Stranger Things
    Você assistiu Stranger Things ?

Adriano Silva
    Adriano Silva

Enviada em 25 de fevereiro de 2023
    TEM SPOILERS!

Stranger Things (2ª Temporada)

A segunda temporada de "Stranger Things" continua excelente, mantém praticamente o mesmo nível da primeira, continua com a mesma essência oitentista ao dar continuidade na história que continua mergulhada no drama, na fantasia, no terror, um puro Sci-Fi estilo anos 80 com um ótimo alívio cômico, que nunca pode faltar.

Dessa vez a história se passa em 1984, um ano após os acontecimentos da temporada anterior, onde Will (Noah Schnapp) foi encontrado e resgatado do Mundo Invertido. Porém, ao final do último episódio da primeira temporada observamos Will cuspir dentro da pia do banheiro um tipo de larva, que obviamente seria alguma espécie de criatura do Mundo Invertido que estava alojado dentro dele, ou seja, esse era o gancho para a segunda temporada. E não deu outra, a segunda temporada parte exatamente desse acontecimento com Will, que foi resgatado e volta para sua família, porém, ele continua com uma forte ligação com o Mundo Invertido, algo que está vivendo dentro dele, que o faz sentir todas as reações, algum tipo de possessão maligna que o mantém aprisionado e diretamente ligado com o Mundo Invertido.

O primeiro episódio já inicia de forma curiosa e bastante misteriosa, ao nos apresentar uma gangue fugindo dos policiais e entre eles uma garota com os mesmos poderes telecinéticos da Eleven (Millie Bobby Brown). De fato esse era um ponto que eu fiquei pensando ao final da primeira temporada, que fatalmente eles poderiam incluir na série uma outra pessoa com os mesmo poderes da Eleven, talvez para competir ou rivalizar com ela. O episódio segue agora com mais descontração ao nos levar de volta à Hawkins, onde temos Will, Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) conhecendo uma nova garota recém-chegada na escola. Essa garota é Maxine / Max (Sadie Sink), que junto do seu meio-irmão Billy (Dacre Montgomery), são os novos integrantes que chegaram para esta segunda temporada.
    O episódio ainda serve para nos mostrar como o Will ainda continua preso no Mundo Invertido e sendo constantemente observado pelo governo, algo como um estresse pós-traumático do ocorrido no ano anterior, ainda mais por ele agora se sentir rejeitado e ser tratado com indiferença pelas pessoas, que o chamam de aberração e Zumbi.

Esta segunda temporada nos dá a exata dimensão sobre todo o controle que o governo ainda continua impondo sobre Hawkins, ou seja, monitorando toda a cidade, grampeando todos os telefones, vendo tudo, escutando tudo, definitivamente uma cidade controlada pelos organizações governamentais. A temporada mostra uma parte bem interessante, que é o destino que a Eleven seguiu após os acontecimentos finais da temporada anterior, mostrando que ela ainda procurou o Mike. Achei muito boa a decisão do Jim Hopper (David Harbour) em adotar a Eleven, de alguma forma para tentar protegê-la das ameaças que a rodeava, e também pelo trauma que ele carrega por ter perdido sua filha. Mike e Nancy (Natalia Dyer) ainda estão lidando com as perdas de Eleven e Barb, respectivamente. Portanto temos algumas investigações em relação ao desaparecimento da Barb, até mostrando como seus pais estão lidando com tudo isso.

Dustin encontra seu novo animalzinho de estimação, que obviamente é um criatura originária do Mundo Invertido. Aquela relação que vai se construindo entre o Bob (Sean Astin) e o Will, mostrando como ele também sofreu em sua infância e até dando algumas dicas do que fazer para o Will. Temos aquele clima de romance no ar entre Joyce (Winona Ryder) e Hopper. Assim como os vários flertes entre Nancy e Jonathan (Charlie Heaton), até porque eles partem em uma missão em que ambos se ajudam, dessa forma acaba rolando um pequeno lance entre os dois. Começa uma disputa (bem hilária, eu diria) entre Dustin e Lucas por Max. Billy contraria Steve (Joe Keery). Steve começa uma amizade com Dustin, bem interessante por sinal. No laboratório todos já tomam conhecimento da existência das criaturas do Mundo Invertido, assim todos se ajudam e Eleven percebe que precisa fechar o portal e matar o monstro que está dominando Will, caso queira salvá-lo.

