Glee

1 Crítica do usuário

Gui Souza
    Gui Souza

Enviada em 27 de fevereiro de 2015
    Quando se faz uma análise de tudo que aconteceu com a produção de Glee nesta última temporada, é claro como muitas decisões foram tomadas em cima da hora ou sem um pensamento muito complexo por trás delas.

Dos excessos
    Um dos maiores erros da temporada veio de algo planejado, a fragmentação e excesso de personagens. A divisão da trama entre Nova York e Lima fez com que não houvesse tramas complexas ou bem construídas nesse 5º ano da série. De um lado tivemos Rachel e Kurt se estabelecendo em NY, do outro um grupo grande de alunos para se tornarem as novas caras da série.

A maior falha nisso foi que os novos alunos não tinham qualquer carisma com o público, que vinha de várias temporadas com rostos conhecidos ou personagens carismáticos, como Sam ou Blaine, que não eram originais da primeira temporada. Personagens mal desenvolvidos e tramas sub-aproveitadas foram a base desse núcleo de personagens e muitos deles mal apareciam, dando espaço para retorno de personagens antigos. Não seria mais fácil continuar como estávamos antes, então?

A velha guarda
    No meio dos excessos, tivemos bons momentos. Tramas que nos traziam um pouco do que Glee fora em suas primeiras temporadas, utilizando uma comédia mais ácida para tratar de assuntos espinhosos, ou simplesmente usando a alegria da série para fazer frente a preconceitos. Essa velha guarda também se mostrou em alguns dos melhores números apresentados pelos personagens, onde o que importava de novo era a música e não fazer um número em um cenário todo elaborado e cheio de referências e objetos. Um ótimo exemplo, que inclusive fechou a temporada, foi a música Pompeii (Bastille), onde o que vale é a música e o sentimento, nos lembrando os inúmeros covers feitos pelos corredores e salas de McKinley.

Outro ponto alto da temporada, neste sentido, foi o casal Kurt/Blaine. Os dois tiveram uma evolução pesada em seu relacionamento, passando pelos altos e baixos, mostrando a relação diária e cumplicidade dos dois, culminando em ótimos momentos, como o pedido de casamento que Blaine fez para Kurt. A opção por mostrar vários momentos ruins entre os dois durante a temporada foi algo precioso para mostrar que relacionamentos não funcionam na base da felicidade e ignorância de qualquer disputa, que existem momentos ruins, momentos de algumas dúvidas, mas que o diálogo sempre pode resolver boa parte deles.

As quedas
    É impossível não ver como a morte de Cory Monteith foi decisiva para o rumo que a série tomou. O personagem Finn substituiria Will Schuester como mentor das crianças, fazendo uma ponte entre NY e Lima, mas a morte foi um verdadeiro golpe à todos da série, especialmente para Lea Michele. A série entrou em hiato por um tempo, tentando achar novos caminhos após o acontecimento, já que possuía novas temporadas já encomendadas. A solução foi diminuir a temporada e mudar o núcleo para apenas NY, abandonando completamente Lima.

Com isso, uma parte da temporada foi focada em chegar a esse acontecimento, o que se mostrou a melhor parte dela, pois havia um objetivo novamente. O especial de Beatles e o da despedida de Finn Hudson começaram esse movimento, que culminou no fim do Glee club, em seu especial de número 100, num episódio que, inclusive, seria o final perfeito para uma série, pois mostrou a razão de existir da série, algo que se perdeu após esse episódio. Isso pois o núcleo de NY não conseguiu se engrenar quando chegou sua hora. Os personagens foram para lá sem muita motivação e a pouca que havia não foi tão bem aproveitada para justificar sua presença. Sam teve momentos escassos em sua jornada para ser modelo, Mercedes mal teve trama, Artie e Kurt tiveram seu futuro deixado de lado, apenas Blaine conseguiu se salvar dessa queda.

Por fim, temos o grande desenvolvimento da temporada: Rachel Berry. A personagem teve grande evolução e mudanças nessa temporada e aguentou bem, visto que o futuro da série caiu todo sobre seus ombros. A evolução até chegar ao estrelato na Broadway e sua mudança de planos após isso mostrou como a personagem tem muitos caminhos para seguir, especialmente após esse final de temporada.

Entre inúmeros problemas, Glee terminou seu 5º ano com um saldo levemente positivo. Entre tropeços narrativos e alguns acertos, a série se encaminha para seu final com alguns problemas a serem resolvidos e saturada, mas com a certeza de que Rachel Berry sempre levará ela para a frente.