Greenleaf
    Você assistiu Greenleaf ?

Gideoni M.
    Gideoni M.

Enviada em 23 de junho de 2020
    A série é excelente. Eu assisti até a quarta temporada. Vou assistir a quinta temporada logo que for lançada.
    Tathianna Cinema
    Tathianna Cinema

Enviada em 23 de outubro de 2021
    Greenleaf

Série, Netflix

EUA, 2016

A novelesca e over Greenleaf é uma série conflituosa e controversa.
    Seu cenário recorrente é a suntuosa e exibida Igreja Protestante Calvary, onde seus personagens erráticos, conservadores e questionáveis circulam.
    O ambiente pacífico e tranquilo é só na aparência.
    As questões mundanas tem peso maior que as indagações existênciais.
    O ser é facultativo, o aparentar é obrigatório.
    Contudo, há boas intenções nessa comunidade.
    O vaidoso Bispo James é o patriarca desse núcleo religioso e familiar, que há vinte anos rompeu laços com a primogênita Grace (Gigi), quando esta descobriu um segredo abjeto, envolvendo seu tio Robert McCready e sua irmã do meio, Faith.
    A Igreja, os bens materiais e a reputação da respeitada família precisou ser resguardada e com isso, um acontecimento absurdo foi jogado para debaixo do tapete e descreditado.
    É essa a alegação que a determinada Grace (Gigi) defende ao retornar ao seio dos Greenleaf, reunindo provas que finalmente colocarão atrás das grades, o perverso tio Mac.
    A volta de Gigi desencadeia uma série de acontecimentos relevantes, trágicos e necessários, para finalmente trazer relexão e mudanças para essa família. Congelada numa aura de harmonia e equilíbrio. Frágeis, como cristal.
    Pedofilia, homosexualidade, relacionamento abusivo, racismo, suicídio são tratados levianamente.
    Corrupção, traição, vícios, machismo, ambição e hipocrisia são abordados com benevolência.
    Tudo porém, é exposto. E é bastante. Em se tratando dos Greenleaf: A quilometros de distância da virtude e próximos do absolutamente comum. Como qualquer um de nós.
    O elenco coadjuvante também não prima pela modéstia. E isso torna a história mais curiosa e complexa.
    Um dos grandes embates acontece entre Gigi e sua mãe, a arrogante e intrometida Lady Mae. Apesar de acreditar na filha e a partir da revelação da pedofilia detestar o irmão Mac por isso, Mae sente-se, de qualquer modo, ameaçada com a volta da filha favorita do marido James. Ela prefere que o filho Jacob herde o legado do pai; um pastor eloquente, fervoroso e envolvente. Gigi herdou o talento dele. O infantil Jacob, não.
    Os Greenleaf são presunçosos, esnobes, frívolos e materialistas, mas, de maneira estranha, acreditam na doutrina cristã que pregam. E são devotados.
    Há, ainda que discreto entre eles, amor.
    As adoráveis adolescentes da trama, Sophia e Zora são o alívio dessa narrativa densa e muitas vezes, tensa. São solares, tem fé genuína e carinho pelos seus.
    A histriônica Charity, a irmã cantora, dá show sempre que canta. Canto que desafina, a certa altura dos acontecimentos e causa muita dor de cabeça.
    Oprah Winfrey tem papel discreto, porém crucial para o desenvolvimento da história. Ela é Mavis, irmã de Mae e persona non grata, na austera e orgulhosa família.
    A matriarca Mae conduz a todos com mãos de ferro e é, sem dúvida, a grande líder dos Greenleaf. Nada escapa a visão ora cruel, ora intolerante desta mulher. Com o argumento de que a família vem em primeiro lugar, ela atropela e passa por cima, sem piedade, de tudo que possa vir ameaçar a harmonia familiar. É um proceder ambiguo, para uma serva que se diz fiel.
    A única que tem um cadinho de coragem de enfrentá-la, é a inconstante Kerissa, mulher de Jacob.
    O irritante Pastor Basie é o antagonista do Bispo James e sua Igreja Triumph tão soberba quanto a Calvary.
    Os Greenleaf, apesar de todas as idiossincrasias que os cercam, são simpáticos e carismáticos.
    Os desdobramentos dos capítulos posteriores, mexem com a vida de todos. Nem mesmo Zora e Sophia saem incólumes.
    James e Mae, apesar dessas alterações significativas, continuam flertanto com o orgulho e a intransigência respectivamente, a despeito de todo o sofrimento impingido a ambos (e são muitos).
    Uma outra Igreja Neopentecostal, igualmente pedante e opulenta, entra em cena e causa desgaste, confusão e necessidade de rever, novamente, as posturas. Paralelamente, um segredo do passado de Grace vem à tona.
    E a temporada de aflições e infortúnios recomeça.
    Após um doloroso episódio, somado a entrada de três criaturas coerentes e sensatas, em suas vidas, a família precisa fazer as pazes com a humildade, cordialidade e verdade.
    Antes do fim, Greenleaf ainda ganha fôlego para nos intrigar, entreter e por que não, enternecer.
    Um desfecho redentor e inevitável, digno de qualquer épico religioso, amarra com chave de ouro (bem ao gosto da família) a interessante saga.
    Sol adoradora Solange
    Sol adoradora Solange