A inclusão na série da Max e seu meio-irmão Billy é positiva e agregou bastante, principalmente pela parte da Max, que chegou e já integrou perfeitamente com o grupo dos garotos. Sobre ela é interessante notar aquela história em que ela conta da sua família, incluindo sua mãe e seu pai adotivo, o que me leva a questionar sobre esse seu possível "irmão". Já sobre o Billy eu também acredito que foi um acerto da série, porém, nessa temporada ainda ficou devendo, ainda não pudemos entender o seu real propósito na série, que não seja apenas ser inteiramente um porra-loca arrumando briga e desafiando tudo e todos que se atravessa em seu caminho. Por outro lado o episódio que mostrou seu pai o enfrentando é bem interessante, o que me deixa ainda mais curioso sobre qual rumo o personagem irá tomar na próxima temporada, isso inclui também a Max.

Já sobre a Eleven temos dois episódios bastante curiosos: o quinto, onde mostra que ela fugiu dos domínios do Hopper e fui em busca da sua mãe, que está em um estado vegetativo. Nesse episódio passamos a entender um pouco mais sobre a história da Eleven e sua mãe. E temos o sétimo, que é justamente um episódio que foge um pouco do contexto da série, ao nos mostrar a Eleven em busca daquela garota que citei no início, a garota que também possui poderes telecinéticos. Nesse episódio descobrimos que a garota se chama Kali (Linnea Berthelsen), uma cobaia do laboratório Hawkins tendo ganhado o número 08 e sendo a irmã mais velha de Eleven. O episódio também serve para nos revelar que o nome verdadeiro da Eleven é Jane, que a Kali possui poderes telecinéticos diferentes da Eleven e até mais forte. Por outro lado também mostra a busca da Eleven (Jane) em achar respostas sobre o seu passado familiar, que obviamente envolve sua mãe, sua nova irmã e até seu pai.
    Porém, devo considerar este sétimo episódio como o mais diferente da temporada, o mais fora de contexto, o mais questionável, sendo até o mais fraco. Toda aquela gangue que acompanha a Kali eu achei bem estranha e bem fora de contexto. Na verdade este episódio é inteiramente focado em um arco da Eleven, em que obviamente nos revela sobre essa trupe e a própria Kali, mas no meu ponto de vista é fora da narrativa, não agrega muita coisa na história que já estava sendo desenrolada antes mesmo desse grupo aparecer. Só espero que este grupo não morra na praia e tenha alguma relevância nas próximas temporadas, porque se for apenas uma mera participação será bem frustrante.

Sobre o elenco:
    Os garotos Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin e Noah Schnapp sempre dão um show, continuam sendo excelentes em cada personagem. Gaten Matarazzo com seu ótimo Dustin, que teve episódios muito bons, principalmente a partir do seu encontro com o "Dart". Caleb McLaughlin trouxe um Lucas ainda mais participativo e hilário, principalmente naquela disputa pra ficar com a Max (e no final foi ele que conseguiu). Noah Schnapp traz um Will muito mais participativo nessa temporada, compondo episódios com uma alta entrega de interpretação, principalmente naquela cena final onde temos uma homenagem ao filme "O Exorcista", com a luta para libertá-lo daquela força monstruosa que o fazia de refém. Finn Wolfhard passa a temporada inteira sendo um Mike que ajuda diretamente seu amigo Will, porém, ele não consegue se desvencilhar das suas lembranças da Eleven.

Millie Bobby Brown mais uma vez excelente como a Eleven que já conhecemos e dessa vez indo até mais longe sendo a jane. Aquela cena que ela retorna para ajudar seus amigos e aparece do nada na frente de todos é muito boa. Nessa cena os olhinhos do Mike brilham de emoção ao rever a sua crush (e aquele beijinho no baile). Sadie Sink foi uma excelente escolha para viver a personagem Max, assim com o próprio Dacre Montgomery, que construiu um Billy com um propósito curioso e bastante questionável. Natalia Dyer (ainda mais linda que a primeira temporada) novamente integra uma Nancy que está lutando e buscando respostas, conseguindo se colocar de vez na série como uma personagem extremamente importante para a trama. Foi interessante acompanhar todo o desenvolvimento daquele triângulo amoroso entre ela, o Jonathan e o Steve. Por falar em Jonathan, Charlie Heaton cresceu muito no personagem e hoje nem é sombra daquele Jonathan que iniciou a primeira temporada, onde era zoado por todos ao seu redor. Assim como o próprio Joe Keery, que também teve um notável crescimento no seu personagem Steve, se destacando como fundamental para o grupo principalmente nos últimos episódios.

Winona Ryder já é a cara da série com sua personagem Joyce, que novamente mantém um altíssimo nível de atuação, sendo decisiva para o resgate e a libertação do seu filho Will. David Harbour novamente dá outro show na pele do destemido e corajoso Jim Hopper, nos mostrando em como ele se aplicava e lutava por uma causa, tanto na parte da Eleven quanto ao ajudar a Joyce. Como já mencionei anteriormente, está começando a nascer um possível romance entre Hopper e Joyce, que eu torcerei fervorosamente para que aconteça na próxima temporada, ainda mais depois da tristeza da Joyce por conta da morte brutal do Bob. Por falar em Bob, Sean Astin desenvolveu um ótimo personagem, sendo amável com a Joyce, brincalhão com o Will e até tentando desenvolver um vínculo afetivo com o Jonathan. Lamentei muito a sua morte, eu realmente queria que ele continuasse na série. Sem esquecer de mencionar a atriz Priah Ferguson, que deu vida a Erica Sinclair, a hilária irmã mais nova do Lucas.

Tecnicamente a série continua impecável!
    Os efeitos especiais continuam excelentes. Uma fotografia prazerosa. Uma direção de arte muito bem ajustada e condizente com os anos 80. Por falar em anos 80, o que não falta na temporada são referências aos anos 80: como a referência ao clássico "O Exterminador do Futuro" e o icônico "Os Caça-Fantasmas", ambos lançados em 1984. Falando do filme "Os Caça-Fantasmas", temos aquela cena em que os garotos se vestem como os personagens do filme na noite de Halloween e discutem entre eles ao som da clássica "Ghostbusters" (Ray Parker Jr.). Por sinal uma cena excelente. No último episódio temos o baile da escola, onde temos as ótimas cenas em que os garotos procuram seus pares para o baile, rolam uns foras, uns desentendimentos e obviamente, uns beijinhos. Tudo isso ao som da clássica "Every Breath You Take" (The Police) e a maravilhosa e inesquecível "Time After Time" (Cyndi Lauper).

O episódio nove termina exatamente com aparição daquela gigante criatura das sombras tomando conta da escola e de toda cidade de Hawkins. O gancho perfeito para a terceira temporada.

A segunda temporada de "Stranger Things" é excelente, e muito por conseguir manter a essência, o ritmo e todo o clima da primeira. Apesar de estar um pouquinho abaixo da primeira temporada justamente por algumas decisões questionáveis do roteiro, mas em nenhum momento isso tira o peso e o brilho da série.
    A série continua sendo maravilhosa e continua como uma das minhas séries preferidas. Pois além da série nos mergulhar em suas histórias com um contexto inserido no drama, na fantasia e no terror, além de nos proporcionar excelentes atuações e um ótimo roteiro, "Stranger Things" vai muito mais além de uma simples série de Sci-Fi ao nos trazer discursões acerca de transtornos mentais, ao nos fazer refletir em como as nossas fraquezas e nossos medos podem se virar contra nós - magnífico! [23/02/2023
    Lucas d.
    Lucas d.

