Na última semana, em Chef de Alto Nível, acompanhamos o caos na prova que eliminou mais uma participante do time Vanzetto: Marina Cabral. Agora, o jogo começou a afunilar, e os cozinheiros estão cada vez mais empenhados em conquistar o grande prêmio!
Nesta quarta-feira (05), com dois desfalques seguidos, o time Vanzetto permaneceu no porão; o time Atala desceu para a Cozinha do Meio e, pela primeira vez, o time Rueda foi para a Cozinha do Topo – e, até então, sem nenhum participante eliminado, viu? Mas o episódio provou que tudo pode acontecer, e até quem menos imaginamos pode ser eliminado.
Quem foi eliminado do Chef de Alto Nível?
Para celebrar a sabedoria dos povos indígenas, o tema da prova foi criar um prato com peixe e fruta, em 50 minutos. Mas não se engane: não foi nada fácil! Para aumentar o nível da disputa, cada time recebeu um peixe inteiro (e gigante!), com cabeça e rabo, para ser limpo na hora. Apesar de a prova ser individual, o peixe era coletivo.
Teve gente se estranhando na hora de trabalhar em equipe para pegar as partes do peixe, mas mesmo com o perrengue, todos conseguiram entregar os pratos, sem sufoco. Antes de iniciar a avaliação dos preparos, a chef Renata Vanzetto e sua equipe se emocionaram com a dedicação deles, mesmo estando mais uma vez no porão.
"Eu nunca vi como vocês hoje... A garra que vocês tiveram. Eu não vou nem me estender porque eu vou me emocionar. Independentemente de qualquer coisa, a prova de hoje foi se superação", disse ela, enquanto chorava ao ver sua equipe chorar também.
Reprodução/TV Globo
Após tudo isso, quem levou a melhor foi Allan Mamede, do time Vanzetto, com um gaspacho de melão, castanha do pará, salmão em duas texturas e cogumelos selados, finalmente levando sua equipe de volta à Cozinha do Topo e conquistando o broche da imunidade.
Se o time já estava emocionado, depois da vitória ficou mais ainda! Nem a apresentadora Ana Maria Braga se aguentou e ficou com os olhos marejados.
As indicadas para a prova de eliminação foram Luiza Soares, do time Atala – puramente por uma escolha estratégica do chef, já que ela se saiu muito bem – e Marina Fucano, do time Rueda, que errou o ponto do peixe e o entregou cru para os jurados.
Divulgação/TV Globo
O desafio final do episódio foi criar um prato que valorizasse sementes, cascas e folhas, mas que incluísse uma proteína: fígado de boi ou de frango. Tudo estava bem equilibrado, as duas participantes estavam com sede de vitória, e rolou até uma disputa pelo creme de leite – com as concorrentes correndo para conseguir pegar... e quem conseguiu foi Luiza!
Mas, apesar de ter ganhado a corrida, a participante demonstrou ter nojo de fígado, o que deixou Renata Vanzetto um pouco incomodada com a situação. Ainda assim, ela apresentou um prato com melancia, semente de abóbora, casca de cebola, fígado de frango e taioba.
Já Marina Fucano preparou um creme de alho-poró com casca de alho-poró frita e fígado bovino em crosta de pimentas. Apesar de alguns elogios, os chefs apontaram que os pedaços de alho-poró estavam fibrosos.
Cada jurado votou em um prato diferente, e o desempate ficou nas mãos da chef Renata, que optou por eliminar Fucano. Nas redes sociais, a decisão não agradou a parte dos telespectadores, que consideraram a escolha injusta. Veja as reações abaixo:
Chef de Alto Nível vai ao ar na TV Globo às terças e quintas, às 22h25 (horário de Brasília), com reexibição no GNT às quartas e sextas, às 21h45. Se perder o ao vivo, não se preocupe: o reality culinário também está disponível no Globoplay.