Minha conta
    José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, completa hoje 79 anos!

    E é sexta-feira 13!

    Você pode até nunca ter ouvido o nome José Mojica Marins mas com certeza conhece seu alter ego: Zé do Caixão! Lembra desse assustador e controverso personagem, que tem até marca registrada: terno preto, capa, cartola e unhas grandes?

    Este mestre do cinema brasileiro completa hoje 79 anos. Parabéns para ele!

    Nascido em 13 de março de 1936 na cidade de São Paulo, o ator, diretor e roteirista José Mojica Marins adquiriu sua paixão por cinema muito cedo, já que passava muito tempo em um cinema local, que o seu pai ajudava a gerenciar.

    Conhecido por estrelar - e dirigir - filmes de terror, ao contrário do que muitos pensam, Mojica fez também dramas, faroestes, aventuras e algumas inusitadas pornochanchadas. Isso bem antes de encarnar Zé do Caixão!

    Aos 18 anos, Mojica já tinha completado mais de oitenta filmes, incluindo longas e curtas-metragens. Na foto, o diretor filma Meu Destino Em Tuas Mãos, em 1961.

    Considerado o personagem mais temido e amado do Brasil, Zé do Caixão é o mais famoso já criado por Mojica e se chamava Josefel Zanatas nos filmes.

    Com um jeitão brasileiro, Zé do Caixão foi reverenciado até mesmo internacionalmente, recebendo o nome de Coffin Joe.

    Motivo, também, de ele ter encontrado o ator Christopher Lee (ele não fez só Senhor dos Anéis e Star Wars não, viu!), que viveu o Drácula em diversos filmes de terror.

    A marca registrada do Zé do Caixão, figura do "folclore brasileiro": cartola, capa e roupa pretas e unhas gigantescas.

    Aliás, Mojica se orgulha em dizer que as unhas características do Zé do Caixão são dele mesmo, nunca foram postiças!

    A estreia do personagem criado por José Mojica Marins foi no filme À Meia Noite Levarei Sua Alma, de 1964.

    Zé do Caixão fez tanto sucesso que foi feito um segundo filme estrelado pelo personagem: Esta Noite Encarnarei no Teu Cadaver, de 1967.

    Cena do filme Finis Hominis, de 1971.

    Cena do filme de terror Exorcismo Negro, de 1974.

    A marca de Zé do Caixão ultrapassou gerações e sua "saga" acabou virando uma trilogia. O terceiro e último filme do personagem, Encarnação do Demônio, foi lançado em 2008, mais de quarenta anos depois do primeiro.

    Em entrevista, Mojica falou que este terceiro filme, por ser mais moderno, seria mais sangrento - os outros mexiam mais com o psicológico - já que é o que o pessoal curte agora, o "estilo Jogos Mortais".

    Como o final de Esta Noite Encarnarei no Teu Cadaver, de 1967, foi censurado, o filme ficou sem sentido. Por isso, em Encarnação do Demônio, Mojica quis refazer a cena para que o novo longa, que dava continuidade na história, fosse entendido pelo público. Para isso, chamou um fã americano, seu sósia, chamado Raymond Castille (foto).

    Cena do filme Encarnação do Demônio (2008).

    Além de viver Zé do Caixão e outros personagens nos cinemas, estrelou algumas séries de tv e telefilmes - alguns como seu famoso personagem, outros não. Muitos programas, como diz o site oficial de Mojica, tiveram as fitas reutilizadas e atualmente não existe qualquer registro deles. Alguns dos episódios de seus programas foram censurados.

    Premiado nacional e internacionalmente, José Mojica Marins é referência do cinema de horror no mundo inteiro.

    Cineasta, diretor, ator e roteirista, Mojica conseguiu subverter as críticas e transformar seu jeito único de filmar em um cinema considerado cult no circuito internacional.

    Atualmente, José Mojica Marins está trabalhando no programa O Estranho Mundo de Zé do Caixão, no Canal Brasil.

    Em entrevista, Mojica falou que este terceiro filme, por ser mais moderno, seria mais sangrento - os outros mexiam mais com o psicológico - já que é o que o pessoal curte agora, o "estilo Jogos Mortais".

    Aliás, Mojica se orgulha em dizer que as unhas características do Zé do Caixão são dele mesmo, nunca foram postiças!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top