Game of Thrones
    4,7
    Você assistiu Game of Thrones ?

Gui Souza
    Gui Souza

Enviada em 27 de fevereiro de 2015
    A Tormenta de Espadas é o livro mais sangrento da série de George R.R. Martin, assim, nada mais básico do que vender a quarta temporada de Game of Thrones como a mais chocante até então, sob o adorado tema “Valar Morghulis”.

Contudo, a sensação que se tem no final da temporada foi de que boa parte dela foi dedicada apenas a isso, uma vingança, rodeada por pequenos núcleos que poderiam ser mais aproveitados.

O crescimento no número de personagens e a vastidão de Westeros provavelmente dificultaram o trabalho dos roteiristas, mas muita coisa foi trabalhada de forma leviana, simplesmente para mostrar que o personagem estava ali. Isso se torna claríssimo em praticamente 90% dos momentos envolvendo Brandon Stark e seu grupo, culminando em cenas de puro preenchimento de tempo, não valorizando em nada a trama (não há exemplo maior disso do que a aproximação de Bran e Jon Snow na aldeia de Craster), além de ocupar tempo de tramas que poderiam ser melhor desenvolvidas. Outro exemplo claro é tudo que envolveu o núcleo de Pedra do Dragão, principalmente no que diz respeito à Melisandre. A personagem apareceu em raros momentos, sempre mal aproveitados, devida a sua curtíssima duração.

Outras tramas também tiveram desenvolvimentos entre altos e baixos, como a de Jon Snow e Daenerys, que flertaram entre momentos de curta e descartável duração com episódios praticamente focados neles.

E nesse ponto está o maior sucesso da temporada, episódios focados. Sempre que a trama deixava de viajar pelo mapa, havia tempo para que a série mostrasse o que ela tem de mais valioso: personagens bem desenvolvidos, atuações e diálogos impecáveis.

Não à toa, toda vez que a trama focava em King’s Landing, tínhamos um show de atuação e diálogos, principalmente envolvendo o núcleo dos Lannister, que tiveram os momentos de maior tensão da temporada, com a morte de Joffrey e Tywin, além de todo o julgamento de Tyrion e sua relação com os personagens. Os diálogos finais entre Tywin e Tyrion, a confissão do anão em seu julgamento, o derretimento da grande espada Gelo, são momentos que ficaram marcados não só na temporada, mas na série, tamanho o cuidado com que foram feitas.

E, entre todas essas coisas, tivemos personagens surgindo, crescendo, e nos deixando. O maior exemplo é Oberyn Martell, um personagem que, devido à bela atuação de Pedro Pascal, virou uma espécie de segundo Ned Stark no coração dos fãs da série, aquele personagem que você vê que terá um fim pesado, mas que não consegue acreditar nisso, que espera que, mesmo com todos os defeitos, ele conseguiria escapar das consequências de suas ações. E ele não foi o único, Tormund Giantsbane, Ygritte, Grenn, Mance Rayder, Lorde Baelish, todos tiveram seus momentos de brilho.

Outra série de erros e acertos vieram de seu trabalho visual. Os cenários nunca estiveram tão lindos, mas a coreografia da temporada deixou a desejar em quase todos os momentos envolvendo lutas. Com exceção do episódio dedicado a batalha da Muralha e o da luta entre Oberyn e Montanha, quase todas as coreografias eram quase risíveis, de tão simples e mal configuradas (com especial destaque para a batalha entre os desertores e os patrulheiros na aldeia de Craster).

Por fim, temos toda a temática da história, de que nada deveria ser leviano, de que tudo tem um motivo e uma consequência. Desde atos, até mortes, tudo gerou e gerará algo muito maior no futuro, seja a entrada de Dorne na história, seja o destino de Bran além da Muralha, ou o apoio de Stannis à Patrulha da Noite, não se deve ter dúvidas de que isso gerará algo. A única infelicidade nisso é que a temporada, em alguns episódios, se esqueceu dessa temática, entregando fillers totalmente dispensáveis.

