Minha conta
    Catch-22
    Críticas dos usuários
    Críticas da imprensa
    Média
    3,2
    4 notas
    Você assistiu Catch-22 ?

    1 Crítica do usuário

    5
    0 crítica
    4
    1 crítica
    3
    0 crítica
    2
    0 crítica
    1
    0 crítica
    0
    0 crítica
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Ricardo M.
    Ricardo M.

    12.664 seguidores 697 críticas Seguir usuário

    Crítica da série
    4,5
    Enviada em 27 de novembro de 2019
    Segundo a Lei Ardil-22, um soldado só poderá ser considerado inapto para alguma missão caso ele aceite todas sem qualquer discordância. Essa exigência coloca o capitão da força aérea americana John Yossarian (Christopher Abbott) em complicações, pois ele tem se esforçado para argumentar que já concluiu suas tarefas como militar, desejando ser liberado de suas obrigações. Com a crescente demanda por novas missões e a presença cada vez maior de pessoas decididas a matá-lo, Yossarian se vê em uma complicada missão além dos afazeres militares.

    Baseado em um livro de mesmo nome, cuja alcunha Ardil-22 serve como elemento paradoxal às situações em que uma regra acaba sendo criada sem a possibilidade de uma outra a derrube, por mais contraditória que seja. A brincadeira do roteiro serve como crítica, bem humorada, às constantes exigências militares feitas aos soldados, mesmo que não façam sentido prático. As loucuras da guerra e suas consequências raramente podem ser contornadas com base na sensatez, deixando que decisões da alta cúpula sirvam a propósitos pessoais ou políticos, ainda que aqueles no front sofram as mazelas destinadas à posteridade.

    São muitas as situações que satirizam a universo militar e o excesso de pompa dado pelas pessoas que muitas vezes galgam o status em detrimento à cidadania. Claro que o tom do seriado volta-se muito mais para o humor, que pode ser visto em diversos momentos, alguns divertidíssimos, como o caso do soldado cujo nome de batismo é Major Major Major, que chega à patente de Major, gerando momentos bizarros e curiosos. Entre tantos outros que servem como crítica à percepção social da guerra.

    Produzida por George Clooney para o canal pago Hulu, CATCH-22 navega por horizontes delicados, sendo que o humor se converte em ferramenta para deixar o elemento principal ser digerido mais facilmente, trazendo muitas críticas que oscilam da sutileza narrativa ao escracho bélico. O elenco que também conta com pequenas participações de Clooney, traz Kyle Chandler (divertidíssimo), Hugh Laurie e um amontoado de jovens artistas que brilham em sua maioria, gerando uma minissérie carregada de conteúdo narrativo bem-humorado e repleto de tons cuja absorção trará doses cavalares de reflexão.
    Back to Top