Se tem um gênero que caiu no gosto do brasileiro é o reality show. O puro suco do entretenimento está justamente em observar desconhecidos convivendo, disputando um prêmio tentador e, muitas vezes, protagonizando tretas que rendem assunto. O formato fez tanto sucesso que saiu da TV e invadiu o streaming, mantendo o público fiel em todas as plataformas.
Uma pesquisa de 2022, realizada pela Mindminers, mostra que 90% dos brasileiros sabem o que é um reality, 89% já assistiram a algum na TV aberta ou fechada e 25% acompanham esse tipo de programa com frequência. Os números não surpreendem, já que essa categoria se enraizaizou no nosso dia a dia, até quando a gente não percebe.
É aquele clássico momento em que você liga a TV sem compromisso e, sem querer, já está torcendo para um candidato no The Voice Brasil. Ou quando decide “passar o tempo” à noite e acaba julgando pratos e sofrendo junto com os participantes do MasterChef.
Mas afinal, você sabe onde tudo começou? Já parou para pensar qual foi o primeiro reality show do Brasil? Vem que o AdoroCinema te conta!
O primeiro reality show do Brasil
Os reality shows já existem no país há 25 anos e, apesar de muitos pensarem que o pioneiro do gênero foi o No Limite, lançado em 23 julho de 2000 pela Globo, quem saiu na frente, na verdade, foi a saudosa e visionária MTV Brasil com o 20 e Poucos Anos.
O programa estreou na grade da emissora musical em 5 de julho de 2000 e, na época, foi uma jogada de mestre. Seu formato inédito, que retratava os dilemas de um grupo de jovens adultos, logo se tornou um sucesso. Se você viveu esse período, certamente se lembra da música de abertura: uma releitura de “20 e Poucos Anos”, de Fábio Jr., gravada pelos Raimundos.
Reprodução/Youtube
O 20 e Poucos Anos reunia jovens na faixa dos 20 a 25 anos, vindos de diferentes classes sociais, com personalidades e histórias de vida diversas. Todos dividiam um apartamento, e o público acompanhava as tretas, as fofocas, os problemas pessoais, os romances e, claro, o choque de culturas. E pode acreditar, as diferenças eram enormes: os participantes iam desde uma cantora lírica até um humilde feirante, passando por um lutador de jiu-jitsu.
Apesar de ter uma proposta chamativa, a atração durou apenas três temporadas – todas exibidas no mesmo ano –, sendo cancelada em dezembro de 2000.
Reality shows continuam em alta
Por pouco, o No Limite não ocupou o posto de primeiro reality da TV brasileira. Como mencionado, o programa estreou poucos dias depois de 20 e Poucos Anos, no mesmo mês.
Com provas de resistência e participantes enfrentando as mais adversas situações em lugares inóspitos, o reality de sobrevivência gerou burburinho em uma época em que as redes sociais ainda estavam engatinhando. Não à toa, teve quatro temporadas na primeira década e uma nova fase recentemente, com mais três temporadas, entre 2021 e 2023.
TV Globo
O fato é que, do início dos anos 2000 para cá, inúmeros realities de diferentes categorias deixaram sua marca na televisão brasileira, seja pelos memes, pelas dinâmicas, pelas reviravoltas ou por um elenco bem escolhido. Casa dos Artistas, Ídolos, O Aprendiz, Fama, A Fazenda, MasterChef Brasil, De Férias com o Ex e Casamento às Cegas são apenas alguns dos títulos que prenderam a atenção do público ao longo dos anos.
O Big Brother Brasil é um dos maiores exemplos de que uma atração pode, sim, ser duradoura e ainda fazer sucesso. Chegou às telinhas em 2002 e continua relevante, movimentando a internet e as casas da população brasileira todos os anos.
É claro que, para manter a fama, ele precisou se reinventar – e, aparentemente, essa é a receita para qualquer programa se manter nos holofotes hoje em dia.