Minha conta
    Cada personagem de Harry Potter foi inspirado em uma pessoa real; entenda quem é quem
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Assim como diversos autores, J. K. Rowling se inspirou em pessoas reais para criar alguns personagens de Harry Potter.

    Harry Potter é uma das franquias mais populares do cinema, com oito filmes que foram baseados na famosa saga literária escrita por J. K. Rowling. Muitos autores se inspiram em figuras da vida real para criar seus personagens fictícios, e isso não foi diferente com Rowling, que criou icônicos personagens como Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger pensando em pessoas que realmente existiram.

    Na história, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter (Richard Griffiths), mas logo ele recebe a visita de Hagrid (Robbie Coltrane), o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson).

    Harry Potter

    Carregando o nome dessa aclamada saga da literatura e do cinema, Harry Potter, interpretado por Daniel Radcliffe nos filmes, é o protagonista da história e teve inspiração no amigo de infância de J.K. Rowling, Ian Potter, que morava quatro andares abaixo da autora e tinha um lado bem travesso. Potter, agora um técnico de impermeabilização em Bristol, pregava peças em Rowling, muitas vezes com lesmas. "É a forma como as lesmas deixam um rastro viscoso e brilhante em todos os lugares. O que quer que você coloque a lesma, ela deixa sua marca", admitiu Potter ao The Guardian.

    Ron Weasley

    Ron Weasley, interpretado por Rupert Grint nos filmes, era um dos melhores amigos de Harry Potter e J. K. Rowling criou o personagem tendo em mente seu melhor amigo chamado Sean Harris, um oficial do exército britânico. "Ele foi a primeira pessoa com quem eu realmente discuti minha séria ambição de ser uma escritora e ele foi a única pessoa que pensou que eu seria um sucesso nisso", revelou Rowling ao Wales News. Rowling dedicou a ele o segundo filme da franquia, Harry Potter e a Câmara Secreta.

    Hermione Granger

    Hermione Granger, interpretada por Emma Watson nos filmes, completa o trio de protagonistas e amigos em Harry Potter. Personagem conhecida por sua inteligência e perspicácia que a tornou uma das favoritas dos fãs da saga, J. K. Rowling revelou que se inspirou em si mesma para criar a menina. "Eu não pretendia fazer Hermione parecida comigo, mas ela é um exagero de como eu era quando era mais jovem", revelou Rowling em uma entrevista no Festival do Livro de Edimburgo. A autora dos livros admitiu que ela também poderia se relacionar com as inseguranças de Hermione e seu medo do fracasso.

    Severus Snape

    Os fãs de Harry Potter estão até hoje com o coração partido por causa do trágico destino de Severus Snape, interpretado por Alan Rickman nos filmes, em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2. Para criar este memorável professor, J. K. Rowling se baseou em seu professor de química John Nettleship na Wyedean School em Gloucestershire (na Inglaterra). "Fiquei horrorizado quando descobri. Eu sabia que era um professor rigoroso, mas não achava que fosse tão ruim assim", disse Nettleship para This is Gloucestershire. Antes de falecer de câncer em 2011, Nettleship escreveu o livro Harry Potter's Chepstow.

    Hagrid

    Rubeus Hagrid, interpretado por Robbie Coltrane nos filmes, parecia intimidador no início devido à sua grande estatura, mas logo conquistou o coração dos fãs e se mostrou como um dos personagens mais doces de Harry Potter. Para criar o personagem, J. K. Rowling se inspirou em um motoqueiro da Hell's Angel que ela conheceu em West Country. Assim como Hagrid, a aparência do motoqueiro assustou Rowling, mas ela rapidamente percebeu sua bondade e amor pela jardinagem. Rowling decidiu usar o nome Hagrid para se referir à ressaca depois de beber muita cerveja.

    Dolores Umbridge

    Dolores Umbridge, interpretada por Imelda Staunton nos filmes, é uma das personagens mais odiadas de Harry Potter por causa de sua personalidade irritante e sua natureza maligna, demonstrada em muitas de suas atitudes cruéis. Por isso, é de se esperar que J. K. Rowling tenha tenha se baseado em uma pessoa questionável. De acordo com o The Scotsman, Rowling se inspirou em um de seus professores da escola, de quem ela "não gostou muito à primeira vista". Rowling lembrou como a professora também gostava de usar acessórios chamativos, como o traje brilhante e extravagante de Umbridge.

    Marge Dursley

    Deve ter sido uma reunião de família difícil estar perto de alguém como tia Marge Dursley, interpretada por Pam Ferris em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Tia Marge era irmã do tio de Harry, e J. K. Rowling baseou essa personagem odiosa em sua avó materna da vida real Frieda Volant, que também era cruel. Assim como a tia Marge e seus bulldogs, a avó de Rowling parecia preferir a companhia de amigos peludos de quatro patas a pessoas. Com certeza seria chocante para as pessoas encontrarem semelhanças com personagens quando conhecem pessoalmente a autora dos livros de Harry Potter.

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top