A 11ª temporada do Bake Off Brasil: Mão na Massa estreou no último sábado (09) e já deu o que falar. Com provas desafiadoras e muita habilidade, os participantes do reality de confeitaria do SBT tiveram que provar que que dominam a arte de fazer doces – mas nem tudo saiu como o previsto. Teve muitas tortas desmoronando e bolo assando sem fermento.
Essa nova edição marca o retorno de Nadja Haddad ao comando do programa, após uma temporada afastada. Além disso, Beca Milano voltou ao time de jurados, após ter sido dispensada pela emissora, assim como Giuseppe Gerundino.
No geral, o episódio de estreia agradou ao público: a apresentadora conduziu o programa com muito carisma, as provas foram criativas e os jurados estavam atentos na hora da avaliação. Entre desafios e críticas, os confeiteiros amadores proporcionaram uma boa dose de entretenimento, mesmo com o gosto amargo de algumas avaliações.
Quem saiu do Bake Off Brasil?
A primeira prova foi a criativa, com o tema Doce Identidade. No desafio, cada participante deveria preparar um bolo de 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura, com no mínimo duas camadas de recheio, um elemento que representasse sua personalidade e técnica de pintura – tudo dentro do período de três horas.
Durante o preparo, o participante Douglas cometeu uma série de erros: o brigadeiro queimou, outro recheio que ele tentou fazer ficou mole demais e o bolo não ficou estruturado. O resultado? Desmoronou completamente. E mesmo assim, ele entregou, viu?! Colocou um acetato em volta e confiou que o sabor o salvaria.
Reprodução/SBT
Mas não foi só ele que cometeu deslizes. Adriana esqueceu de colocar fermento no bolo, e os jurados Beca Milano e Giuseppe Gerundino tiveram que experimentar bolos gordurosos, recheios que não combinaram e decorações que deixaram a desejar.
Pulando para a primeira prova técnica da temporada, o desafio foi reproduzir uma torta de cookies com dois andares de massa de biscoito, gotas de chocolate ao leite, nozes trituradas e ganache de chocolate meio amargo. Na decoração, um prato de caramelo, tiras de chocolate, efeito drip, uma escultura de chocolate no topo e detalhes dourados.
No começo, alguns demonstraram muita confiança. “Essa prova parece fácil, eu acho que vou conseguir entregar!”, disse Bruna. Mas nem tudo saiu como esperado: a torta dela caiu aos pedaços por conta da estrutura que não ficou firme.
Praticamente todas as massas foram entregues despedaçadas, envoltas em plástico filme ou papel manteiga, e com pouco apelo visual – um completo desastre! No entanto, após a degustação às cegas dos jurados, quem levou a pior foi Douglas, que não se saiu bem em nenhuma das duas provas e foi eliminado da competição.
Somando seus erros do primeiro desafio, a massa da sua torta de cookies não ficou firme e cedeu. Novamente, ele entregou um doce aos pedaços e, para completar, só conseguiu fazer um dos dois andares pedidos.
Mas, como alguém tem que chorar para outro sorrir, Ney ganhou o avental de Mestre Confeiteiro do episódio após se destacar entre os demais.
Bake Off Brasil: Mão na Massa vai ao ar aos sábados, às 20h45 (horário de Brasília), no SBT. Os episódios também serão lançados na HBO Max e no canal Discovery Home & Health, a partir de 15 de agosto, às 21h.