O Homem de Aço
    • Cineplayers
    • Estado de São Paulo

Blogs Pop

por Rodrigo Ortiz

Visualmente, o filme também é uma pérola, seja com efeitos visuais de primeira ou mesmo com um ótimo trabalho de câmera. [...] Não existem contra-indicações para “Homem de Aço”. É muito difícil não encontrar pelo menos uma coisa que agrade neste longa...

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

A próxima vez de revir "Man of Steel" será só de olho nas mulheres do herói, na sua diversidade, complexidade – e beleza. E depois vou querer ver mais uma pela paráfrase bíblica [...]. Um filme com essa riqueza de detalhes não se esgota em uma nem duas visões.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Chicago Sun-Times

por Matt Zoller Seitz

"O Homem de Aço" é em muitos aspectos um filme surpreendente, mas não faz nada para acabar com as reclamações de que o gênero super-herói de grande orçamento é basicamente adolescente, que o seu desenvolvimento criativo foi detido por anos e não deve se mover tão cedo.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Snyder conduz a fita com seriedade inabalável desde seu primeiro frame, mergulhando a audiência no drama de Clark e deixando de lado seus vícios estéticos mais conhecidos, como a câmera lenta, e embarcando de maneira mais naturalista na narrativa.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinema10

por Murillo JAF

A proeminência do longa está no drama, na história, nos modos utilizados para atualizar o Super-Homem à atual geração, mantendo o divo norte-americano, trajado com as cores da bandeira, adequado às exigências dos espectadores contemporâneos e fiel a certos objetivos da criação original...

A crítica completa está disponível no site Cinema10

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Quem faz a diferença no projeto é o diretor Zack Snyder, que impõe sua mistura de épico-kitsch com um senso intenso da ação. Por isso, "O Homem de Aço" pode até perder tempo com digressões humanitárias porque, em meio a elas, quem paga o ingresso adquire o direito de receber doses cavalares de cinema game.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Érico Borgo

"O Homem de Aço" não é um filme de heróis típico. Entre cenas que buscam emotividade, permite-se explosões de fisicalidade e grandiloquência no melhor estilo "Os Vingadores"...

A crítica completa está disponível no site Omelete

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

Para a habitual pergunta sobre a necessidade de um novo filme sobre as origens de um super-herói, "O Homem de Aço" responde simplesmente servindo-se de tanto espetáculo e ação - minuto a minuto, quadro a quadro - como em qualquer filme que alguém pudesse pensar.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Zero Hora

por Ticiano Osório

[...] é bastante feliz a combinação entre o roteiro de Nolan e Goyer, a concepção visual de Snyder e a música de Hans Zimmer. É este, definitivamente, o retorno do Super-Homem, reconduzido ao Olimpo do qual ele foi o pioneiro ocupante, lá em 1938, como o primeiro super-herói dos quadrinhos.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Daniel Reininger

O tom dramático soa por vezes exagerado, principalmente para quem está acostumado com o universo Marvel. [...] Zack Snyder amadureceu como diretor, entretanto, sua maior qualidade permanece – a capacidade de criar uma obra visualmente bela, que merece ser vista em Imax.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Preview

por Mariane Morisawa

A história tem problemas, mas funciona. Curioso é ver Zack Snyder afastar-se do seu estilo. No início, "O Homem de Aço" tem um quê de "Matrix", nas cenas de flashback parece "A Árvore da Vida", e no longo clímax, com explosões excessivas, lembra uma produção de Michael Bay.

A crítica completa está disponível no site Preview

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

Velocidade, movimento, cenas de guerra: o resultado é, neste sentido, poderoso. Snyder é o mestre na arte de transformar tudo - o cenário, os personagens - em figuras poderosas e graciosas, jogadas ao ar em bruscos efeitos de aceleração...

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Infelizmente, porém, todas estas virtudes técnicas e mesmo o excelente elenco acabam sendo sabotados não só pelo roteiro previsível e inchado, mas também – e especialmente – pela estrutura narrativa equivocada adotada por Snyder e pelo montador David Brenner.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Neusa Barbosa

Encarnando o herói com charme discreto, Henry Cavill usa sua bela figura sem espalhafato [...] Essas sequências de fúria digital duram um pouco além da conta, quebrando o ritmo do filme e chegam a cansar.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Théo Ribeton

"O Homem de Aço", obra desigual, alterna sucessos e fracassos no que diz respeito à rigidez semidivina do personagem, que Zack Snyder nem sempre consegue representar. Quando consegue, [o cineasta] reanima a dimensão abstrata das aventuras de Superman...

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Diário de Pernambuco

por Júlio Cavani

Cinematograficamente, o filme tem uma condução fluida até os momentos finais, quando começa uma pancadaria esticada até a monotonia. No desfecho, há ainda aquela velha preguiça mental.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Estado de Minas

por Carolina Braga

"O Homem de Aço" é essencialmente um filme de luta e destruição. Como já demonstrou em outras oportunidades, eis um mar onde Snyder sabe navegar. Se você é amante dos longas de ação, pode se tranquilizar.

A crítica completa está disponível no site Estado de Minas

New York Times

por Manohla Dargis

Snyder não é capaz de criar um mito, mas à sua maneira, por vezes poética, por vezes bruta, ele deu ao Superman um novo sopro de vida de franquia, afirmando que este herói americano é também um alienígena que deseja respirar livre.

A crítica completa está disponível no site New York Times

The Guardian

por Peter Bradshaw

Este é um filme de super-herói grandioso, inchado, repetitivo, que traz o que prometeu em grande escala, mas em duração excessiva. Eu senti falta dos pequenos prazeres inocentes, gentis, de quando Superman combatia o crime de todos os dias...

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Jacques Morice

Zack Snyder ("Watchmen - O Filme") filma sem erros significativos, alternando momentos de calma e de ação, cuidando dos efeitos especiais [...] Resta a impressão de uma mistura calculada, divertida, mas sem originalidade.

A crítica completa está disponível no site Télérama

A Tarde

por Bruno Porciuncula

Após mais de duas horas de projeção, o que temos é um filme razoável de ação que será facilmente esquecido. O tom sério e a busca pela realidade se sobrepõem a fantasia, tornando a experiência abaixo das expectativas.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

O Globo

por Rodrigo Fonseca

Mais próximo da cartilha da ficção científica do que das convenções dos filmes de super-herói, enfraquecido por uma proposta de montagem com idas e vindas no tempo, "O Homem de Aço" ("Man of Steel") só alça voo quando Kevin Costner está em cena.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Tim Grierson

"O Homem de Aço" propõe um grande espetáculo, mas depois de um tempo a ênfase nos grandes gestos ou no estilo extremamente sério não parece mais heroico, apenas exagerado.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Scott Foundas

Esta atração de marketing frenética, brilhantemente vendida, parece destinada a cativar as plateias, apesar da falta de humor e da estética barulhenta (nos visuais e no som) que deixa muito a desejar.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineplayers

por Demetrius Caesar

Uma confusa mistura de religião, militarismo e grosseira sexualidade. [...] Cavill, mau ator, passa o filme fazendo pose e é incapaz de expressar sentimento [...]; temos a impressão de que os atores nos filmes de Snyder estão lá prioritariamente para exibir o corpo.

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

Esse fenômeno da falta de ideias e da sobrecarga de efeitos especiais afeta ainda mais o outro blockbuster que também entra em cartaz – "O Homem de Aço". Se "Cavaleiro Solitário" pelo menos tem humor, essa história dos primórdios do Super-Homem carrega o peso adicional da extrema seriedade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo