Minha conta
    Ratched: Confira todos os easter-eggs da série da Netflix

    Criada por Ryan Murphy, a série encontrou algumas maneiras de homenagear Um Estranho no Ninho, filme no qual é baseada.

    Concebida por Ryan Murphy e recentemente exibida pela Netflix, a série Ratched, que foca na história da enfermeira Mildred, uma das personagens do clássico filme Um Estranho no Ninho, vem atraindo diversos olhares e dividindo opiniões entre o público. Dentre as várias estratégias utilizadas pelo diretor para homenagear os clássicos, estão os famosos easter-eggs.

    Diálogos, detalhes de cenografia, momentos na história e até mesmo personagens escondidos foram pano de fundo para que Murphy falasse a respeito do material de origem e também de todo o contexto que o circulava nas décadas de 40 a 70 em Hollywood (que também virou série de Ryan). Por isso, separamos alguns dos easter-eggs mais interessantes de Ratched para os que adoram caçar uma inserção escondida!

    HOMENAGENS A FILMES CLÁSSICOS

    Sempre atento a falar a respeito de outros filmes clássicos que tenham sido importantes para Um Estranho no Ninho, Ryan Murphy fez questão de inserir pequenos detalhes na cenografia como, por exemplo, a cortina verde que foi um ponto importante na Direção de Arte de Um Corpo que Cai, dirigido por Alfred Hitchcock

    "Existem várias referências escondidas a Hitchcock na série. Uma delas é a cortina do quarto do motel da enfermeira Mildred. Eles são verdes fluorescentes, e isso foi algo que eu vi em Um Corpo Cai quando Kim Novak está no apartamento de sua personagem e as cortinas são verdes por causa da luz neon do lado de fora. Era um tom incrível e dava uma aparência peculiar ao quarto. Ryan adorou, então recebemos toneladas de amostras verdes e passamos por todo um processo de teste para amarrá-las e iluminá-las por trás para ver qual brilhava mais como o verde do filme", falou Judy Becker, designer de produção.

    INSTITUIÇÕES DE SAÚDE MENTAL

    Uma questão que está mais presente no roteiro em si do que na estética é a tratativa da série em relação às instituições de saúde mental. A ala psiquiátrica da série, em especial, foi feita de maneira que parecesse um antigo hotel que foi transformado em hospital por força das circunstâncias. 

    Segundo diretor e cenógrafos, a intenção era fazer com que o público percebesse o quanto a saúde mental era tão pouco priorizada na época que a ala foi montada de qualquer maneira, especialmente levando em consideração que a série pega as passagens do livro original, da década de 60, que mais falam a respeito de como esta era uma temática levada pouco a sério.

    COINCIDÊNCIAS GEOGRÁFICAS

    Claro, o título de "coincidência" não é bem justo ao que ele representa, já que quase todas as localidades foram pensadas para serem onde são. O hospital foi inspirado no hotel Arrowhead Springs Hotel em San Bernardino, Califórnia, enquanto os cômodos foram uma homenagem da arte ao próprio Ryan Murphy: o nome de cabines eram localidades de Provincetown, onde o diretor passou boa parte de sua vida.

    Uma outra homenagem implícita era a luxuosa e peculiar casa onde morava a personagem de Sharon Stone: na vida real, esta era a casa do cineasta e estilista Tony Duquette, famoso na "era de ouro" de Hollywood. O mais interessante é que, mesmo sem saberem, os produtores fizeram um ato bonito para Sharon, que era vizinha e amiga de Duquette: "Eu estava lá no primeiro dia de filmagem quando Sharon entrou no set e foi simplesmente mágico. Ela se encaixava tão bem naquele ambiente. Do jeito que foi originalmente planejado, era um tipo diferente de casa chique", disse Becker.

    A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

    Para realizar a prisão subterrânea do Hospital Estadual Lucia, a produção filmado em uma locação em Los Angeles em uma fábrica de chocolate extinta. Em vez de fazer uma prisão cenográfica do zero, a equipe de arte achou uma fábrica de chocolates abandonada em Los Angeles, que costumava ser usada há muitas décadas, servindo a arquitetura perfeita para a prisão. 

    Suas paredes marrons, remetendo a chocolate, acabam remetendo também a um ambiente desolador e também claustrofóbico: "No terceiro andar do prédio onde ficava a fábrica de chocolate, havia um antigo consultório médico”, explica Becker. “Esse médico havia praticado hidroterapia”, uma terapia médica alternativa usada como tortura em Ratched , “então fomos lá e ainda havia cabines com as banheiras. Foi muito assustador - e como é bizarro estar no mesmo prédio em que estávamos filmando.", comentou Becker.

    O ILUMINADO

    Dentre as várias referências a diretores e filmes do século anterior, o próprio fato do hospital em si ser um hotel com ares macabros remete a uma outra famosa obra de Stanley Kubrick: O Iluminado, que tem como um dos personagens principais o próprio Overlook Hotel. Os quartos, os corredores sombrios e os cômodos são relativamente parecidos com os escolhidos por Kubrick. 

    No entanto, segundo Becker, Los Angeles e Califórnia foram as maiores fontes de inspiração para as localidades de Ratched: "Tive a ideia de que este hospital não era um asilo sombrio e deprimente, mas algo único com um pouco de glamour; os pacientes pareceriam quase hóspedes de hotel". Depois de visitar o Arrowhead Springs Hotel em San Bernardino, um antigo resort imponente construído por Paul Williams e decorado por Dorothy Draper, Becker descobriu que não podia usá-lo, então construiu o maior set de sua vida, inspirada na decoração de Draper.

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Pela web
    Comentários
    Back to Top