Quem ganhou o MasterChef Brasil 2026? Carla e Jéssica disputaram o troféu, e final sem emoção é duramente criticada na web: “Vergonhoso”

Com uma rivalidade saudável, as duas participantes entregaram menus autorais, que receberam mais elogios do que críticas. Veja quem foi a grande campeã da 13ª temporada do programa da Band e tudo o que rolou na final.

Band
Por Guilherme Rocha

E temos uma nova campeã do MasterChef Brasil! A 13ª temporada foi intensa, marcada por altos e baixos, participantes polêmicos e uma dinâmica que, às vezes, passou a impressão de priorizar mais as tretas do que a gastronomia, deixando a essência do programa em segundo plano. Ainda assim, o público acompanhou tudo de perto, mostrando que o formato continua despertando interesse e mantendo seu espaço na televisão brasileira.

A grande final foi disputada pela bombeira Jéssica Cechella, de Criciúma (SC), e pela médica Carla Araújo, de Juazeiro (BA), cuja postura ao longo do programa foi criticada por parte dos fãs e, infelizmente, fez com que ela se tornasse alvo de ameaças fora das telas.

No episódio final, exibido nesta terça-feira (29) pela Band, as duas, que se tornaram amigas ao longo da competição, tiveram uma disputa marcada pela competitividade e rivalidade saudável. Ao fim, Jéssica venceu a 13ª temporada do MasterChef Brasil com seu menu autoral, que reúne sabores do litoral catarinense e ingredientes que ela descobriu ao longo do programa.

Renato Pizzutto/Band

Além de conquistar o cobiçado troféu de melhor cozinheira amadora do país, Jéssica levou para casa R$ 300 mil em dinheiro, uma viagem para Lisboa e uma bolsa na prestigiada escola de gastronomia Le Cordon Bleu. Carla também não saiu de mãos vazias: ganhou uma bolsa na mesma instituição francesa, mas para um curso de pâtisserie, voltado à confeitaria.

“Eu estou sentindo muita felicidade, primeiramente, em poder compartilhar esse momento com minha família. Isso está sendo muito especial. Foi uma jornada de aprendizado para mim. Foi uma experiência inesquecível. Nunca vou esquecer cada momento, principalmente esta noite”, celebrou a campeã do MasterChef Brasil 2026 logo após a vitória.

Como foi a final do MasterChef 2026?

Como em toda final do MasterChef Brasil, as duas tiveram que preparar um menu completo, com entrada, prato principal e sobremesa. Cada etapa teve 1 hora de duração, com tudo acompanhado do mezanino pelos familiares das finalistas e os demais participantes.

Carla batizou seu menu de “Sol do Sertão”, com ingredientes e referências nordestinas, enquanto Jéssica apresentou o “Entre Mares”, uma criação marcada pelos frutos do mar.

1. Entrada

Carla x Jéssica Reprodução/Band
Carla x Jéssica

Carla serviu um taco “sertanejo” de tapioca com ragu de carneiro, guacamole de caju e sour cream de boursin, apostando em uma apresentação mais rústica. Já Jéssica seguiu por um caminho contemporâneo, com um mil-folhas de carne de siri feito com massa fresca frita, maionese de butiá, maionese verde e purê de batata-doce.

2. Prato Principal

Carla x Jéssica Reprodução/Band
Carla x Jéssica

Para o prato principal, Carla apostou em uma receita de família que conquistou o paladar dos jurados: uma moqueca de feijão. Jéssica também recebeu elogios com seus sorrentinos de camarão e nata, acompanhados de molho velouté e frutos do mar.

3. Sobremesa

Carla x Jéssica Reprodução/Band
Carla x Jéssica

E, para fechar os menus com chave de ouro, veio a sobremesa. As duas apostaram em sorvetes feitos com hidrogênio líquido, acompanhados de bolos. Carla preparou bolo de tapioca com gel de pimenta, sorvete de manga e maracujá, acompanhado de coquinho e finalizado com uma tuile. Inspirada no Farol de Santa Marta e com ingredientes amazônicos, Jéssica serviu sorvete de cupuaçu e flor de jambu, creme inglês de tucupi negro, chocolate e pão de ló.

MasterChef Brasil
MasterChef Brasil
Data de lançamento 2014-09-02
Séries : MasterChef Brasil
Com Erick Jacquin, Helena Rizzo, Henrique Fogaça

Como foi a repercussão da vitória de Jéssica?

Assim que os jurados anunciaram a vitória de Jéssica, as redes sociais foram tomadas por comemorações dos fãs da catarinense e também por críticas de quem torcia contra Carla. “Única coisa boa dessa temporada: ver a Carla ser tombada na final”, escreveu um perfil no X. “Ufaaaaa, que alívio! Parabéns, Jéssica, foi merecido!”, celebrou outro.

“Por mais que a Jéssica tenha seus defeitos, é inegável que ela possui postura de MasterChef e seu menu tinha pratos com aspecto profissional”, opinou um terceiro.

Além da vitória, os fãs do MasterChef também repercutiram a falta de emoção na final, já que o anúncio da vencedora não foi feito ao vivo, mas no estúdio. “Saudades de quando o resultado era dado ao vivo. Vergonhoso isso”, criticou um telespectador. “Mas nem o programa teve emoção! Foi sem graça igual à temporada!”, reclamou outro.

Guilherme Rocha
Guilherme Rocha
-Subeditor TV
Fã incondicional de reality shows que poucos admitem assistir, novelas clássicas com vilãs que amamos odiar, além de séries que são o auge do entretenimento despreocupado.
Links relacionados