Pequena Miss Sunshine
    Você assistiu Pequena Miss Sunshine ?

Raimundo Arlânio
    Raimundo Arlânio

spoiler:
    Achei o filme muito clichê por conta que conta a história de uma família que é coberta por desgraças e o diretor tenta passar esses fatos com um tom de humor.

Frank Ginsberg (Steve Carell) tentou suicídio e estar se recuperando, Dwayne Hoover (Paul Dano) que tinha sonho em entrar para as forças aéreas e fez até um voto de silêncio e cumpriu por 9 meses descobre que é daltônico e por esse motivo não pode se alistar, Richard Hoover (Greg Kinnear) fez um projeto e não foi aprovado, Olive Hoover (Abigail Breslin) que viaja com sua família e passar por muitas dificuldades é desclassificada por conta que sua apresentação foi inapropriada, Sheryl Hoover (Toni Collette) sofre por ver nada dando certo e Edwin Hoover (Alan Arkin) que queria muito ver a apresentação de sua neta Oliver e morre no meio da viajem.

O final do filme deixa muito ha desejar porque tem um final aberto e deixa o público curioso para saber oque vai acontecer com a vida dos personagens do filme, como, oque vai acontecer com o corpo Edwin sobre o enterro, qual profissão Dwayne irá fazer e se Oliver futuramente ganharia um concurso de beleza.
    emeli casemiro
    emeli casemiro

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O filme “Pequena Miss Sunshine” tem uma narrativa simples e desconcertante, tratando de assuntos sociais sem necessidade de “uma camada de proteção” para o público. Vemos isso através da cena onde a pequena Olive (Abigail Breslin) pergunta o por que do seu tio, Frank (Steve Carrell), spoiler: estar com os pulsos feridos, e a família explica, sem nenhum “filtro”, que o mesmo tenta suicídio
    . Na casa dos Hoover percebesse um conflito interno, o que pode trazer problemas para as crianças, principalmente para a pequena Miss, deixando relações entre essas pessoas a serem resolvidas.
    As aventuras que acontecem durante a viagem para Califórnia são variadas, trazendo uma linha temporal desordenada e uma liberdade de interpretação enorme. Dentre tantos casos de críticas que o filme oferece, está a apologia de imagem, corporal, representada pela ganância de vencer os concursos de misses por Olive, mesmo sendo inocente e não percebendo tal comportamento. O seu pai, Richard (Greg Kinnear), também fornece ações que indicam preconceitos sobre imagens, oferecendo a exaltação do corpo padronizado, “jogando” a própria filha nesse mundo.
    Vícios estão presentes nos assuntos da obra, com os personagens da mãe, Sheryl (Toni Collette), e do avô, Edwin (Alan Arkin), tendo respectivamente as fraquezas do fumo e da droga heroína. O telespectador pode torcer para a recuperação desses personagens, querendo um final feliz, porém neste filme estamos tratando de uma realidade descontínua, recebendo assim, spoiler: a morte do avô.

Também teremos o irmão de Olive, Dawyne (Paul Dano), que representa o esforço e também a rebeldia contra a família, quando o mesmo fala que odeia a todos e quer sair dali imediatamente. Seu sonho de entrar na aeronáutica juntando-se com seus sacrifícios reporta uma grande decepção quando spoiler: é descoberto que o mesmo não pode completar seu objetivo.

Ao final, é perceptível que finais felizes não são necessários para fortalecer uma família. A exposição precoce de crianças em concursos de beleza, para satisfazer os desejos frustrados dos pais, porém, mesmo com uma revira volta inesperada é possível obter uma satisfação, pois o filme nunca deixou claro spoiler: que Olive ganharia o concurso, sempre mostrando que sua aparência não seria capaz de atingir as das outras concorrentes
    . Mas mesmo assim ela estaria feliz e segura consigo mesma.
    Enviada em 7 de dezembro de 2019

. Mas mesmo assim ela estaria feliz e segura consigo mesma.
    francisca aline rodrigues
    francisca aline rodrigues

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O roteiro do filme “ Pequena Miss Sunshine” gira em torno de uma problemática família, que passa por grandes dificuldades, além de problemas financeiros o roteirista Michael Arndt também abordou várias temáticas de grande relevância dentro da convivência familiar.
    Pequena Miss Sunshine é um dos raros filmes que consegue trazer a mistura de comédia e drama, que faz rir sem aviso prévio, mas que também te faz emocionar, e ainda existe tem a soma de vários assuntos que ligam-se entre si no decorrer do filme. A família retratada no filme, enfatiza a individualização, apesar de se mostrarem bem conscientes no que diz respeito a questão financeira, no entanto é notório o desinteresse de cada integrante do grupo no que diz respeito às angústias e sofrimentos psíquicos da família. Dentro dessa família o roteirista Michael Arndt, trouxe o vício em drogas e no tabaco (cigarro), suicídio.
    Mas a principal crítica do filme é o culto à beleza, aos estigmas de vencedores e perdedores, sugerindo que a vida não é um concurso permanente. Apesar de ter um roteiro muito parecido com o do filme Férias Frustradas, não altera em nada sua qualidade, logo que a mensagem passada em Pequena Miss Sunshine é de perdedores, vencedores e aceitação.
    Carlos Eduardo Araújo Ferreira
    Carlos Eduardo Araújo Ferreira

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O filme “Pequena Miss Sunshine” foi uma obra cinematográfica feita em 2006, da qual possui um gênero típico de comédia “pastelão”, cuja diversão é garantida para toda a sua família ver.
    Tudo começa com o padrão de longas-metragens, mostrando o dia-a-dia dos seis integrantes da família em um rápido período, isso abre espaço para você mesmo tirar suas primeiras impressões sobre cada personagem, o que de longe é um ótimo começo para filmes nesse estilo.
    A obra tem diversos tipos de piadas, das quais usam muito bem e na hora certa, como as que fazem com a pequena Olive (Abigail Breslin), aproveitando sua inocência e fazendo situações constrangedoras parecerem normais, spoiler: como falar sobre as cicatrizes nos pulsos de Frank (Steve Carrell), ou quando o apresentador do show Pequena Miss Sunshine pergunta a ela onde está seu avô e ela diz que ele está no porta-malas.

Em questão de trilha sonora se deixou a desejar bastante, em momentos tristes não houve nenhuma composição para acompanhar e deixar os espectadores no mesmo clima que os personagens, preferindo o silêncio ao invés de uma música lenta. spoiler: Um exemplo é quando o Dawyne (Paul Dano) desiste de continuar a viajem e vai pra longe de sua família.

No quesito de atuação dos atores, a que mais se destacou, apesar de ser uma criança, foi a Abigail Breslin, pois ela sabe muito bem como usar as suas expressões faciais e não teve vergonha alguma de interpretar algumas cenas mais constrangedoras de Olive. Já em relação aos outros atores, não teve nenhum que ficasse abaixo da média, porém, não houve nenhum ficasse acima.
    O final do filme foge completamente dos clichês dos filmes que sempre acabam com tudo resolvido e todos os sonhos realizados, o que pode acabar pegando os espectadores de surpresa, tornando-o ainda mais imperdível.
    Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O filme “Pequena Miss Sunshine” tem uma narrativa simples e desconcertante, tratando de assuntos sociais sem a necessidade de uma "camada de proteção” para o público. Vemos isso através da cena onde a pequena Olive (Abigail Breslin) pergunta o por que do seu tio, Frank (Steve Carrell), spoiler: estar com os pulsos feridos, e a família explica, sem nenhum “filtro”, que o mesmo tenta suicídio

Ao final, é perceptível que finais felizes não são necessários para fortalecer uma família. Mesmo com uma revira volta inesperada é possível obter uma satisfação, pois spoiler: o filme nunca deixou claro que Olive ganharia o concurso, sempre mostrando que sua aparência não seria capaz de atingir as das outras concorrentes.
    Mas mesmo assim ela estaria feliz e segura consigo mesma.
    Luiza Delfino Silva
    Luiza Delfino Silva

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O filme tem uma ótima direção, isso não posso discordar, mas acho que em algumas cenas e em seu enredo poderia ser sido melhor.
    A escolha de atores e atrizes para fazer os papéis foi perfeita, sendo perceptível que os autores estavam bem preparados para o papel.
    Poderiam ter abrangido melhor o Disney, não sabemos se o mesmo superou os desafios e conseguiu oque queria. spoiler: Também o fato do falecimento do avô
    foi um fato q deixou o filme um pouquinho chato, pois ele tinha ótimas cenas de comédia.
    O final do filme também não foi um dos melhores, já poderiam passar outro tipo de lição de moral como que não deve existir padrão de beleza ou que não existe mulher perfeita, diferente do que foi passado no filme, porém, a moral do filme também é muito bonita e inspiradora.
    Apesar do fim dececionante, é um bom filme e eu recomendo, ótimo filme para assistir com familiares e amigos.
    Uenes Batista de Oliveira
    Uenes Batista de Oliveira

