deixar evidente a escola Michael Bay e Roland Emmerich, remetendo também a um momento do arrasa quarteirão Os Vingadores (2012). Assim, não é um pássaro... não é um avião... é um super filme (poderia ser mais curto), cuja missão de proteger o entretenimento foi plenamente garantida. Para o bem dos simples mortais, como o autor dessas mal traçadas linhas, e para o mal daqueles que defendem a ideia de que deveria ser fiel ao original blábláblá... Agora, é contigo mesmo!

• Edipo G.

Uia, vi gente não gostando do didatismo, do filme se autoexplicando, mas isso é necessário pra muita gente e gosto. Doi pra ver.

• Wils S.

Melhor filme de super herói do ano. Sem dúvidas.

• Jean S.

Doido pra assistir *^*

• Anna Patricia A.

O filme é incrível, maravilhoso. Bem escrito, narrado e com atuações primorosas. Uma abordagem diferente de tudo que já foi mostrado desse universo mitológico, mas mantendo sua base, sua origem. Mais que recomendo.

• guicarraro

Um filme que finalmente retratou(após o bizarro Superman-Returns) a grandiosidade e a esperança que Superman representa para a humanidade.

• Ana Angelica

Estou doida pra ver! Tenho certeza que vou adorar! Correndo pro cinema hahaha!! Concordo com o Guicarraro e o Wils S. o filme do ano com certeza!

• JPaulo2015

Essa review ficou massa, to doido para assistir esse filme.

• bjames

Vou ir ver!!!!rs

• Fabinho A.

ansiedade é pouco!!! sempre foi meu herói preferido desde criança, será um filmaço com certeza...

• Jason M.

Conseguiu modernizar o maior herói de todos os tempos e, ao mesmo tempo, manter a essência do personagem; especialmente elementos ''pré-Crise'', com um Superman definitivamente mais alien.
    Recomendadíssimo!

• Matheus S.

Grande Filme, só o que temos a dizer de O homem de aço !

• Ad?o S.

Ótimo filme, superou as minhas expectativas. As lutas estão muito legais e os cenários também. 2 horas e meia de um filmão contagiante!

• Jaen Carlos M.

sensacional , simplesmente espetacular !!

• Daniel A.

Não gostei muito da tal missão(para ocorrer um confronto daqueles), acho que, deveria ter um motivo, uma razão maior para que o General Zod fazer tudo aquilo.
    Mas o filme é bom, o conteúdo é bom, só é enjoativo pois é bastante tempo......

• Igor G.

Filme regular, com ótimos efeitos especiais. Mas no que me diz respeito ao filme em si, mais um vez prova que a mídia criou um super expectativa para o público de um filme mediano a ruim. As atuações de Henry e Crowe sao bem legais, mas isso não transforma o blockbuster em um bom filme!

• asriel J.

pra mim, um destaque nesse filme foi a forma com a qual foi trabalhada na atuação do vilão. Nada de passar o filme todo arquitetando seu plano mirabolante, nem gargalhadas esganiçadas e mto menos aquele monte de bla bla bla com um pouco de ação no final. A historia do vilão em si já ajudou muito mas enquanto Loki estava la nos Vingadores fazendo tudo isso descrito antes, Zod estava lá no Homem de aço, batendo, apanhando, cospindo na cara, matando todo mundo, sem aquela palhaçada de passar o filme todo mostrando superioridade aos seus subordinados, matando um ou outro que não fez o que ele mandou. Achei o filme excelente, e se a DC esperava um sucesso deste Homem de aço, que deu de 10 a 0 naquele do Retorno, para desenvolver um longa da Liga da Justiça, mandem ver! porque esse filme superou muitos filmes da Marvel.

• Rodrigo O.

O Problema deste filme, não sei se foi culpa do ator ou do roteiro, mas não vi aquele amor pela humanidade que o Superman tanto tem, muito despreocupado com as consequencias de suas batalhas, não consegui sentir que o herói estava realmente motivado a se sacrificar pelo planeta.

