Fanaa
Vídeos Créditos Críticas dos usuários Críticas da imprensa Críticas do AdoroCinema Fotos Filmes Online
Curiosidades Bilheterias Filmes similares Notícias
Fraco
Fanaa

Duas caras

por

Apesar de ser uma das maiores produtoras de cinema de atualidade, a Índia jamais teve uma exibição contínua de seus filmes no Brasil. Alguns apareciam em festivais, outros na TV a cabo e olhe lá. A distribuidora Bollywood Filmes resolveu investir para alterar este quadro, trazendo ao país filmes que possam popularizar a cultura indiana de fazer cinema. O escolhido para dar início a este processo é Fanaa, longa-metragem que reúne algumas características bem tradicionais de Bollywood e também aponta um caminho até então pouco conhecido por aqui.

Curiosamente, Fanaa possui duas metades bem distintas. A primeira é o típico cinema indiano já conhecido: repleto de canções, frases de efeito com lições de moral embutidas, uma certa dose de patriotismo e muita, mas muita ingenuidade mesmo. Afinal de contas, o que dizer de uma história que traz uma jovem cega do interior que, ao visitar a capital, acaba se apaixonando por um guia turístico galanteador, que usa poesia barata como cantada? Ela, é claro, se apaixona perdidamente – não sem antes lhe dar um sermão sobre a importância do trabalho e consultar os pais para saber o que eles acham.

Com uma boa dose de dramaticidade exagerada e diálogos bem ruins – "gostaria que fizesse de mim um suéter e me usasse", diz o galã -, a primeira fase de Fanaa lembra muito o formato de uma telenovela mexicana. Há os personagens cômicos, Cartoon Network e o senhor Fabuloso, que têm como único motivo entreter o público por alguns minutos. Há o núcleo jovem, as parentes de Zooni (Kajol), que tentam avisá-la do risco de se envolver emocionalmente. Há a versão indiana do Crô, personagem de Marcelo Serrado na novela Fina Estampa, que se humilha para agradar sua deusa. Há o galã (Aamir Khan), que desfila sua canastrice através de olhares insinuantes e mensagens do tipo "quero ser ainda mais atrevido" – um meio para driblar a proibição do beijo, presente em boa parte dos filmes indianos. E, é claro, há uma trilha sonora altamente manipuladora, capaz de mudar drasticamente em questão de segundos apenas para acompanhar uma alteração emocional em algum personagem ou na história.

A segunda metade de Fanaa é quase um recomeço para o filme. Após uma virada um tanto brusca, saem de cena as canções e a alegria e ganham espaço a ação e o lado político. Tudo porque Rehan, o galã pelo qual Zooni se apaixonou, é também um terrorista que luta pela independência do território da Caxemira, dividido entre Índia e Paquistão. Hora de dar espaço a este alter ego do personagem, com direito a explosões e perseguição de helicóptero. Algo surpreendente em se falando de cinema indiano, tão famoso por se ater apenas aos musicais em seus filmes.

O aumento da dramaticidade e a inclusão do conflito entre idealismo e questões pessoais, sem falar na ameaça terrorista em si, fazem com que Fanaa cresça substancialmente em sua segunda metade. Há ainda uma certa ingenuidade e alguns defeitos especiais, mas estes se tornam menores diante do grau atingido pela história. Entretanto, o desnível entre as duas partes e sua longa duração – quase duas horas e meia - acabam prejudicando bastante. O resultado é um filme até interessante, pela mescla do tradicional com o novo dentro do cinema indiano, mas cansativo.