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O que dissociaria os vencedores dos perdedores? O êxito do insucesso? O que, de maneira incontrovertível, possibilitaria o indivíduo aniquilar o fracasso e ser, portanto, influenciado ao sucesso? E, também, qual seria o desígnio de permanecer nesta busca obstinada por este sucesso, em sua convicção mais estatutária? Somente objetivar o almejado desejo? Objetivar para quem ou para o que? Para as pessoas que lhe rodeia? Para todo o mundo? Para erradicar o que mais lhe tira suas noites mal dormidas? Para si mesmo? Perguntas como essas lhes serão respondidas, de forma silenciosa, ao assistirem ao filme cinematográfico "Pequena Miss Sunshine".
    Desse modo, inaugurou no Festival de Sundance, no dia 06 de outubro do ano 2006, o excelente longa-metragem do casal Jonathan Dayton e Valerie Faris, o qual, a princípio, acomete acerca das palestras criadas por Richard Hoover (Greg Kinnear), o pai da fantástica garotinha Olive Hoover (Abigail Braslin). spoiler: Tais palestras são concebidas por intermédio de seu livro de autoajuda, o qual é caracterizado, em geral, por fazer uma introdução aos nove passos necessários para alcançar o sucesso que o indivíduo deseja, e ser, portanto, um vitorioso,
    como ele profere em sua obra e, ainda, em suas relações cotidianas. Nesse ínterim, a realidade a qual ele encontra-se é, então, dividida e classificada em dois segmentos incompatíveis: perder ou vencer.
    A sobrecarga do seio familiar, contudo, é incorporada e direcionada à figura da mãe de Olive, Sheryl Hoover (Toni Collete), que é cônjuge de Richard, mãe de uma garota e um garoto que, de certa forma, mantêm a esperança de conquistarem seus respectivos objetivos, os quais, a longo prazo, são considerados inatingíveis, e, vale ressaltar, também, que Sheryl Hoover é a provedora primordial da família e da residência Hoover.
    Ademais, no que se remete a Richard, vale postular que, embora utilize os ideais englobados em sua obra literária na formação e na educação de seus filhos, se encontra ludibriado por não atingir a venda do mesmo para com qualquer que seja a editora.
    Como irmão de Sheryl Hoover, tem-se Frank Ginsberg (Steve Carell), especialista do conhecimento em relação ao escritor Proust, exteriorizando, assim, na temática trágica de sua vida: spoiler: o indivíduo que não conseguiu suicidar-se.
    Nessa lógica, tendo que morar com os Hoover, Frank torna-se uma pessoa submissa a essa família, visto que o mesmo necessita dos cuidados e atenções médicas, as quais, em suma, são proporcionadas e efetivadas por sua irmã.
    Um outro integrante desta obra revitalizante é o irmão da caçula aprendiz, que se chama Dwayne Hoover (Paul Dano), o mesmo que, destinado a tornar-se um piloto de teste e, ao perceber que sua família conspirava para que isso não fosse possível, spoiler: decidiu criar uma espécie de "voto de silêncio",
    o qual surgiu, também, pela sua inspiração na literatura do filósofo prussiano Friedrich Nietzsche.
    Diante do exposto, nota-se uma falsa liberdade de escolha: alguns dos protagonistas da obra supracitada não sentem-se pessoas livres para decidirem o que realmente desejam para o presente delas e, ainda, para o planejamento de suas vidas profissionais futuras, resultando, assim, que os mesmos estejam a mercê de algo que lhes são inserido, de modo alternativo, por exemplo, ou, de forma distante de seu livre-arbítrio, imposto em suas vidas.
    Isso é visível, por exemplo, na realidade de Olive Hoover: garotinha sonhadora que, apesar de desejar efetivar seu desejo, o qual consiste em ganhar o título de miss no concurso de beleza mirim "Pequena Miss Sunshine", seu pai a coloca em posições críticas, visto que ele impõe que ela não perca, de maneira nenhuma, o tal concurso de beleza. Por um mesmo ângulo, ela tem que aniquilar coisas que, perante seu pai, a distanciava da realização do sonho, e, se você, leitor, fizer um paralelo da ficção à realidade, perceberá que, igualmente a meu ver, a criança sofre uma subjugação em relação ao adultocentrismo, fazendo com que ela perca sua liberdade para realizar suas escolhas e, assim, incorpora-se aos moldes criados pelos adultos.
    Tal quadro merece atenção e criticidade, pois, as crianças têm que viverem o período da infância e, de maneira nenhuma, poderia haver, do meio exterior, um contato prejudicial à vida delas, restringindo-se à infância: ao ferimento e a desproporcionalidade de acontecimentos entre a vida adulta e a vida infantil de uma criança, como é o caso em que a principal protagonista do filme "Pequena Miss Sunshine" está inserida: imposição externa para com ela.
    É de extrema importância salientar, também, o distanciamento dos comportamentos da família tradicional do século XXI. Nesse sentido, a família Hoover faz uma interpretação que, até meados dos séculos XIX e XX, não era muito corriqueira: o seio familiar só poderia ser constituído pelo pai, pela mãe, seus filhos e, juntamente com essa formação, teria que prevalecer e transmitir o conceito de família "normal" para a sociedade a qual vivem, família que não apresentasse, em seus constituintes, pessoas patológicas, que apresentassem algum tipo de deficiência física ou mental, vício, entre outras "patologias", como eram chamadas, por exemplo, no período naturalista brasileiro.
    Em contraste com as imposições, está, nessa perspectiva, os membros Hoover, os quais, de maneira normativa, isso na hodierna sociedade na qual adentram, tornam-se pessoas normais como qualquer outra família contemporânea, que apresentam particularidades, superações, obstáculos a serem enfrentados, sacrifícios, variações familiares, transtornos psicológicos, entre outros problemas.
    Tais termos supracitados enriquecem, na contemporaneidade, o conceito de "família", causando, assim, uma quebra dessa linha de pensamento imposta anteriormente e uma maior aceitação do que, hoje, integra esse meio constitucionalista. Portanto, um dos pontos positivos abordados nesse longa-metragem fantástico é, sem dúvidas, o de mostrar uma das novas formações familiares do século XXI.
    Além desses incríveis protagonistas supracitados, vale trazer o avô de Olive, o qual chama-se Edwin Hoover (Alan Arkin), que, também, é pai de Richard, embora seja uma pessoa completamente distinta dele. Nesse viés, spoiler: Edwin é expulso de um asilo do qual estava recebendo tratamento contra o seu vício maléfico: a heroína.
    E, ao sair desse hospício, adentra na casa dos Hoover, passando, assim, a morar com eles. Nesse contexto, ele é uma das pessoas mais importantes para Olive, spoiler: visto que ele a ajuda, cria uma coreografia para que ela apresente no sonhando concurso e, ainda, acredita em seu potencial mais do que ela própria.

