Ana Paula Renault voltou ao Big Brother Brasil para fazer história pela segunda vez, agora de maneira mais positiva e no páreo para disputar o prêmio histórico de R$ 5,44 milhões.
Em sua primeira participação, no BBB 16, a jornalista ficou marcada não apenas pela saída polêmica e inesperada, mas também por ter sido a única expulsa a tomar café da manhã com Ana Maria Braga no dia seguinte. Além disso, sua despedida rendeu um um momento inédito, com o apresentador Pedro Bial quebrando uma regra do programa pela primeira vez.
Ana Paula foi expulsa do reality por ter batido no rosto do concorrente Renan durante uma festa, depois de exagerar na bebida. A notícia da expulsão, na manhã seguinte, a pegou de surpresa e deixou a sister bastante abalada. Ainda assim, diferentemente de outros participantes expulsos do BBB, ela não foi "apagada" e até ganhou um discurso especial.
O discurso que quebrou regras no BBB
Com personalidade forte e sem filtros, Ana Paula colecionou rivalidades no BBB 16 e protagonizou momentos icônicos, como seu retorno triunfal à casa após um paredão falso e o grito "Olha elaaaaa". Tudo parecia desenhado para que ela chegasse à grande final, até que a expulsão pegou todo mundo de surpresa e interrompeu o que poderia ter sido a história de uma campeã com um perfil diferente dos demais vencedores do programa.
TV Globo
A TV Globo adota uma política severa com os participantes que são expulsos do Big Brother Brasil. Sem discurso de despedida, eles saem pela "porta dos fundos", não participam de entrevistas pós-reality e acabam praticamente apagados da história do programa. Além disso, os contratos são rescindidos e nenhum valor de cachê é pago.
No caso de Ana Paula, porém, houve uma exceção. No que diz respeito ao discurso, o tratamento foi diferente: Pedro Bial não apenas se dirigiu a ela como dedicou um texto de cerca de quatro minutos, em um gesto inédito até então.
O momento foi exibido na noite da expulsão e surpreendeu a mineira, que acompanhava tudo de casa, apreensiva com a repercussão do episódio. “Gente, estou tensa. Será que eles vão acabar com a minha raça no programa?”, questionou nas redes sociais.
Ao ouvir o discurso de Bial, no entanto, Ana Paula acabou se emocionando e foi às lágrimas. “Eu estou mega emocionada”, afirmou, chorando. Depois, voltou a falar com os seguidores e comentou brevemente o ocorrido: “Foi isso que aconteceu, não foi bonito. Mas agora é renovar as energias e bola para frente, com o apoio de vocês”.
Relembre o discurso de Pedro Bial para Ana Paula Renault no BBB 16, na íntegra
O BBB não é necessariamente vitrine de virtudes nem de vícios. Tantas vezes desrespeitosa e desequilibrada, Ana Paula não é um exemplo, mas merece toda a compaixão e nos inspira a reflexão. Ana, a louca. Já em seu primeiro Paredão eu dizia: 'Você que, ao expor, se expõe'. Você, descontrole. Você que quer holofote na cara da verdade.
Você que quer escancarar. Faísca, você arrisca. Você que passa do ponto. Passou. Ô se passou! Passou muito do ponto. E hoje eu posso concluir: você engrandeceu o jogo ao relativizar falsos bem mal absolutos. Ironia. Você, que trouxe o relativismo, foi vítima de sua busca pelo absoluto. Você que, estava na cara, era destinada a arder no fogo que acendeu. Você que não teve medo de ser odiada como vilã e foi amada como anti-heroína.
Você, que mesmo na hora da briga, não perdia o humor, pois enxerga o ridículo de nossas paixões e tem a grande virtude de saber rir de si mesma. Você. Criança perversa ou criança perdida? Você que tem demais e nada basta. Você é um só tempo mimada e carente. Você, generosa, viu a solidão de Ronan e o trouxe de volta. Você, esperta, percebeu o brilho de Munik e com ela 'formou'.
Você e sua intuição ativa, que é como se chama inteligência no 'BBB'. Você que disse bonito: 'Meu objetivo era enxergar um rumo para a minha vida'. Rumo que buscava desde sempre arriscando, testando, provocando. Até chegar ao rumo que se chama: limite! Esse é o rumo que você buscava aqui, e o 'BBB' deu pra você. Limite. Uma forma muito generosa de amar.