Enviada em 18 de agosto de 2020
    Série bem produzida, porém tendenciosa, usar uma igreja e generalizar é desnecessário, muitas igrejas são omissas a questões políticas e sociais no quesito, ter opinião ou não, na verdade uma família repleta de hipócritas?...me poupe... pra que tanto ódio, afinal todas as religiões tem mau caráter.
    Anna R
    Anna R

Enviada em 15 de agosto de 2020
    Quem quer que tenha escrito essa série, conseguir me tocar profundamente no final... Um verdadeiro retrato da nossa pequenez...
    Anderson De Jesus Silva
    Anderson De Jesus Silva

Enviada em 21 de março de 2021
    Excelente seria mostras os bastidores dos mercadores da fé, claro qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidencia. fico triste que muitos são enganados por verdadeiros estelionatorios da fé alheia.
    Lucas R
    Lucas R

Enviada em 3 de outubro de 2021
    A primeira temporada é ótima, cheia de polêmicas que prendem sua atenção. Mas a partir da segunda temporada começa a perder a graça, eles focam muito na igreja e nas pregações e se torna uma história sem graça.
    Priscila Módolo
    Priscila Módolo

Enviada em 15 de setembro de 2020
    Desde que assinamos NetFlix já assisti algumas séries, filmes, mas sem sombra de dúvida Greenlaf foi a melhor série que assisti!!
    Deedee Souza
    Deedee Souza

Enviada em 24 de janeiro de 2023
    Amo! Pena não ter mais temporadas. Gostei muita da trama, teria conteúdo pra pelo menos mais duas temporadas empolgantes.
    Donátyla Ferreira
    Donátyla Ferreira

Enviada em 24 de novembro de 2020
    Quando você pensa que já está tudo resolvido entre presente e passado, estoura uma bomba e mais um segredo vem a tona!
    Eu amei o desenrolar da história, série perfeita! Sem falar que trata de assuntos polêmicos, eu amei.
    drienne marostegan
    drienne marostegan

Enviada em 11 de dezembro de 2023
    O ruim e que acaba...rs...embora esteja classificada como uma série dramatica , considero ela como uma série da vida real, mostrando temáticas cotidianas, complexas e acaba nos envolvendo do início ao fim.Gostei muito da produção do texto da série
    Leniza C
    Leniza C

Enviada em 29 de novembro de 2018
    Uma série sensacional já assisti inclusive a 3 temporada que saiu a semana passada, Vale muito a pena e sempre nos deixa com gostinho de quero mais! Que venha a quarta temporada!
    André L.
    André L.

Enviada em 28 de julho de 2018
    A série é fantástica, alguns devem não querer ver por ser um drama, porém ao contrário do que dizem é um drama realístico tratando dos mais variados temas que a mídia de uma forma geral não mostra, os temas abordados são difíceis de se retratar na TV até porque são temas que dividem opiniões e eles fazem isso de uma maneira brilhante, impecável e sem ofender ninguém. O elenco é maravilhoso, e você nunca vai se contentar em ver um único episódio por dia! Eu vi as duas primeiras temporadas (em três dias na primeira vez que assisti) e estou aguardando a terceira e rezando pra que tenham mais...
    Neide Teixeira
    Neide Teixeira

Enviada em 5 de maio de 2019
    Adoro ver filmes que falam da vida real.
    Parabéns Opha e toda equipe e grande família GREENLEAF estou aguardando a quarta temporada😍😍😍
    Educação e Respeito cabe em qualquer lugar
    Educação e Respeito cabe em qualquer lugar

Enviada em 20 de novembro de 2019
    A série de fato é fantástica, mas realidade passou muito longe, acredito sim que existam líderes religiosos mal caráter, porém acredito que a série poderia mostrar mais o quanto a fé e, servir em espírito e em verdade, nós traz calma para nossas almas.
    Erica O
    Erica O

Enviada em 1 de agosto de 2019
    A Série traz um assunto interessante e pouco comentado mas que sabemos que existe ...a vida das "famílias" que integram as grandes igrejas espalhadas mundo a fora... as vezes famílias honestas e outras nem tanto.Excelente Série,nos faz questionar muitas coisas.