Minha conta
    Atriz de uma das maiores séries do momento rebate críticas ao seu corpo após sofrer gordofobia

    Melanie Lynskey estrela Yellowjackets ao lado de Christina Ricci, Juliette Lewis e Tawny Cypress.

    Vivemos numa época magistral para as séries de TV, que continuam nos surpreendendo com premissas cada vez mais interessantes e projetos de qualidade. Recentemente, podemos ver várias produções investindo em histórias contadas a partir do ponto de vista feminino — desde o espetáculo de WandaVision, passando pela juventude de Euphoria, até a aclamada Fleabag. Uma das produções do momento é Yellowjackets, disponível no Paramount+, que está fazendo grande barulho na crítica. Mas ainda precisamos melhorar muito sobre a forma como tratamos as mulheres e seus corpos...

    Qual é a história de Yellowjackets?

    Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, a série é contada em duas épocas diferentes. Em 1996, um time de futebol feminino do ensino médio da escola está prestes a viajar para um grande jogo do campeonato. Porém, o grupo sofre um acidente enquanto pairava pelo Canadá e o avião cai. Os sobreviventes ficaram presos numa floresta local durante 19 meses, até finalmente serem encontrados. Mas suas vidas nunca mais serão as mesmas na busca por sobrevivência. 

    Paralelamente, a série também acompanha a vida de quatro dessas jovens, 25 anos depois, nos dias atuais, quando percebem que os segredos deixados na floresta voltaram para assombrá-las. São elas Shauna (Melanie Lynskey), Natalie (Juliette Lewis), Misty (Christina Ricci) e Taissa (Tawny Cypress). O elenco ainda traz Ella Purnell como Jackie, a capitã do time das Yellowjackets, cujo futuro segue sendo um mistério. O projeto foi criado por Ashley Lyle e Bart Nickerson — que trabalharam juntos em The Originals e Narcos.

    Atriz sofreu gordofobia no set de Yellowjackets

    Enquanto a série foi aclamada pela imprensa (sendo indicada ao Critics Choice Awards) e já garantiu uma segunda temporada; a situação no set de filmagens (e na repercussão da obra) não foi tão fácil para uma das atrizes. Melanie Lynskey, também conhecida por outros sucessos como Two and a Half Men e Não Olhe Para Cima, revelou ter sofrido gordofobia desde o lançamento da atração, algo que também aconteceu durante as gravações. 

    Em entrevista ao portal Rolling Stones, ela contou como um membro da equipe de Yellowjackets lhe disse "O que você pretende fazer? Tenho certeza que os produtores iam financiar um personal trainer. Eles iam adorar te ajudar com isso." Suas coprotagonistas Christina Ricci, Juliette Lewis e Tawny Cypress vieram defendê-la, com Lewis até escrevendo uma carta para os produtores do show. Em contrapartida, Lynskey teve uma iniciativa consciente de não permitir piadas sobre seu peso na trama. "Acho importante que Shauna se sinta confortável e sexual, pois quero que as mulheres possam se ver no show, perceber como ninguém está definindo-a como a gorda. Essa representação é importante."

    Na última semana, Melanie usou seu twitter para responder uma mensagem (já deletada) da autora Ashley C. Ford falando sobre aquelas pessoas que se dizem preocupadas com a saúde da mulher, quando falam de seu peso. "Essa é a história da minha vida desde a estreia de Yellowjackets. Os mais irritantes são aqueles que afirmam ser uma questão de saúde. Cara, você não me viu na academia. Não me viu correndo no parque com meu filho. Ser magra não é sempre igual a ter saúde."

    Yellowjackets está disponível no Paramount+.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top