• Rony J.

O filme é espetacular com excelentes efeitos especiais, o que eu mais admirei no filme foram os efeitos especiais que foram muito reais.

Eu adorei esse novo começo do filme do Superman, muito melhor q os filmes da Marvel que são cheios de bobagens, pessoas idolatrando heróis  esse filme foi diferente, efeitos que se aproximaram da realidade, muita ação, o vilão do filme teve uma boa interpretação.
    Enfim é um excelente filme, recomendo a todos!!
    vocês nao vão se arrepender nao!
    Agora eu to aguardando a Liga da Justiça!!

• Rony J.

o filme sem divida me surpreendeu adorei, eu recomendo, o filme é bem melhor q todos os filmes da Marvel!!!

• Rony J.

o filme é magnifico adorei!!

• Ana Regina S.

Faltou a humanidade do Superman, achei Henri Cavil mediano, gosto da Amy Adams mas não convenceu como Lois, um filme fraco, comprido demais, cenas de luta exageradas, bom mesmo são Russel e Kevin, decepcionante, longe de ver aquele super herói que na minha opinião Christopher Reeve levou embora com ele.

• ogaiht51lva

Boa adaptação. Atuações convincentes. Superman com vilões à altura, ele sempre aparenta ser muito superior. Fugiu da rotina de mostrar o herói invencível e escoteiro, salvando gatinhos, impedindo acidentes, assaltos com bandidos comuns. O que faltou? A música tema do John Williams.

• William

Muito bom, ótimas atuações e ação na medida, embora eu não curta destruição exageradas. Estória bem contada com "flashes" em momentos adequados para o entendimento.
    Somente uma coisa não ficou coerente com a preocupação do herói para com as pessoas no final do filme, sim só vemos isso no final, se ele ama tanto essas pessoas porque ele jogava seus oponentes em prédios e destruindo-os onde provavelmente haveriam pessoas lá dentro?

• Emerson A.

eh verdade, na hora da luta me lembrei um pouco de Drangon Ball tambem...
    um bom filme gostei

• Franklin C.

Melhor filme do Super man os demais eram todos um fiasco heheheeh

• Jesse D.

triste... Christopher ainda vai ficar muito tempo se não para sempre como melhor superman

• Miralva S.

Fiquei triste....saí deste filme com saudade de Christopher Reeve e desejando que Henri Cavil faça logo 50 tons de cinza, e o pior,  tão cansada daquela luta meia boca de Superman com uma trilha sonora grotesca que quase saio antes de o filme terminar.O filme é um fiasco:péssimo roteiro, diálogos pífios;as falas do Superman são quase monossilábicas. Faltou explorar as fases do Superman, tipo infantil, adolescente, adulto, ao invés disto houve apenas pinceladas, Kevin Costner está brilhante, mas tinha que ter participação mais marcante, Lois Lane aparece desfocada, àquela pseudo atração dela pelo Superman é fosca. A trilha sonora é grotesca, as lutas são intermináveis, repetitivas e enfadonhas, o Superman ao final, apenas quebrando o pescoço do vilão o mata, porra, se era só assim por que diabos levou tanto tempo. Péssimo filme, mas se tiver continuação, o alento será que talvez o segundo seja menos pior que o primeiro.

• Cleiton M.

Tem gente que não entende bosta nem uma de filme, o melhor superman de todos o antigo é escroto pra caseta.

• Luiz Henrique d.

Muita gente criticando, mas não entendem os significado da palavra ADAPTAÇÃO. É lógico que não será 100% fiel, lógico que vai ter mudanças. Agora falar que a trilha sonora é uma merda, me desculpa, mas Hans Zimmer é um gênio em suas composições. Tanto que faço questão de baixar as trilhas que ele compõe. O filme é ótimo. Nunca dei muita bola pro Super-Homem, fui assistir sem expectativa alguma, mas saí da sala completamente satisfeito e surpreso com esse filme. Com certeza o melhor filme de super-herói do ano depois do fiasco que foi Homem de Ferro 3.

