Minha conta
    Baixo Gávea
    Baixo Gávea
    1986 | 1h 50min | Drama
    Direção: Haroldo Marinho Barbosa
    |
    Roteiro Haroldo Marinho Barbosa
    Elenco: José Wilker, Louise Cardoso, Lucélia Santos
    Usuários
    3,0 1 nota
    Avaliar :
    0.5
    1
    1.5
    2
    2.5
    3
    3.5
    4
    4.5
    5
    Vou ver

    Sinopse

    Ana (Louise Cardoso) e Clara (Lucélia Santos) moram juntas e tentam montar uma peça sobre o poeta português Fernando Pessoa. Elas definem que Clara será a diretora e Ana a protagonista, interpretando o poeta Mário de Sá Carneiro. Em meio aos trabalhos decorrentes da montagem da peça Clara busca o homem perfeito para si, sem perceber a paixão secreta que Ana nutre por ela.

    Elenco

    Louise Cardoso
    Personagem : Ana
    Lucélia Santos
    Personagem : Clara

    Fotos

    Curiosidade das filmagens

    Prêmios

    FESTIVAL DE BRASÍLIAGanhouMelhor Ator - Carlos GregórioMelhor Atriz - Louise Cardoso

    Detalhes técnicos

    Nacionalidade Brasil
    Distribuidor -
    Ano de produção 1986
    Tipo de filme longa-metragem
    Curiosidades 1 curiosidade
    Orçamento -
    Idiomas Português
    Formato de produção -
    Cor Colorido
    Formato de áudio -
    Formato de projeção -
    Número Visa -

    Se você gosta desse filme, talvez você também goste de...

    Mais filmes : Melhores filmes do ano 1986, Melhores filmes Drama, Melhores filmes de Drama de 1986.

    Comentários

    • Andries Viljoen
      Baixo Gávea é um bom filme nacional. Realizado pelo cineasta Haroldo Marinho Barbosa, que também assina o roteiro, o filme procura retratar a solidão e as angústias dos jovens urbanos dos anos 80 e suas buscas desesperadas por amor.Muitas das cenas se passam num teatro, quando da montagem de uma peça sobre o poeta português Fernando Pessoa.O roteiro é muito bem estruturado e a direção de Haroldo Marinho Barbosa é consistentemente boa. No elenco, os maiores destaques ficam por conta das atuações de Louise Cardoso e Lucélia Santos. José Wilker também faz um bom trabalho...Muito bom os filmes nacionais com Lucélia Santos e entre outros atores.
    • Andries Viljoen
      Assista este filme e se encantei perpetuamente por todos os seus aspectos dramáticos, românticos e metalinguísticos: Lucélia Santos está absolutamente soberba como a diretora teatral e Louise Cardoso está ainda mais genial como sua admiradora platônica. As cenas que mostram os ensaios e a encenação propriamente dita da peça sobre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro são duplamente geniais. Alguns bons e sensíveis momentos na história, agora o melhor são as atuações de Lucélia Santos e Louise Cardoso.Uma grande surpresa quem assistir este filme. Todos os filmes que tem Lucélia Santos, sempre te faz feliz, pode-se dizer. Louise Cardoso, ótima surpresa. Poucas vezes vi um elenco tão entrosado. Quem dirigiu, Haroldo Marinho Barbosa, outra surpresa. Foi nesse filme que realmente tomei conhecimento de Fernando Pessoa... é um filme que você pode ver pelo menos uma vez por ano - lava a alma. Tantas historias que vão passando, ligando-se, incrível.A trilha sonora é muito boa, a direção é firme e despojada, além de bem-humorada (vide a participação de José Wilker) e o desfecho do filme é de uma beleza tristemente realista acachapante. Fiz questão de transcrever diversos diálogos do filme e enviá-los para os meus melhores amigos.Que as boas performances das atrizes Lucélia Santos e Louise Cardoso nunca sejam desperdiçadas em um filme mediano. Elas estão à vontade como as respectivas diretora e atriz de um espetáculo teatral às vésperas da estreia e em meio aos ensaios. É até interessante acompanhar um pouco da história de Fernando Pessoa nos ensaios, agora a questão é que o filme não se decide se é sobre a peça em si, ou se é sobre a rotina dos envolvidos nos momentos de folga, fica tudo no meio termo.É estilo Bar Esperança e conta a história de jovem solteira liberada que frequenta barzinhos. Tem aqueles personagens típicos de filmes de bar e um pouco de nudez. Dá pra passar o tempo, agora seria mais legal se fosse filme de comédia.A eterna busca (frustrada) pelo amorA sufocante angústia fervilhando em seu ardorOs breves lampejos de esperança pisoteados pelo desamorTudo deixando a tediosa senda da vida pálida, incolorUm filme bem psicológico, agora mesmo quem não perceba essa psicologia implícita nas relações entre os personagens, se diverte com o interessante cotidiano das personagens. Se você gosta de cinema brasileiro, recomendadíssimo!Uma grata surpresa, um belo exemplar de nosso subestimado e encantatório cinema brasileiro!
    • Dimitri L.
      Interessante por falar sobre a obra de Fernando Pessoa e abordar temas pouco usuais
    Back to Top