Antes de conquistar o público em novelas, acumular prêmios e se tornar um dos rostos mais conhecidos da TV brasileira, um querido ator da Globo deu seus primeiros passos em participações discretas na televisão, incluindo aparições em programas humorísticos.
Um desses trabalhos foi em A Diarista, sucesso estrelado pela comediante Cláudia Rodrigues como a icônica Marinete, ou simplesmente Nete. No episódio “Aquele da Copa”, da terceira temporada, a protagonista não foi liberada para assistir ao jogo do Brasil com as amigas Solineuza (Dira Paes) e Ipanema (Helena Fernandes) e precisa permanecer na casa dos patrões para limpar tudo e servir os convidados que acompanhariam a partida.
Entre eles estava Bruno, personagem vivido por um jovem Mateus Solano. Sim, na época, em 2006, o talentoso ator ainda não havia estreado nas telenovelas e estava no início da carreira, com uma passagem recente pelo teatro profissional e um curta-metragem no currículo.
TV Globo
Seu primeiro papel fixo na televisão veio no mesmo ano de sua participação em A Diarista, na minissérie JK, da Globo, em que interpretou o Dr. Júlio Soares, amigo e cunhado do ex-presidente Juscelino Kubitschek. No ano seguinte, Mateus ganhou destaque ao interpretar o garoto-propaganda Ligador em comerciais de uma operadora de telefonia.
Depois disso, o artista continuou fazendo participações, incluindo um episódio do Sítio do Picapau Amarelo. Mas foi em 2009 que sua carreira ganhou novos rumos. Após interpretar Ronaldo Bôscoli na minissérie Maysa: Quando Fala o Coração, o ator conquistou sua primeira grande chance nas novelas ao viver os gêmeos Jorge e Miguel em Viver a Vida.
Com uma atuação elogiada pelo público e pela crítica na novela de Manoel Carlos, Mateus passou a ser escalado para outtas grandes produções da Globo, como Morde & Assopra (2011), Gabriela (2012) e Amor à Vida (2013), quando deu vida ao vilão Félix, um dos personagens mais marcantes da teledramaturgia recente.
Desde 2023, quando atuou no remake de Elas por Elas, novela que enfrentou baixa audiência, Mateus Solano não integra o elenco de uma nova produção de teledramaturgia. Sua última aparição na televisão foi em uma participação especial no humorístico Encantado's. Atualmente, ele está em turnê plo Brasil com o espetáculo teatral O Figurante.
Para conferir os primeiros passos de Mateus Solano na TV, basta dar play no 13º episódio de A Diarista no Globoplay. Além da participação do ator, é nesse capítulo que está o famoso meme de Solineuza acompanhando o jogo do Brasil sem fazer ideia do que está acontecendo!