• Bruno H.

Meu do Deus do céu,o que aconteceu em Hollywood.O filme é ruim em todos os sentidos,os defeitos especiais são visíveis,ou seria efeitos?Henry Cavill pode ser qualquer coisa,menos superman. História retardada mental em que todo mundo sabe que o Clark é o Superman.E aquele bando de assassinos de Kripton liderado por Zod matando a todo direito qualquer que se relacione com o homem de aço e não mata a mãe sozinha na fazenda,pior do que isso é o Kevin Costner ir salvar cachorro dentro do carro,o filho vendo e não salva o pai.Diálogos que copia e imita descaradamente Superman-O filme e Superman-2.E olha que falam que fizeram uma história diferente.(onde?)O retardamento todo para um público retardado que não entende nada de cinema é a cena batida de quebra-pau em cidade do interior imitando Superman-2 e Thor.Gente tinha hora que parecia Thor,até a pobreza do cenário.Russell Crowe liderando a canastrice .Seria nota 0 se não fosse a excelente Diane Lane carregar o filme nas costas.Insuportável as repetidas cenas de luta.Trilha sonora opaca e sem emoção que não se nota nenhuma diferença dos filmecos de ação pré-fabricados de hoje em dia.Que saudades de Christopher Reeve e Brandon Routh.

• Gustavo D.

po, sendo adaptação ou não eles podiam pelo menos ter mantido a cueca vermelha pro lado de fora, neh? kkkkkkk

• Reizon R.

Particularmente vi um filme fraco ...

• Luan M.

Adaptação ou não, existem detalhes do PERSONAGEM que devem sempre se manter fiéis. Existem várias adaptações do Super-man, e em todas elas, suas mudanças definem seu caráter. O superman NÃO mata ninguém. Achei a morte do Zod desnecessária e infiel ao personagem.
    As duas únicas histórias em que o super matou alguém, em ambas ele se torna um ditador assassino. (uma foi o Lex em duas terras , e a outra foi o coringa em Injustice)

• Pedro H.

Seu ##!@ esse filme foi massa!!!!

• Geraldo C.

filme excelente cara tem muita ação show

• Leonardo Barcelos

Eu achei o filme excelente! No começo fiquei meio assim, mas o filme foi criando forma e no fim, estava extasiado com tudo aquilo. Nota 10 por conseguirem criar algo tão novo de uma história batida. Muito bom!

• Luiz Henrique d.

Confesso que to apreensivo por Batman vs. Superman. Primeiro pelo Ben no papel de Bruce Wayne, depois porque acho que estão colocando personagens demais na trama. Apesar de muito ser especulação fico apreensivo, acho que pode ser informação de mais pra um filme só. Mas to na torcida pra que seja um grande filme!

• El Miguel M.

Quanto gente falando merda aqui hein.

• Jo?o V.

Foi um filmaço, um dos melhores de 2013. Adorei a forma lenta como a história e os personagens foram construídos, promovendo uma total releitura do Super-homem agora mais próximo da humanidade. Não por outra razão o filme foi sucesso de bilheteria em todo o mundo e vai render uma tão prometida sequência que tem tudo para ser melhor ainda que o primeiro. Tem gente reclamando que ele matou Zod no final do filme....mas espere um segundo, o Super-Homem também não matou ZOD anteriormente nos filmes de Christopher Reeve? Inclusive até mesmo na saga do Mundo Compacto (na Era de Prata dos quadrinhos), Super-Homem mata ZOD.

• Alberto S.

Filme muito bom, excelente. Atuações muito boas. Nota 9

• Werley M.

nota mil para o filme

• joseivair

Bom filme,com um suporte de Russell Crowe e Kevin Costner e Laurence Fishburne,efeitos especiais muito bons e 3D razoável.