Enviada em 29 de outubro de 2017
    Série excelente de narrativa envolvente e empolgante! Esclarece lacunas deixadas propositalmente na primeira temporada com resultados surpreendentes! Ficou ainda melhor do que a anterior e gera ainda mais expectativa para o terceiro ano!
    Jc V.
    Jc V.

Enviada em 9 de novembro de 2017
    Houve claramente um salto de qualidade nesta temporada em diversos aspectos, o que só serve pra consolidar que o sucesso do seriado veio pra ficar.
    Cenas de ação muito boas e dinâmicas foram incluídas na dose certa, houve um avanço no humor na trama, personagens foram melhor explorados (principalmente o Steve) e, ao invés da temporada anterior, o inimigo da vez "mind flayer" trás uma nova dimensão de perigo, tornando as coisas bem mais tensas e interessantes.
    Apesar dos primeiros episódios serem excessivamente explicativos quando a coisa explode é pra valer, com muito mistério, mortes e terror. O arco do casal Jonathan e Nancy não contribui mto pra narrativa principal, apenas serve pra fazer justiça à Barb. Assim como o arco de Max e seu irmão, totalmente irrelevante no momento, mas q abre novas oportunidades daqui pra frente. E o pobre Mike acaba sendo subdesenvolvido nessa temporada, infelizmente.
    Porém, como destaque surge Will em ótima atuação dando calafrios no público. Eleven ganha contornos mais humanos e passionais, com uma ótima química com Hopper.
    Pra fechar com chave de ouro os aspectos técnicos estão mais apurados, principalmente os efeitos sonoros.
    Keila Z.
    Keila Z.

Enviada em 3 de março de 2017
    Ansiosa pra segunda temporada, não da vontade de parar de ver, tem tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo e no final tudo se encaixa direitinho👍👍👍👍👍😍

Enviada em 24 de novembro de 2017
    Obra prima! 2° Temporada especial e superior a 1° fácil fácil. Roteiro perfeito e seu desenvolvimento é ótimo. elenco é mais uma vez o ponto alto da série, O Dustin é mas cativante e marcante, com uma atuação fantástica e seu carisma é fundamental, pois de cara ele é amado pelo público por sua naturalidade, muito bacana mesmo! Trilha sonora linda e nostálgica, trazendo um ar leve e atraente. Uma série que marca o gênero e que o publico amará para todo o sempre e que 2019 chegue logo com a 3° Temporada.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 8 de janeiro de 2018
    Os irmãos Duffer são responsáveis por uma das mais icônicas e nostálgicas séries criadas pela Netflix, trata-se de STRANGER THINGS, que nesta segunda temporada retorna tão ou mais tensa e inspirada quanto a anterior.

O quarteto de pequenos formado por Mike, Dustin, Lucas e Will compõe não somente um grupo de jovens inspirados, mas um entusiasmado "bando" que demonstra ter recebido ainda mais destaque e liberdade para se desenvolver, algo que resulta em melhores performances dos astros mirins. O elenco adulto soa ainda mais entrosado que nunca, David Harbour e Winona Ryder fazem seus personagens ditarem as regras dramáticas ao longo do roteiro brilhante que toma conta dos 9 episódios da temporada.

As famosas e sempre lembradas homenagens aos anos 80 retornam mais intensas, para os mais atentos, os easter eggs saltam aos olhos, já que surgem em paredes, músicas, comerciais, roupas e diversos outros itens muitos bem casados com o que se vê na telinha.

