Minha conta
    American Gods: Conheça os personagens e os principais elementos da promissora nova série

    Adaptação da consagrada obra de Neil Gaiman estreia no próximo dia 1º de maio.

    Acompanhar American Gods, nova série do canal Starz distribuída internacionalmente pelo Amazon Prime Video, não parece ser uma tarefa fácil, mas provavelmente vai recompensar (e muito!) aqueles que encararem o desafio de frente. Baseada na obra homônima de Neil Gaiman, ("Deuses Americanos", Editora Intrínseca), lançada em 2001, a série mescla mitologia, faroeste, uma história de guerra que atravessa o tempo e incontáveis metáforas que analisam e refletem as formas de vida  moderna e primitiva, tanto no âmbito social quanto no privado. É certamente uma trama complexa, repleta de personagens misteriosos e igualmente fascinantes, e para iluminar um pouco o caminho antes de a primeira temporada estrear, o AdoroCinema resume o essencial sobre alguns dos principais personagens e tramas.

    A série acompanha o ex-condenado Shadow Moon (Ricky Whittle), que é liberto da cadeia pronto para retornar à sua antiga vida com a esposa, Laura Moon (Emily Browning). Seus planos, no entanto, não sairão conforme o desejado, e ele é apresentado a uma nova vida quando conhece o misterioso Mr. Wednesday (Ian McShane), que contrata seus serviços como guarda-costas e conduz Shadow a uma viagem de carrro pelo interior dos Estados Unidos, onde eles vão se encontrar com vários deuses antigos que estão vivendo como pessoas comuns.

    Os Velhos Deuses x Os Novos Deuses

    A principal questão de Deuses Americanos é a iminente disputa entre os Deuses Antigos, que teriam chegado aos EUA vindos da África, da Alemanha e Irlanda, e os Novos Deuses, que contemplam a obsessão da era atual pela tecnologia, pela mídia e por personalidades. Sem ter muita consciência do mundo em que está se inserindo, Shadow se une aos Antigos ao lado de Mr. Wednesday, que é na verdade a identidade escondida do poderoso Odin — segundo a mitologia, a quarta-feira (wednesday, em inglês) seria o dia de Odin… captou?

    Assim, em uma road trip eles se encontram com várias deidades que Wednesday deseja reunir na provável guerra contra os Novos Deuses. Entre os Velhos estão Czernobog (Peter Stormare), Bilquis (Yetide Badaki), Mr. Nancy (Orlando Jones), as Irmãs Zorya, Easter (Kristin Chenoweth), Vulcan (Corbin Bernsen), Mad Sweeney (Pablo Schreiber)… e entre os Novos, Technical Boy (Bruce Langley), Media (Gillian Anderson) e Mr. World (Crispin Glover). Veja cada um deles na galeria de imagens acima.

    Deuses Americanos x American Gods

    Por se tratar de uma obra intrinsecamente ligada ao conceito de tempo, algumas concepções do livro foram atualizadas para a obra televisiva. Ou seja, a participação de alguns dos personagens foi ampliada ou reduzida. O Technical Boy, por exemplo, é a personificação da Internet, e por isso ele foi modificado e atualizado pelo próprio Neil Gaiman. Algo semelhante acontece com Bilquis, que terá uma participação maior na série do que no livro.

    Já quanto ao andamento da história, estima-se que a primeira temporada (com oito episódios) deva abordar aproximadamente ⅓ do livro, com algumas atualizações e modificações. Há saltos temporais, flashbacks e um enorme aparato de visões metafóricas e que fazem referências simbólicas aos séculos de história da civilização humana, entre os erros e os acertos que trouxeram a humanidade até o que existe atualmente. Há cenas altamente estilizadas, closes que estão ali para mero deleite do público, mas também com um pouco de cuidado e pesquisa é possível notar as referências culturais e as reflexões que cada um daqueles personagens está ali para promover.

    Mas não espere que todas as respostas sejam entregues de bandeja. Embora Shadow Moon seja a porta de entrada para este universo curioso e complicado, nem sempre ele deve fazer as perguntas exatas, e ele também é um mistério em si a ser decifrado.

    Com sua própria cota de segredos e potenciais teorias, American Gods não tenta se comparar outros grandes sucessos de público e crítica na TV, mas tem espaço para construir o seu próprio legado. A série não tem medo de sangue ou de tocar em feridas sociais, mas também fascina pelo retrato da fantasia e dos momentos mágicos. E com o roteiro escrito sob o comando do próprio Neil Gaiman, promete não dever nada ao patrimônio construído pela obra literária.

    American Gods estreia no Brasil através do Amazon Prime Video, um dia após a exibição nos EUA: em 1º de maio de 2017. 

     

    Shadow Moon (Ricky Whittle)

    Mr. Wednesday (Ian McShane)

    Laura Moon (Emily Browning)

    Czernobog (Peter Stormare)

    Bilquis (Yetide Badaki)

    Mr. Nancy (Orlando Jones)

    Zorya Vechernyaya (Cloris Leachman)

    Easter (Kristin Chenoweth)

    Vulcan (Corbin Bernsen

    Mad Sweeney (Pablo Schreiber)

    Technical Boy (Bruce Langley)

    Media (Gillian Anderson)

    Mr. World (Crispin Glover)

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top