Sem dúvidas, ela o considera o treinador responsável por manter seus aspirantes desejos de ser a futura Pequena Miss Sunshine. Ao receber uma notícia inesperada, spoiler: a qual baseia-se em ela ser classificada para o almejado concurso, podendo, então, disputar com as outras crianças a sonhada coroa,
    há um momento que compatibiliza a união familiar e que, pelo meu ponto de vista, é importante salientar, mesmo que de forma espalhafatosa: depois de vários contratempos, problemas internos e revoltas incorporadas nessa família, eles decidem acompanhar a pequena menina nesta busca incessante por esta realização. Assim, adentram em uma velha e amarela Kombi rumo a Redondo Beach, no sul da Califórnia.
    Indubitavelmente, as obras cinematográficas deveriam, como a supracitada ao desenrolar da crítica, trazer mais este tipo de conteúdo familiar, pois, como sabe-se, a constituição familiar deve, acima de tudo, ser priorizada e empregada nesses tipos de gêneros, como foi o caso do filme "Pequena Miss Sunshine".
    O roteiro de Michael Arndt para com essa obra é surpreendente: ele atrai o espectador para uma trajetória extraordinária, cheia de "altos" e "baixos" que são, indiscutivelmente, raros. Sob o mesmo ponto de vista, a fórmula road trip é, de forma inquestionável, bem sucedida, uma vez que nela é projetado um estudo acerca da concepção de família, seja em conjunto, seja individualmente.
    Por um outro viés, há alguns tópicos contestáveis nesse trabalho de Arndt: o contexto mais catastrófico ocorre tanto onde os personagens se hospedam quanto em um hospital, dando espaço, portanto, para um irrefletido, quase inanimado, tratamento humorístico. Desde a conversa de Sheryl com a pequena Olive acerca do que, naquele momento da película, estava acontecendo, de maneira totalmente sincera, até sobre o que viria a acontecer, tornando-se, portanto, algo verdadeiramente inverossimilhante. Os componentes incongruentes não são, totalmente, contendentes aqui, nessa crítica, quanto os inseridos no momento em que chegam ao hotel, os quais são, diga-se por experiência passageira, beneficamente engraçados, assim como a forma de correr, absurdamente cômica, de Frank.
    Portanto, a obra é, basicamente, um retrato da sociedade e seus constituintes do século vigente, visto que ela apresenta temáticas que vão de encontro à realidade a qual nos encontramos, as quais, indubitavelmente, precisam ter um olhar mais crítico e embasado, desde a concepção do que é ser criança até do que é ser adulto no atual contexto social e econômico. Logo, sem sombra de dúvidas, o filme "Pequena Miss Sunshine" aborda, de maneira intensa, embora questionável, essas questões sociais, econômicas, políticas e, acima de tudo, atenciosas. Fielmente, se você, leitor curioso, for um ser crítico para com o que permeia as variadas relações ao seu redor, eu lhe sugiro que assista esse filme e conheça seus personagens, pois, como supracitado, o maior objetivo intrínseco dessa envolvente produção cinematográfica é, incontestavelmente, levar os espectadores a uma maior reflexão acerca de quem são atualmente.
    Lázaro Freitas
    Lázaro Freitas

