Minha conta
    10 ganhadores do Oscar que foram esquecidos pelas grandes premiações de Hollywood

    Justo ou não?

    Nem todo mundo em Hollywood é Meryl Streep ou Jack Nicholson, Daniel Day-Lewis ou Jennifer Lawrence. Muitos atores e atrizes são indicados e até vencem o prêmio da Academia e simplesmente caem no esquecimento em Hollywood. Seja por más decisões na carreira, seja pelas preferências da indústria, alguns artistas não voltam a gozar do prestígio de outrora.

    Acima, 10 exemplos de ganhadores de Oscar que estão esquecidos das grandes premiações de cinema. Abaixo, comente se acha justo ou não e lembre outros casos semelhantes, de hoje ou de antigamente. São muitos!

    Joe Pesci, ganhador do Oscar por Os Bons Companheiros. O pequeno grande ator foi uma das grandes figuras do cinema no início dos anos 90, tanto por papéis cômicos, nas cinesséries Esqueceram de Mim e Máquina Mortífera, como ao repetir sua parceria bem-sucedida com Martin Scorsese e Robert De Niro, no excelente Cassino. Aos 73 anos, hoje Joe Pesci apenas goza de sua merecida aposentadoria.

    Whoopi Goldberg, ganhadora do Oscar por Ghost - Do Outro Lado da Vida. A comediante teve uma carreira cinematográfica consistente nos anos 80 e 90, com filmes como A Cor Púrpura e Mudança de Hábito. E então Whoopi sumiu dos grandes papéis no cinema. Recentemente, ela foi reconhecida de modo diferente, curioso: ela foi indicada ao Emmy 2014 pela produção e narração do documentário (que também dirigiu) sobre a comediante stand-up Moms Mabley.

    Geena Davis, ganhadora do Oscar por O Turista Acidental. Indicada ao Oscar por Thelma & Louise, três anos depois, Geena Davis sumiu não por vontade própria, mas pelo discutível comportamento da indústria com as mulheres. Em entrevista ao Good Housekeeping, a atriz disse que sua carreira seguia exatamente como ela projetou até perceber que não teria "uma carreira como uma mulher mais velha como Meryl Streep ou Jessica Lange". Não aconteceu. "Foi visível e inconfundível. E doloroso", disse ela.

    Adrien Brody, ganhador do Oscar por O Pianista. Quem acompanhou o Oscar 2003, não esquece do beijão que Adrien Brody tascou em Halle Berry ao vencer o prêmio. E quem viu a transmissão no Brasil, deve se lembrar do crítico de cinema Rubens Ewald Filho dizer que o ator teria dificuldade em se firmar em Hollywood por não ter, digamos, o padrão de beleza exigido pela indústria. Dito e feito. REF profeta!

    Jennifer Connelly, ganhadora do Oscar por Uma Mente Brilhante. A melhor atriz coadjuvante no Oscar 2002 já é um bom exemplo de padrão de beleza. E é talentosa. Não à toa, Connelly teve muitos trabalhos após o seu prêmio, mas foi sumindo aos poucos. No momento, ela está envolvida na adaptação do livro "American Pastoral", que rendeu o Pulitzer de 1997 ao seu autor, Philip Roth. Talvez esteja aí a sua chance de voltar a ser lembrada nas grandes premiações. .

    Sean Connery, ganhador do Oscar por Os Intocáveis. O prêmio do ilustre ator britânico é tratado como um reconhecimento à carreira do primeiro agente 007. O Sir seguiu muito prolífico na década seguinte ao seu Oscar, mas aposentou-se das telonas após o flop de A Liga Extraordinária.

    Anna Paquin, ganhadora do Oscar por O Piano. A atriz canadense tinha apenas 11 anos quando chocou o mundo do cinema ao bater Emma Thompson, Holly Hunter, Rosie Perez e Winona Ryder e levar o prêmio de atriz coadjuvante. Desde então, porém, seus trabalhos mais reconhecidos aconteceram na TV, seja em filmes, seja em séries. Hoje, seu Oscar repousa bonitinho em sua cozinha, com um belo par de cílios.

    Mira Sorvino, ganhadora do Oscar por Poderosa Afrodite. A parceria com Woody Allen foi como um lapso na carreira de Mira Sorvino. Indicada ao Globo de Ouro no ano seguinte, por A Verdadeira História de Marilyn Monroe, a atriz não conseguiu se firmar na carreira. Seu último trabalho com certore conhecimento foi a minissérie Human Trafficking, e já faz mais de 10 anos.

    Cuba Gooding Jr., ganhador do Oscar por Jerry Maguire - A Grande Virada. Ver o anúncio do vencedor do Oscar de ator coadjuvante de 1997, hoje, chama a atenção duas vezes. Primeiro, em ver que talvez todos os indicados derrotados — Edward Norton, Armin Mueller-Stahl, William H. Macy, James Woods — tiveram atuações melhores que Cuba Gooding Jr. Depois, a ironia em ver a também sumida Mira Sorvino anunciar o seu prêmio. Mas nem dá pra dizer que a atriz amaldiçoou-o. O ganhador de um dos prêmios mais injustos da História do Oscar nunca mais (ou nunca at all) teve uma atuação digna de ser lembrada em Hollywood.

    Marlee Matlin, ganhadora do Oscar por Filhos do Silêncio. A mulher mais jovem a vencer o Oscar de melhor atriz é também a única deficiente auditiva a ganhar o prestigiado prêmio, e exatamente em sua estreia em Hollywood. O início de carreira promissor rendeu-lhe alguns convites, mas a maioria dos trabalhos de Matlin se deu na TV, com duas indicações ao Globo de Ouro e três ao Emmy.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top