Estado civil

Nacionalidade
Peruana
Nascimento 20 de maio de 1957 (Santo André, São Paulo, Brasil)
Idade
67 anos

Biografia

- Começou sua carreira artística no teatro em 1972, aos 14 anos, logo após assistir a uma montagem de "A Moreninha" com Marília Pêra no Teatro Anchieta (SP). Sua 1 ª peça foi "Dom Chicote Mula Manca e Seu Fiel Companheiro Zé Chupança" substituindo a atriz Débora Duarte. Sua maior referência como atriz era Regina Duarte.

- Matricula-se no curso de Arte Dramática de Eugênio Kusnet.

- Muda-se para o Rio de Janeiro em 1974 onde se apresenta na peça "Godspell" e no ano seguinte em "Rock Horror Show"; adaptações de musicais americanos.

- Em 1975 é reprovada no teste para trabalhar na TV Globo, por Walter Avancini, retornando no ano seguinte, já consagrada na peça "Transe no Dezoito", para fazer o papel principal em "Escrava Isaura", sua estréia em novelas, até hoje a telenovela mais vista em todo mundo, já que foi exibida em mais de 120 países. A novela mudou hábitos de vários países como na Rússia que chegou a incorporar em seu vocabulário a palavra fazenda. Também é a novela mais reprisada no Brasil com cinco exibições. Ganhou o Troféu Imprensa 1976 de atriz revelação.

- Lucélia protagonizou muitas novelas que hoje são clássicos da teledramaturgia brasileira como: Locomotivas (1977), Feijão Maravilha (1979), Água Viva (1980) Ciranda de Pedra (1981), Guerra dos Sexos (1983), Vereda Tropical (1984) e Sinhá Moça (1986, a segunda novela mais vendida para o exterior pela TV Globo, exibida em 90 países).

- No cinema virou musa e amiga do escritor Nelson Rodrigues, que a considerava perfeita para seus personagens com carinha de anjo e mentes devassas, chegou a fazer três filmes consecutivos (Álbum de Família, Bonitinha, Mas Ordinária e Engraçadinha) e a minissérie "Meu Destino é Pecar" para a TV Globo em 1984, todos baseados na obra de Nelson. Ganhou o Kikito de Melhor Atriz em 1982 no Festival de Cinema de Gramado por sua perfeita atuação como Luz Del Fuego.

- Nos Filmes Um Brasileiro Chamado Rosaflor e Já Não Se Faz Amor Como Antigamente, Lucélia fez pontas e não tinha nome de personagem.

- Bonitinha, Mas Ordinária superou o recorde de público, até então com A Dama do Lotação, e considerado imbatível. A mídia da época assinalava que Vera Fischer e Lucélia batiam Sônia Braga por 2 x 1.

- Lucélia Santos fez papel triplo em Fonte da Saudade e o filme ganhou os prêmios de Melhor Diretor (Marco Altberg) em 1986 no FestRio e Melhor Música (Tom Jobim) no Festival de Gramado de 1987.

- Em 1985 ganhou na China o mais importante prêmio de sua carreira: o "Troféu Águia de Ouro" como Atriz do Ano; concedido pela primeira vez a uma atriz ocidental por sua atuação em "Escrava Isaura". Eleita através de uma revista chinesa com mais de 800 milhões de votos da população.

- Casa-se com o maestro John Neschiling com quem tem seu único filho, Pedro Henrique.

- O Ponto de Mutação - China Hoje (1996) é uma série de 5 documentários para TV sobre este imenso país ainda pouco conhecido no Ocidente, além do Tibet, Hong Kong, e Macau.

- Timor Lorosae- O Massacre Que o Mundo Não Viu marca sua estréia como diretora de cinema e confirma sua posição de apresentar assuntos pouco abordados, divulgando uma causa que vem defendendo há anos.

*colaborou nessa ficha Aladim Miguel (Arquivo Lucélia Santos).

Primeiras aparições nas telas

Pôster de Paranóia
Paranóia
7 de junho de 1976
Pôster de O Ibraim do Subúrbio
O Ibraim do Subúrbio
Data de lançamento desconhecida
imagem de Escrava Isaura
Escrava Isaura
11 de outubro de 1976
Pôster de Um Brasileiro Chamado Rosaflor
Um Brasileiro Chamado Rosaflor
23 de dezembro de 1977

Carreira em destaque

44
Tempos de carreira
0
Premiação
24
filmes
13
Series
0
Indicação
0
Filme

Gêneros favorito

Drama : 70 %
Romance : 11 %
Comédia : 11 %
Biopic : 7 %

No AdoroCinema:

0
Vídeo
18
Imagens
0
Notícias

Trabalhou bastante com