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    Eu realmente gostei muito desse filme, é bem divertido e gostoso de assistir.
    É muito legal como ele consegue tratar de vários assuntos em um mesmo enredo (suicídio, homossexualidade, fumo, problemas de socialização, pretensão pelo corpo), gostei muito da naturalidade com a qual o filme tratou a homossexualidade, achei bem necessária, no entanto, devido o objetivo de encaixar tantos assuntos em um tempo limitado de filme fez com que não conseguisse se aprofundar em nenhum.
    Muito divertido acompanhar toda a viagem da família para levar a pequena Olive ao desfile, e ver toda a evolução e intensificação dos laços familiares, inicialmente bem restritos, sendo cada um bem avulso no campo familiar, um campo familiar problemático.
    No geral o filme como já foi dito, é bem “gostoso” de assistir, mas algumas partes sem vestígio de dúvidas deixam muito a desejar, como spoiler: a morte do avô
    , onde esperamos um luto maior da família, ou mesmo o final do filme. Fiquei muito em dúvida se o fim foi planejado para ficar com aquele “gostinho de quero mais” ou realmente era só aquilo e pronto.
    No geral eu gostei muito do filme, mesmo com as partes medíocres, me tirou boas risadas e eu recomendo, é um filme de família que provavelmente vai ficar bem melhor se você assistir com a sua.
    Bianca Abrantes
    Bianca Abrantes

Enviada em 7 de dezembro de 2019
    O filme tem uma especialidade excepcional, na forma de retratar a história da pequena Olive e sua família a busca de um sonho,ao qual a família passa por muitos obstáculos para conseguir realizar o grande sonho da pequena Olive, temas recorrentes da atualidade do dia a dia em que se mistura comédia é drama ao mesmo tempo,mesmo ele sendo cerca de 13 anos atrás. É lindo e ao mesmo tempo nos alerta sobre a questão prejudicial pode ser esses estereótipos para quem está sendo rotulado. Pequena Miss Sunshine, e engraçado consegue te fazer rir sem nenhum aviso prévio, mais ao mesmo tempo consegue te emocionar com pequenos gestos, se realmente prestar atenção no filme, cada cena é um ensinamento.O sonho da pequena Olive é a peça chave para o filme ser perfeitamente conduzido pois todos eles tem algo a realizar desde de Olive até seu irmão. Mais também todos eles sofrem algum problema diferente ou seja por ser homossexual, por ser calado,e por ser uma pessoa mal humorada todos eles fazem parte do filme. Vale a pena assistir o filme não só pela comédia,mas também pelo final que é divertido.[spoiler]