Game of Thrones não nos entregou sua melhor temporada, como prometido, mas entregou momentos e episódios memoráveis, como o último desta temporada. Mortes que deixaram os fãs enlouquecidos de tristeza ou alegria, atuações sensacionais deram o tom de vários episódios. Resta-nos esperar que na próxima temporada eles aprendam com seus erros, entregando algo ainda melhor do que o que vimos até agora (preferencialmente com mais de Mance Rayder, que trouxe o melhor momento e diálogo do episódio com Jon Snow).
    leonardo
    leonardo

Enviada em 14 de julho de 2014
    Após três grandes temporadas, a série da HBO atinge seu auge durante 10 incríveis episódios provando a todos que é uma das melhores séries da atualidade. Em seu quarto ano, a série nos brinda com vários momentos de tirar o folego, cenas incríveis de ação ( destaque para a invasão dos selvagens no Castelo Black), atuações impecáveis, traições , casamentos sangrentos e um certo Peter Dinklage mostrando que ele não interpreta Tyrion, ele É Tyrion, ele nasceu para encarnar o duende e nesta temporada nos mostra todo o seu potencial de atuação.O episódio 6 prova isso. Um dos melhores( e porque não dizer o melhor) episódio da série até aqui. Os arcos de cada personagens estão melhores do que nunca, com destaque para a conturbada relação entre Arya e o Perdigueiro , Jon Snow e a Guarda da Noite mostrando seu potencial, Príncipe Oberyn e seu desejo de vingança e principalmente Daenerys Targaryen deixando de ser a garota frágil da primeira temporada e virando uma conquistadora e libertadora, grande transformação de personagem e nos convence que ela é uma forte candidata ao Trono de Ferro, ainda mais com seus ´´ filhinhos´´ que não estão mais tão pequenos assim. Enfim, pra mim foi a melhor temporada da série até aqui e espero que a próxima seja ainda melhor. Valar Morghulis.
    Cibele M.
    Cibele M.

Enviada em 10 de maio de 2014
    A cada episódio, é uma expectativa diferente... A gente nunca sabe, se vai morrer alguém ou acontecer uma tragédia macabra..Mas é muito bomm..vale apena assistir...
    Sandro P.
    Sandro P.

Enviada em 14 de setembro de 2016
    Apesar de alguns episódios bem mornos, na minha opinião essa foi a melhor temporada até aqui... Vou começar a quinta!
    Alan David
    Alan David

Enviada em 4 de setembro de 2017
    Temporada do Tyrion, além do esperado casamento roxo e conhecemos o Víbora Vermelha e seu duelo de morte contra o Montanha e ainda a morte de um outro grande personagem, outra baixa temporada, ainda tivemos a Patrulha da Noite contra os Selvagens.
    Daniel W.
    Daniel W.

Enviada em 18 de junho de 2015
    é uma série que tem bastande ação e aluguns episódios e outros menos
    Riso L.
    Riso L.

Enviada em 27 de janeiro de 2015
    FILME EXCELENTE ME SURPRENDEU.PENA QUE TENHO QUE AGUARDAR A QUINTA TEMPORADA.
    Denner W.
    Denner W.

Enviada em 15 de março de 2015
    Foi aqui que as tretas ficaram tensas, só quero ver a volta dos stark
    Apaula
    Apaula

Enviada em 12 de junho de 2014
    A 4ª Temporada está de tirar o folego. Cada episódio tem um final surpreendente!!!
    Victor S.
    Victor S.

Enviada em 8 de março de 2015
    Simplismente uma combinação otimo elenco com um elenco excepcional. Em resumo: Série incrível!!!
    Daniel S
    Daniel S

Enviada em 30 de março de 2019
    Temporada muito boa, com cenas espetaculares e de tirar o folego, com tramas envolventes que te deixam grudado na tela.
    Vitor M.
    Vitor M.

Enviada em 2 de junho de 2015
    Temporada na onde seus personagens favoritos estão passando por momentos tensos.
    Marcio F.
    Marcio F.

Enviada em 22 de janeiro de 2015
    muito foda essa serie a melho que eu asisti ate agora