
Os programas de reforma fazem muito sucesso na televisão, mas, por décadas, eles foram exibidos um após o outro, muitas vezes sem que o público percebesse grandes diferenças entre eles. Títulos como Extreme Makeover: Reconstrução Total, Ame-a ou Deixe-a, Do Velho ao Novo e até o Lar Doce Lar estão entre os mais conhecidos – além do famoso Irmãos à Obra.
Todos eles mostram casas impressionantes e as transformações feitas para surpreender os proprietários. Raramente vemos um participante insatisfeito com reformas desastrosas, mas, como espectadores, existe uma pergunta que sempre passa pelas nossas cabeças: será que eles realmente conseguem deixar uma casa apresentável em tão pouco tempo? A resposta, em muitos casos, como você pode imaginar, é não.
A internet está cheia de experiências de pessoas que participaram de um desses programas. Como mencionado, eles estão no ar há décadas, então é fácil encontrar pessoas falando sobre eles em primeira pessoa. E há vários exemplos de frustração por trás das câmeras.

Em uma publicação do site Buzzfeed, um usuário compartilhou sua experiência trabalhando em um empresa de reformas, que foi chamada para resolver problemas deixados por um famoso programa da TV por assinatura – e não foi nada agradável.
"Minha empresa foi contratada para consertar os armários e bancadas de uma casa depois de um episódio de Irmãos à Obra. Como vi em outros comentários, o programa filmou todas as áreas problemáticas, então ficou ótimo no episódio. Os donos ficaram realmente irritados quando a equipe simplesmente pegou o carro e foi embora, e nós tivemos que lidar com eles. Não foram semanas divertidas", escreveu o perfil u/willonding .

O site reuniu muitos depoimentos semelhantes. Pessoas que tiveram algum tipo de contato com esses programas de reforma relataram que precisaram de ajuda extra para conseguir uma casa decente após a passagem da equipe técnica.
"A empresa de encanamento e reformas para a qual trabalho fez o encanamento para um programa da HGTV há 10 anos. Os proprietários escolheram alguns azulejos marroquinos elegantes de uma boutique exclusiva em Nova York, e o apresentador do programa decidiu que ficaria melhor sem rejunte, o que funcionou tão mal quanto o esperado", contou u/Awdra.
A gravação terminou e, algumas semanas depois, fomos chamados de volta para substituir o elegante mosaico, que descascou imediatamente e se tornou perigoso. Tive que assinar acordos de confidencialidade
Outro usuário, u/jayelach, revelou que a mão de obra precisa trabalhar "rápido e barato", algo que ele aprendeu com seu sogro, que é contratado e ajudou em um episódio em Las Vegas:
"Ele disse que eles são instruídos a trabalhar rápido e barato, o que joga a qualidade pelos ares. Também houve momentos em que a equipe terminava algo e os produtores traziam "voluntários" para martelar o prego final e agir como se tivessem realmente feito o projeto".
*Conteúdo Global do AdoroCinema