Não há como mensurar as qualidades desta obra sem insistentemente recomendá-la, visto que há um conjunto soberbo de detalhes que constroem a narrativa e a deixa angustiante e capaz de manter a atenção intacta o longo de seus 9 episódios. Certamente teremos uma terceira temporada maior em diversos aspectos, não só quanto ao perigo representado pelo mundo invertido, mas também pelas habilidades que Eleven tem muito o que descobrir.
    Jackson A L
    Jackson A L

Enviada em 2 de novembro de 2017
    Na segunda a série deu um salto importante, está em crescimento contínuo e ficando ao longo dos episódios mais interessante e intrigante. Repito mais uma vez as grandiosas atuações dos adolescentes que enriquecem a série.
    Daniel N.
    Daniel N.

Enviada em 10 de junho de 2020
    Excelente, com um tom mais sombrio e um monstro efetivamente sinistro... um clima pesado, um Will Byers convincente demais.
    Phellype Morissette
    Phellype Morissette

Enviada em 18 de dezembro de 2017
    O que falar dessa série, que está conquistando à todos, pelo ao redor do Mundo? Simplesmente Fascinante! A cada temporada vem numa ascendente maior, sempre com aquele "quero mais" , é uma produção brilhante, por ser originalmente da Netflix, transcende obras de grandes produtoras expedientes e convictas, eu acho umas das melhores séries no quesito: trilha sonora, como pode, voltar no tempo e ao mesmo falar de algo tão "sobrenatural" dos dias de hj! E essa crianças protagonista? Fabuloso, não tem como você, não se encantar por algum desse Adolescentes , tão destemidos e guerreiros, espero que venha uma temática ainda melhor, para próxima temporada.
    João Pedro F.
    João Pedro F.

Enviada em 27 de outubro de 2017
    O Meus Deus que série linda de se assistir, é perfeita essa temporada está muito "quente" e assustador! só coisas estranhas.
    ktchau
    ktchau

Enviada em 17 de novembro de 2017
    Stranger Things 2 chegou dando voadora, eu adoro muito a série, e dificilmente tenho criticas negativas pra essa série, novamente a trilha sonora é perfeita, o roteiro é empolgante, os personagens são demais isso tudo com uma fotografia ótima. Sempre vejo a intro com um sorriso na cara não sei porque, e a cada episódio eu me prendo mais a esse universo que os Irmãos Duffer fizeram, mal posso esperar para a terceira temporada.
    Angela S.
    Angela S.

Enviada em 27 de outubro de 2017
    Que série incrível! Maravilhosa! Voltou com tudo e conseguiu se superar! A Netflix acertou demais em tudo o que se relaciona ao tema.
    Geraldo  P.
    Geraldo P.

Enviada em 6 de janeiro de 2018
    Apesar de ainda preferir a primeira temporada, gostei muito da segunda também. Os personagens da primeira continuam ótimos e os novos personagens que surgiram nessa complementaram bem a trama. Agora é aguardar a terceira temporada.
    Rafa R
    Rafa R

Enviada em 6 de novembro de 2017
    Ótima em quase todos os sentidos, assim como a primeira, porém achei ela mais ''enrolada' e sem muita ação no inicio, sem contar que vendo pela capa/trailer/sinopse parece que vai ser uma coisa, mas na real é outra bem diferente, ja que spoiler: o mostro que mostra na capa praticamente não entra em ação real, e só fica em sub-ação, comandando apenas uns ''cachorrinhos'','..
    , porém ainda espero que na próxima temporada isso seja diferente, e ele entre em ação real.
    Matheus H.
    Matheus H.

Enviada em 28 de outubro de 2017
    A segunda temporada começa num ritmo perfeito,jantando peças que ficaram soltas na última,todavia as vezes parece que eles querem introduzir muita comédia,mas é so impressão ,pois o enredo vai ficando mais sombrio e legal ,recomendo a todos que gostarão da 1 temporada,e se vc ainda não viu a 1 ,ta esperando o que ?